Lenda da música, Nina Simone receberá Grammy em reconhecimento à trajetória artística

Uma das cantoras mais talentosas de todos os tempos, Nina Simone (1933-2003) vai receber o Grammy de carreira artística em 2017. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19) pela Academia da Gravação, entidade responsável pela premiação.

Fonte: Huffpost Brasil

Prodígio do piano, a cantora afro-americana gravou mais de 40 álbuns ao longo de cinco décadas de carreira. Com trajetória marcada pelo ativismo negro, Nina se tornou uma das cantoras mais célebres do soul.

A estrela, que nunca recebeu um Grammy em vida, ficou conhecida pela interpretação de grandes canções, incluindo I Loves You, Porgy, Feeling Good e Sinnerman.

Em 2016, a história da cantora foi retratada no documentário original da Netflix indicado ao Oscar What Happened, Miss Simone?, dirigido por Liz Garbus.

Grammy especial

O prêmio em questão, chamado originalmente de Grammy Lifetime Achievement Awards, reconhece as carreiras de artistas influentes na história da música e é concedido além dos Grammy habituais.

Além de Nina Simone, em 2017 também recebem o prêmio de carreira artística:The Velvet Underground, banda que revolucionou a música rock na década de 1960; Sly Stone, líder da banda Sly and the Family Stone; a estrela do gospel Shirley Caesar e o ícone do piano Ahmad Jamal; além de Charley Pride, o ex-jogador de beisebol que foi o primeiro afro-americano a ter sucesso na música country.

À Variety, Neil Portnow, presidente da Academia da Gravação falou sobre a escolha de Nina e dos outros artistas que serão homenageados:

“Os destinatários dos prêmios de mérito são um grupo de prestígio formado por diversos e influentes artistas que criaram e contribuíram para algumas das gravações mais singulares da história da música. Essas personalidades excepcionalmente inspiradoras estão sendo homenageadas como artistas lendários […] Suas realizações extraordinárias e paixão por seus respectivos ofícios criaram um legado atemporal.”

A cerimônia principal do Grammy acontecerá em 12 de fevereiro em Los Angeles. Beyoncé lidera as indicações dessa edição.

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Rock in Rio 2022: Ludmilla é confirmada no Palco Sunset ao lado de Macy Gray

A cantora brasileira Ludmilla foi confirmada como atração do Rock in...

‘Muitos brancos esquecem a raiz negra do rock’, diz Will Cahoun, do Living Colour

“Devo prestar homenagem a uma das minhas artistas mais...

Dani Nega lança a música Sai Boy

Dani Nega lança a música "Sai Boy" acompanhada de...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Beyoncé revela que Stevie Wonder tocou gaita em uma das faixas de seu novo disco ‘Cowboy Carter’; ouça

Beyoncé revelou que Stevie Wonder tocou gaita em "Jolene", uma das faixas do seu novo disco "Cowboy Carter". A informação foi dada pela própria cantora durante o...
-+=