Luciana Oliveira canta Jovelina Pérola Negra no SESC Vila Mariana Dia 21/11

Luciana Oliveira canta Jovelina Pérola Negra no SESC Vila Mariana
Dia 21/11 as 20h30 pelo projeto Sankofa – memórias de mão dupla

por Luciana Oliveira  via Guest Post para o Portal Geledés

A cantora Luciana Oliveira participa do projeto Sankofa – memórias de mão dupla homenageando a cantora Jovelina Pérola Negra no SESC Vila Mariana dia 21/11.

A programação faz parte das comemorações do mês da Consciência Negra, e tem como objetivo trazer a resignificação das heranças da diáspora africana, em especial na cultura brasileira, a partir da idéia de memórias de mão dupla.

Sankofa é um ideograma adinkra da arte tradicional do povo Ashanti, do Golfo da Guiné, que está associado às ideias de retorno, olhar para trás, buscar, ir ao passado.

Essa é a segunda homenagem que Luciana Oliveira realiza à dama do samba Jovelina Pérola Negra. A primeira vai ao ar dia 20/11 pelo Canal Brasil e faz parte da série Cantoras do Brasil, onde a cantora interpreta No Mesmo Manto e Sorriso de Banjo.

O convite para a execução ao vivo do show/homenagem permitiu um mergulho ainda maior na obra de Jovelina, que teve uma carreira curta, porém expressiva.

Sua aparição ao público se deu em 1985 no disco Raça Brasileira. Gravou 5 discos individuais e chegou a ganhar disco de platina.

Os sambas interpretados por Jovelina podem ser ouvidos até hoje na voz de diversos intérpretes e compositores como Arlindo Cruz, Leci Brandão, Marcelo D2, Seu Jorge, dentre outros.

O show no SESC Vila Mariana conta com um time de primeira. Na direção o contrabaixista e produtor baixista Marcos Paiva, responsável pela produção musical de dois álbuns de Fabiana Cozza, no cavaco e bandolim Henrique Araújo, Douglas Alonso na percuteria e Marcelo Miranda nos teclados, cavao e percussão. No repertório músicas presentes em álbuns como Luz do Repente, Sorriso Aberto e Sangue Bom.

Luciana Oliveira é brasiliense e filha de cariocas. Cresceu ouvindo muito samba e pagode por influência de seu pai. Músicas da Jovelina sempre estiveram presentes nos encontros e festas familiares. Poder realizar essa homenagem a essa partideira, dama do samba e herança da música brasileira é realmente uma honra. Jovelina é uma pérola e deve ser sempre lembrada e tratada com tal.

A cantora que lançou seu álbum Pura em 2014, vem realizando uma série de shows de divulgação do seu disco. Passou pelo SESC Vila Mariana e recentemente se apresentou em Brasília e no Rio de Janeiro. Pura ganhou destaque em jornais, revistas como Isto é, Carta Capital e Brasileiros e entrou na lista de melhores álbuns de 2013/2014.

Com participação de Elza Soares e produção musical de Alê Siqueira o álbum ainda teve uma de suas músicas como parte da trilha sonora do game oficial especial Copa do Mundo da EA Sports.

YouTube video

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...