Luciana Oliveira canta Jovelina Pérola Negra no SESC Vila Mariana Dia 21/11

Luciana Oliveira canta Jovelina Pérola Negra no SESC Vila Mariana
Dia 21/11 as 20h30 pelo projeto Sankofa – memórias de mão dupla

por Luciana Oliveira  via Guest Post para o Portal Geledés

A cantora Luciana Oliveira participa do projeto Sankofa – memórias de mão dupla homenageando a cantora Jovelina Pérola Negra no SESC Vila Mariana dia 21/11.

A programação faz parte das comemorações do mês da Consciência Negra, e tem como objetivo trazer a resignificação das heranças da diáspora africana, em especial na cultura brasileira, a partir da idéia de memórias de mão dupla.

Sankofa é um ideograma adinkra da arte tradicional do povo Ashanti, do Golfo da Guiné, que está associado às ideias de retorno, olhar para trás, buscar, ir ao passado.

Essa é a segunda homenagem que Luciana Oliveira realiza à dama do samba Jovelina Pérola Negra. A primeira vai ao ar dia 20/11 pelo Canal Brasil e faz parte da série Cantoras do Brasil, onde a cantora interpreta No Mesmo Manto e Sorriso de Banjo.

O convite para a execução ao vivo do show/homenagem permitiu um mergulho ainda maior na obra de Jovelina, que teve uma carreira curta, porém expressiva.

Sua aparição ao público se deu em 1985 no disco Raça Brasileira. Gravou 5 discos individuais e chegou a ganhar disco de platina.

Os sambas interpretados por Jovelina podem ser ouvidos até hoje na voz de diversos intérpretes e compositores como Arlindo Cruz, Leci Brandão, Marcelo D2, Seu Jorge, dentre outros.

O show no SESC Vila Mariana conta com um time de primeira. Na direção o contrabaixista e produtor baixista Marcos Paiva, responsável pela produção musical de dois álbuns de Fabiana Cozza, no cavaco e bandolim Henrique Araújo, Douglas Alonso na percuteria e Marcelo Miranda nos teclados, cavao e percussão. No repertório músicas presentes em álbuns como Luz do Repente, Sorriso Aberto e Sangue Bom.

Luciana Oliveira é brasiliense e filha de cariocas. Cresceu ouvindo muito samba e pagode por influência de seu pai. Músicas da Jovelina sempre estiveram presentes nos encontros e festas familiares. Poder realizar essa homenagem a essa partideira, dama do samba e herança da música brasileira é realmente uma honra. Jovelina é uma pérola e deve ser sempre lembrada e tratada com tal.

A cantora que lançou seu álbum Pura em 2014, vem realizando uma série de shows de divulgação do seu disco. Passou pelo SESC Vila Mariana e recentemente se apresentou em Brasília e no Rio de Janeiro. Pura ganhou destaque em jornais, revistas como Isto é, Carta Capital e Brasileiros e entrou na lista de melhores álbuns de 2013/2014.

Com participação de Elza Soares e produção musical de Alê Siqueira o álbum ainda teve uma de suas músicas como parte da trilha sonora do game oficial especial Copa do Mundo da EA Sports.

+ sobre o tema

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...

Heloisa Pires Lima – A criação literária como um fio condutor

No meu caso, a criação literária é um...

‘Lima Barreto, ao terceiro dia’ conta vida e obra do escritor

Com texto de Luiz Alberto e direção de...

Seleção exibirá faixa contra armas, drogas, violência e racismo em partidas

Faixa exibida pela Seleção Brasileira nos últimos jogos...

para lembrar

Astros da NBA inauguram quadra em comunidade

O Rio recebe, nesta semana, três lenda da...

Drogba diz que vai conter emoção ao enfrentar ex-clube

  O atacante Didier Drogba, do Chelsea, terá que conter...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Beyoncé revela que Stevie Wonder tocou gaita em uma das faixas de seu novo disco ‘Cowboy Carter’; ouça

Beyoncé revelou que Stevie Wonder tocou gaita em "Jolene", uma das faixas do seu novo disco "Cowboy Carter". A informação foi dada pela própria cantora durante o...
-+=