Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há 10 anos organizadas, o movimento é uma das frentes mais fortes na luta contra o genocídio do povo negro no Brasil

Fonte: Revista Afirmativa

Peso e medida

Mãe preta, pode ser?

Dose de humanidade essa maternidade

Pra mãe preta é sempre uma batalha de vida

No sexo desejada, estuprada

No caminho uma gravidez abortada

Caso filho no mundo joga na roda

 Assegura o leite da brancada

Em tempos de agora

Mãe preta tem a sua humanidade conquistada?

Posta em risco e anulada

Quando esterilizam seu ventre, filho único

Ouro de Mina

A polícia assassina

Volta à estaca zero

Mãe do verbo presente

Insistente

Ele só tem 16 anos!

Artigo\Poesia: Emanuele Góes*

A maternidade como uma das dimensões da humanidade alcançada, as mulheres negras ainda não sabem o que é isso. Há muito tempo este texto passeia na minha cabeça, mas para escrevê-lo foi preciso sentir que era a hora, não sei se é a hora, mas agora faço.

Gravidez, esterilização, aborto, parto, morte materna e direitos reprodutivos. Juventude negra, mães de maio, violência policial, genocídio, mãe que não dorme e direitos humanos. Estes são alguns pontos que atingem a maternidade das mulheres negras.

As mulheres negras sob a ótica do racismo e do sexismo sempre foram vistas como um objeto sexualizado e estéril, vide ai o termo mulata, e quando mais velha era a mãe preta que cuidava dos filhos das pessoas brancas, neste caso maternidade transferida. A imagem das mulheres negras como mulata é de um objeto erótico que quase nunca vivencia a maternidade.

As mulheres negras fazem parte do imaginário da erotização e do sexo, sendo naturalizadas ou relegadas ao “mercado do sexo”, em contraposição às mulheres brancas que nesse mesmo imaginário, marcado por uma hierarquização racial e gênero, são pertencentes à “cultura do afetivo”, ao “mercado matrimonial”, ou seja, preferíveis para o casamento e uma união estável (Pacheco, 2013) e (Souzas e Alvarenga, 2007) e consequentemente a maternidade.

Torna-se mãe para as mulheres negras parece missão quase impossível, pois o racismo que hierarquiza a reprodução e a maternidade concedida só se for transferida – babas, mães ou amas de leite.

VIVENCIANDO A MATERNIDADE NA HIERARQUIZAÇÃO REPRODUTIVA

Os direitos reprodutivos para as mulheres negras é um horizonte que não conseguiremos alcançar, se não for por meio da justiça reprodutiva que amplia o olhar sobre os direitos humanos e sociais, para que possamos alcançar o ambiente da decisão e da autonomia, de não ter filhos, mas de ter também. Sempre tentaram nos levar a não-reprodução, visto a esterilização em massa que aconteceu na década de 80/90.

O percurso de uma gestação para as mulheres negras é carregado de violências institucionais, raciais e obstétricas, como no processo de não aceitação sobre a gravidez, “mas uma pessoa negra no mundo”, tudo é feito para a gestante negra desistir, não tem parto humanizado para que não é considerada humana.

As mulheres negras peregrinam na hora do parto, ficaram mais tempo em espera para serem atendidas, tem menos tempo de consulta, estão submetidas a procedimentos dolorosos sem analgesia, estão em maior risco de morte materna. São cerca de 60% das mulheres que morrem nesta situação.

Recordo aqui uma situação em que o Governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (2007), que defendia a legalização do aborto como forma de prevenção e contenção da violência, por considerar que a fertilidade das mulheres das favelas cariocas as torna fábrica de produzir marginais, apresentando assim uma proposta de política eivada de ideologia eugenista destinada à interrupção do nascimento de seres humanos considerados potenciais marginais (Sueli Carneiro, 2011).

MÃE PRETA, MÃE DO VERBO PRESENTE

Para ilustrar sobre o que estou falando, apresento o filme Historias Cruzadas em que a personagem Aibileen Clark (Viola Davis, 2011), era uma mulher que vivia sozinha e que cuidava, educava e dedicava a sua maternidade para as crianças brancas nas casas que ela trabalhava, e o único filho dela havia sido assassinado ainda jovem.

As mãe que perdem seus filhos para o sistema racista que são assassinados diariamente pela polícia, a partir deste ponto em que não se tem mas o filho presente, “vivo para elas sempre”, vem a luta pela dignidade da pessoa – dela, do filho e da família, neste momento a história universal sobre ser mãe não cabe para as mães negras.

E agora essa mulher é uma pessoa adoecida, violentada, violada na sua suposta humanidade e precisa dar conta disso. O filme Lile e Eve (2014), com as atrizes Viola Davis e Jennifer Lopez apresenta para nós essa questão, a luta por justiça e o adoecimento das mulheres que a partir de agora seguem este tortuoso caminho.

Estima que mais de 42 mil adolescentes de 12 a 18 anos poderão ser vítimas de homicídio nos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes entre 2013 e 2019 (UNICEF). E dos 30.000 jovens vítimas de homicídios por ano, 77% são negros.

Paro por aqui. Escrevo este artigo com muito pesar na alma, tema difícil, os números saltam das estatísticas e vira cada uma e cada um de nós! Para tudo isso não há recomendações, conclusões e nem considerações somente resistência, luto que vira luta!

“– A gente combinamos de não morrer. – Deve haver uma maneira de não morrer tão cedo e de viver uma vida menos cruel” Conceição Evaristo (Olhos d’agua)

* Emanuelle Góes é enfermeira, blogueira, coordenadora de saúde do Odara Instituto da Mulher Negra, doutoranda em Saúde Pública ISC/UFBA

REFERENCIAS:

Pacheco, A. C. L. Mulher negra: Afetividade e solidão. Salvador: EdUFBA, 2013.

Souzas, R.; Alvarenga, A. T. DE. Direitos sexuais, direitos reprodutivos: concepções de mulheres negras e brancas sobre liberdade. Saúde e Sociedade, v. 16, n. 2, p. 125–132, 2007

Carneiro, Sueli. Racismo, Sexismo e Desigualdade No Brasil – Col. Consciência Em Debate, 2011.

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Michelle Obama está farta de ser chamada “mulher revoltada de raça negra”

“Uma mulher revoltada de raça negra”. Michelle Obama está...

A banalização da vida diante da cultura do abandono e da morte

O ano de 2017 expondo as vísceras da cultura...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças do Movimento Negro

Educação, saúde, democratização da comunicação e enfrentamento à violência...

Ainda não teve um bebê? Então você é descartada

Jennifer Aniston falou sobre ser "julgada" por não ter...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=