Lançamento de HQ reforça registro da tradição africana

Por Lorena Morais

Em um bate-papo descontraído durante o seminário “Mitologia e Cultura Africana através da História em Quadrinhos (HQ)”, que aconteceu neste sábado (3) em Cachoeira e lançou a HQ “A disputa pela criação”, os autores Tangre Paranhos – jornalista e mestre em Direito – e Franco Santos – ilustrador e diretor de arte – relataram o processo de criação da revista e chamaram atenção para a importância desse registro da cultura africana.

Da direita para a esquerda: Os autores Franco e Tangre convidaram o antropólogo Renato da Silveira para dialogar sobre mitologia africana.
Foto: Lorena Morais
O seminário e lançamento da revista aconteceram no Ponto de Cultural Muleki é Tu e contou com a presença dos autores e do antropólogo Renato da Silveira, que falou da mitologia africana a partir da tradição oral. Para ele, esse tipo de registro é importante para a banalização da tradição africana, que ainda é muito discriminada. “É uma coisa comum, uma religião como qualquer outra. Uma obra como essa vem ajudar nesse ponto, é preciso que a cultura africana passe a ser considerada uma coisa legítima, normal e não excepcional”.

A revista é fruto do trabalho de conclusão do curso de jornalismo de Paranhos, que convidou seu amigo Santos para criar a parte gráfica e de ilustração da revista. Segundo Paranhos, o interesse em popularizar esse universo foi o maior motivo da criação da revista. “Essa idéia surgiu da percepção de que existiam vários mitos registrados nos suportes dos quadrinhos e uma lacuna em relação à mitologia africana nesse meio de comunicação que é a história em quadrinhos”. E completa, “Além de valorizar a cultura africana, visamos fomentar de novos leitores, escritores e pesquisadores no interior da Bahia”.

A Disputa pela Criação é uma lenda Iorubá, que conta a história da criação da Terra. Na história, Olodumaré, o deus supremo, entediado com a monotonia do mundo coberto por água, chamou Oxalá para realizar a criação da terra. A partir daí uma história cheia de intrigas e mistérios se desenrola, tendo como pano de fundo a mitologia.

Lançamento e distruibuição no Recôncavo

a disputa pela criacao 1A lenda é uma história Iorubá que conta a criação da

Terra. Foto: Lorena Morais

Cachoeira foi à primeira cidade escolhida para este lançamento, que vai passar por mais três localidades do Recôncavo. “A escolha da região foi devido a essa comunidade de matriz africana que existe aqui’, afirma Paranhos.

Os seminários são abertos ao público e os interessados devem se inscrever gratuitamente nos locais do evento, com tem direito a certificado e exemplar da revista. A próxima plenária será no distrito de São Francisco do Paraguaçu, no próximo dia 15. E a equipe também vai passar por São Félix (08/12) e Muritiba (17/12). Foram convidados para participar dos seminários, além de Renato Silveira e Franco Santo, o jusfilósofo Samuel e o escritor José de Jesus Barreto.

A revista será distribuída também gratuitamente em ongs, bibliotecas comunitárias e públicas, pontos de cultura e leitura e entidades que desenvolvem trabalhos comunitários. Para solicitar exemplares e obter mais informações os interessados devem entrar em contato com a equipe através do email: [email protected]

Fonte: Retrato do Reconcavo

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...