Justiça de São Paulo proíbe organização feminista de usar ‘católicas’ no nome

Enviado por / FontePor Clara Assunção, da RBA

A organização não-governamental Católicas pelo Direito de Decidir foi proibida pela Justiça de São Paulo de usar a palavra “católicas” no nome. A 2ª Câmara do Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo julgou que atuação da ONG que, desde 1993, atua pelos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, entre eles ao aborto legal, é “incompatível com os valores adotados pela Igreja Católica”.

Em seu voto, o relator do caso, o desembargador José Carlos Ferreira Alves, declarou que “ao defender o direito de decidir pelo aborto, que a Igreja condena clara e severamente, há nítido desvirtuamento e incompatibilidade do nome utilizado (….). O que viola frontalmente a moral e os bons costumes. Além de ferir de morte o bem e os interesses públicos.”

A sentença atendeu a um pedido feito pela Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura, que também é católica. De acordo com o portal jurídico Migalhas, o grupo apontava que o uso do nome “católicas” seria “ilícito e abusivo”, constituindo “uma verdadeira fraude”.

Perseguição
Em nota, a organização disse ter tomado conhecimento da decisão “por meio da imprensa”. E que “tomará as medidas cabíveis após o recebimento da determinação judicial”. “A Católicas pelo Direito de Decidir – Brasil reitera seu compromisso com a Democracia e os Direitos Humanos, em especial com os direitos sexuais e reprodutivos das meninas e mulheres, tão ameaçados na atual conjuntura política brasileira”, afirma, em comunicado.

O desembargador disse em seu voto que, a proibição não tira o direito da organização de manifestar livremente o pensamento. “Mas não com o nome da igreja”, ressaltou. Pelo Twitter, a antropóloga Debora Diniz, que há 25 anos pesquisa sobre o aborto no Brasil, avaliou que o parecer da Justiça é uma mais uma forma de “perseguição de um Estado Fanático”.

Há dois meses, extremistas religiosos tentaram impedir que uma criança de 10 anos, vítima de estupro no Espírito Santo, realizasse o aborto conforme previsto em lei. Na semana passada, o governo de Jair Bolsonaro se uniu a países ditatoriais em nome de “jamais haver o direito ao aborto”. Entre eles, Arábia Saudita e Paquistão, que se destacam negativamente no mundo por conduzir políticas contrárias aos direitos básicos das mulheres.

Sem a interrupção segura e legal, mulheres recorrem a práticas inseguras e clandestinas que muitas vezes as levam à morte. Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que, entre 2006 e 2015, ao menos 770 óbitos maternos foram registrados em decorrência do aborto. Mulheres e meninas negras e indígenas são as principais vítimas.

Fonte: Clara Assunção, da RBA

+ sobre o tema

Feministas indicam desafios para avanço das políticas para as mulheres

Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas...

Graciliana Selestino Wakanã: ‘O que a gente quer é viver bem’

Graciliana Selestino Wakanã, do povo Xucuru Kariri, fala sobre...

Vozes femininas disputam espaço na Rio+20

"Se alguém acha que somos invisíveis, está na hora...

Agressor de mulher terá que pagar gastos do INSS

Medida começará por Espírito Santo e Brasília, mas deve...

para lembrar

Após polêmica em Brasília, Letícia Sabatella participa de ‘deitaço’ no asfalto

Depois de noitada com amigos, atriz deitou no asfalto...

Pergunte a um masculinista

No mundo atual, são poucas as pessoas que desconhecem...

10 artistas feministas que devemos celebrar

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie se preocupa com...
spot_imgspot_img

Fernanda Melchionna lança seu primeiro livro em Cachoeirinha neste domingo; “Tudo isso é feminismo?”

“Tudo isso é feminismo?” – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres” marca a estreia de Fernanda Melchionna, no universo do livro. A bibliotecária...

Angela Davis completa 80 anos como ícone marxista e antirracista

A obra de Angela Davis, 80, uma das mais importantes intelectuais do campo do pensamento crítico, se populariza a passos largos no Brasil, país...

Morre Nalu Faria, símbolo da luta feminista no Brasil

Faleceu nesta sexta-feira (6) a militante feminista Nalu Faria, uma das mais importantes figuras da militância nacional, coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres e integrantes...
-+=