Lula convida Marina Silva para assumir novamente o Ministério do Meio Ambiente

Presidente eleito deixou para semana que vem a definição dos nomes que faltam para o seu ministério; 16 dos 37 ministros ainda precisam ser anunciados.

FONTEPor Jornal Nacional, no g1
(Foto: Ricardo Stuckert/Campanha de Lula)

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, vai passar o Natal em São Paulo. Na semana que vem ele volta a Brasília, pra anunciar os nomes que faltam para o ministério.

O presidente eleito se reuniu em casa com o deputado estadual do PT Emídio de Souza, que participou do grupo de transição de Direitos Humanos. Lula só retorna a Brasília na próxima segunda-feira (26), quando deve concluir a formação do ministério. Dezesseis dos 37 ministros ainda precisam ser anunciados.

TV Globo apurou que um desses nomes já está definido, mas ainda não houve a confirmação oficial. Marina Silva, deputada federal eleita pela Rede Sustentabilidade, foi convidada pelo presidente e aceitou assumir o Ministério do Meio Ambiente. O convite foi feito na sexta-feira (23), logo após ficar decidido que a Autoridade Climática, órgão a ser criado por sugestão da própria Marina Silva, será subordinada ao ministério e não à Presidência da República.

Lula convidou a senadora Simone Tebet, do MDB, para o Meio Ambiente. Ela se dispôs a aceitar desde que houvesse acordo para que Marina assumisse a Autoridade Climática, o que não ocorreu. E, agora, segue o impasse sobre qual será o espaço de Tebet no futuro ministério.

O Planejamento é uma das opções. Mas ela tem resistido à essa possibilidade. A TV Globo também apurou que o Ministério das Cidades chegou a ser pensado para Simone Tebet, mas Lula não chegou a oferecê-lo para a senadora.

As conversas avançam para que Cidades vá para a bancada do MDB da Câmara. Ou ainda para o União Brasil. Na lista dos ministérios que ainda não têm titulares oficializados estão também Integração Nacional e Minas e Energia. Fontes ligadas ao governo eleito indicam que o deputado Elmar Nascimento, do União Brasil, que foi relator da PEC da Transição, deve assumir o primeiro, Integração. E Minas e Energia pode ficar com Alexandre Vieira, do PSD de Minas Gerais.

Neste sábado (24) cedo, o presidente eleito postou uma mensagem nas redes sociais. Ele escreveu:

“Desejo que o Natal seja o da reconciliação das famílias, e da reconciliação do Brasil consigo mesmo. Vou trabalhar mais do que trabalhei nos governos anteriores para que o Natal de todos, em especial dos que mais precisam, seja melhor no próximo ano. Que este Natal, apesar de todas as dificuldades, marque o início da reconstrução do Brasil. E que possamos reconstruir, dentro de cada um de nós, o espírito de união, fraternidade, paz, amor e esperança”.

Leia também:

Novos tempos, nova coletividade

Silvio Almeida é anunciado por Lula como ministro dos Direitos Humanos

Redução de recursos para a área de Direitos Humanos chama atenção no relatório da transição

-+=
Sair da versão mobile