Kiebe-kiebe – Danças e tradições congolesas chegam a Havana

A assessora cultural da presidência da República do Congo, Lydie Pongault, destacou quarta-feira, em Havana, a necessidade de se resgatar as tradições originárias africanas face a crescente imposição ocidental, noticiou à Prensa Latina.

Um dos expoentes mais distintivos dessas práticas ancestrais no Congo é a dança ritual kiebe-kiebe, símbolo da união entre a natureza e o homem, disse a diplomata em conferência de imprensa concedida por ocasião da sua visita a ilha caribenha.

Compartilhar esse tipo de informações com outros povos constitui um novo desafio na protecção do património, por esse representar uma importância capital na transmissão de tais conhecimentos, acrescentou.

O kiebe-kiebe, dança-se em grande parte do Congo, mas possui posições difíceis e lentas, misturando o sagrado e o profano, seus códigos são exigentes e mostram um universo pouco aberto, descreveu a assessora cultural.

Afirmou que Cuba partilha com África, uma herança cultural muito forte, não só como manifestação de flocore, como também na vida quotidiana da sua gente.

Pongault, projecta junto do ministério da Cultura do seu país uma próxima exibição com instrumentos, vestuários e figurinhas de cerâmica em posições típicas de kiebe-kiebe, a mesma amostra que esteve no Museu de Cuena no Congo durante o mês de Outubro de 2012.

 

 

Fonte: Portal Angop

+ sobre o tema

Niterói recebe encontro cultural sul-americano em novembro

    Dos dias 4 a 26 de novembro, Niterói poderá...

Daria um filme: as melhores histórias contadas no Rap

O menino do morro virou deus. O poderoso chefão,...

Abolicionista negro será reconhecido pela OAB

Luiz Gonzaga Pinto da Gama, abolicionista negro que libertou...

para lembrar

Etiópia: a eterna marcha da humanidade

Desde Lucy, homo sapiens caminha da África ao mundo. Agora, é...

Conheça Yannick Hara, também conhecido como Afro Samurai

Nascido e criado no centro de São Paulo, Yannick...

Ilê Aiyê une Pernambuco e Bahia na Semana Pré do Recife

Principal grupo afro da Bahia se apresentará pelas ruas...

Melhor B-girl do mundo faz uma apresentação

Melhor B-girl do mundo, de 6 anos de...
spot_imgspot_img

NÓS: O Poder das Mulheres na Construção da História

No dia 22 de agosto de 2024, o Sesc Interlagos abriu as portas para a exposição NÓS – Arte & Ciência por Mulheres, uma...

Nota de pesar: Hildézia Alves de Medeiros

Faleceu hoje Hildézia Alves de Medeiros, mulher, professora negra e nordestina, que foi uma figura icônica nas décadas de 1970 e 1980 no movimento...

Exposições unem artistas de diferentes gerações para resgatar contribuição negra na arte

"Livros sempre mostraram que a nossa história começava a partir da escravização", afirma a curadora Jamile Coelho que ressalta a importância de museus e...
-+=