Kiebe-kiebe – Danças e tradições congolesas chegam a Havana

A assessora cultural da presidência da República do Congo, Lydie Pongault, destacou quarta-feira, em Havana, a necessidade de se resgatar as tradições originárias africanas face a crescente imposição ocidental, noticiou à Prensa Latina.

Um dos expoentes mais distintivos dessas práticas ancestrais no Congo é a dança ritual kiebe-kiebe, símbolo da união entre a natureza e o homem, disse a diplomata em conferência de imprensa concedida por ocasião da sua visita a ilha caribenha.

Compartilhar esse tipo de informações com outros povos constitui um novo desafio na protecção do património, por esse representar uma importância capital na transmissão de tais conhecimentos, acrescentou.

O kiebe-kiebe, dança-se em grande parte do Congo, mas possui posições difíceis e lentas, misturando o sagrado e o profano, seus códigos são exigentes e mostram um universo pouco aberto, descreveu a assessora cultural.

Afirmou que Cuba partilha com África, uma herança cultural muito forte, não só como manifestação de flocore, como também na vida quotidiana da sua gente.

Pongault, projecta junto do ministério da Cultura do seu país uma próxima exibição com instrumentos, vestuários e figurinhas de cerâmica em posições típicas de kiebe-kiebe, a mesma amostra que esteve no Museu de Cuena no Congo durante o mês de Outubro de 2012.

 

 

Fonte: Portal Angop

+ sobre o tema

Naufrágio de barco nigeriano com 166 a bordo mata ao menos 45

Pelo menos 45 pessoas morreram quando um barco...

Jay-Z pagou fianças de detidos em protestos contra o racismo nos EUA

A escritora Dream Hampton, que escreveu a biografia do...

Há 50 anos, John Coltrane gravava ‘A love supreme’

Luiz Orlando Carneiro Há 50 anos (9/12/1964), o saxofonista John...

para lembrar

Lewis Hamilton é hexacampeão da Fórmula 1

Piloto britânico ficou em segundo no GP dos EUA...

Piauí terá uma das maiores comunidades quilombolas do País

A Superintendência Regional do Incra no Piauí iniciou...

As mulheres negras na construção de uma nova utopia – Angela Davis

1. A INVISIBILIDADE DA MULHER NEGRA Em primeiro lugar gostaria...
spot_imgspot_img

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...

Segundo documentário sobre Luiz Melodia disseca com precisão o coração indomado, rebelde e livre do artista

Resenha de documentário musical da 16ª edição do festival In-Edit Brasil Título: Luiz Melodia – No coração do Brasil Direção: Alessandra Dorgan Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo e Joaquim Castro (com colaboração de Raul Perez) a partir...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...
-+=