Kiebe-kiebe – Danças e tradições congolesas chegam a Havana

A assessora cultural da presidência da República do Congo, Lydie Pongault, destacou quarta-feira, em Havana, a necessidade de se resgatar as tradições originárias africanas face a crescente imposição ocidental, noticiou à Prensa Latina.

Um dos expoentes mais distintivos dessas práticas ancestrais no Congo é a dança ritual kiebe-kiebe, símbolo da união entre a natureza e o homem, disse a diplomata em conferência de imprensa concedida por ocasião da sua visita a ilha caribenha.

Compartilhar esse tipo de informações com outros povos constitui um novo desafio na protecção do património, por esse representar uma importância capital na transmissão de tais conhecimentos, acrescentou.

O kiebe-kiebe, dança-se em grande parte do Congo, mas possui posições difíceis e lentas, misturando o sagrado e o profano, seus códigos são exigentes e mostram um universo pouco aberto, descreveu a assessora cultural.

Afirmou que Cuba partilha com África, uma herança cultural muito forte, não só como manifestação de flocore, como também na vida quotidiana da sua gente.

Pongault, projecta junto do ministério da Cultura do seu país uma próxima exibição com instrumentos, vestuários e figurinhas de cerâmica em posições típicas de kiebe-kiebe, a mesma amostra que esteve no Museu de Cuena no Congo durante o mês de Outubro de 2012.

 

 

Fonte: Portal Angop

+ sobre o tema

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

Ilú Obá De Min convida para 6ª edição do Heranças Africanas

    Olá amigos e amigas do Ilú Obá De Min,...

Willow Smith tenta emplacar mais um hit com o single 21st Century Girl

Willow Smith tenta emplacar mais um hit. Depois do...

para lembrar

O documentário ‘Anderson Silva: Como Água’ será lançado no Brasil em 2012 – Trailer

O documentário "Anderson Silva: Como Água" será lançado no...

Thierry Henry pode retornar ao Arsenal por 2 meses

O treinador do Arsenal, o francês Arsene Wenger, confirmou...

Arquétipos e caricaturas do negro no cinema brasileiro

Um dos questionamentos mais frequentes feitos ao cinema brasileiro...
spot_imgspot_img

Manifest: recriando a memória da Europa sobre o tráfico de pessoas escravizadas

Pessoas escravizadas. Pessoas. Antes de serem comercializadas e transportadas do continente africano pelo oceano Atlântico para as Américas e para a Europa, tendo Portugal,...

Pioneiro, Nelson Triunfo enfrentou ditadura para dançar break na rua

Pioneiro do break no Brasil, o artista Nelson Triunfo conta que foi preso muitas vezes por dançar na rua. “Eu ia preso direto. Tinha um delegado...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...
-+=