Lula convida Marina Silva para assumir novamente o Ministério do Meio Ambiente

Enviado por / FontePor Jornal Nacional, no g1

Presidente eleito deixou para semana que vem a definição dos nomes que faltam para o seu ministério; 16 dos 37 ministros ainda precisam ser anunciados.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, vai passar o Natal em São Paulo. Na semana que vem ele volta a Brasília, pra anunciar os nomes que faltam para o ministério.

O presidente eleito se reuniu em casa com o deputado estadual do PT Emídio de Souza, que participou do grupo de transição de Direitos Humanos. Lula só retorna a Brasília na próxima segunda-feira (26), quando deve concluir a formação do ministério. Dezesseis dos 37 ministros ainda precisam ser anunciados.

TV Globo apurou que um desses nomes já está definido, mas ainda não houve a confirmação oficial. Marina Silva, deputada federal eleita pela Rede Sustentabilidade, foi convidada pelo presidente e aceitou assumir o Ministério do Meio Ambiente. O convite foi feito na sexta-feira (23), logo após ficar decidido que a Autoridade Climática, órgão a ser criado por sugestão da própria Marina Silva, será subordinada ao ministério e não à Presidência da República.

Lula convidou a senadora Simone Tebet, do MDB, para o Meio Ambiente. Ela se dispôs a aceitar desde que houvesse acordo para que Marina assumisse a Autoridade Climática, o que não ocorreu. E, agora, segue o impasse sobre qual será o espaço de Tebet no futuro ministério.

O Planejamento é uma das opções. Mas ela tem resistido à essa possibilidade. A TV Globo também apurou que o Ministério das Cidades chegou a ser pensado para Simone Tebet, mas Lula não chegou a oferecê-lo para a senadora.

As conversas avançam para que Cidades vá para a bancada do MDB da Câmara. Ou ainda para o União Brasil. Na lista dos ministérios que ainda não têm titulares oficializados estão também Integração Nacional e Minas e Energia. Fontes ligadas ao governo eleito indicam que o deputado Elmar Nascimento, do União Brasil, que foi relator da PEC da Transição, deve assumir o primeiro, Integração. E Minas e Energia pode ficar com Alexandre Vieira, do PSD de Minas Gerais.

Neste sábado (24) cedo, o presidente eleito postou uma mensagem nas redes sociais. Ele escreveu:

“Desejo que o Natal seja o da reconciliação das famílias, e da reconciliação do Brasil consigo mesmo. Vou trabalhar mais do que trabalhei nos governos anteriores para que o Natal de todos, em especial dos que mais precisam, seja melhor no próximo ano. Que este Natal, apesar de todas as dificuldades, marque o início da reconstrução do Brasil. E que possamos reconstruir, dentro de cada um de nós, o espírito de união, fraternidade, paz, amor e esperança”.

Leia também:

Novos tempos, nova coletividade

Silvio Almeida é anunciado por Lula como ministro dos Direitos Humanos

Redução de recursos para a área de Direitos Humanos chama atenção no relatório da transição

+ sobre o tema

Dilma critica “viúvos da estagnação”

Por: SIMONE IGLESIAS e LARISSA GUIMARÃES   Em discurso...

Você concorda? Receber presentes caros de empregadora mais velha não comprova estelionato

Por Maria Augusta Carvalho “A mulher não pode mais ser tratada,...

Preciso comprar sapatos – Por Fernanda Pompeu

Com tanta oferta de calçados - genéricos, de...

para lembrar

A rainha e o senhor Lula

O reino era o da Dinamarca. Mas os plebeus...

Lula: por que Moro vai me prender

"Não podem recuar depois do massacre na mídia" Do Conversa...

Desembargador do TRF4 manda soltar Lula da prisão ainda hoje

Lula livre: Desembargador do TRF4 manda soltar Lula da...

Eleições 2022: intolerância religiosa vai piorar seja qual for o eleito, diz pesquisadora

Para ela, discursos e posturas da campanha do presidente...

Saberes ancestrais precisam estar nas estratégias climáticas

Como sabemos, ao longo dos anos o desenvolvimento predatório do capitalismo foi removendo comunidades e desmatando as florestas e outros biomas do Brasil. Mas as florestas...

As mulheres que desistiram de ter filhos por temor sobre mudanças climáticas

"Não consigo me ver como responsável pela vida de outro ser humano, por gerar uma nova vida que se tornaria mais um fardo para...

Decretos de 20 de Novembro de 2023

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXI, da Constituição, e na qualidade de Grão-Mestre da...
-+=