Michelle Obama está farta de ser chamada “mulher revoltada de raça negra”

“Uma mulher revoltada de raça negra”. Michelle Obama está farta que se refiram a ela com esta expressão. A ainda primeira-dama norte-americana já o tinha frisado de forma explícita durante uma entrevista em 2012 e volta agora a falar sobre o rótulo que lhe atribuem, na sua última entrevista que dará enquanto primeira-dama, a Oprah Winfrey, que será exibida esta segunda-feira.

Fonte: Delas

Em causa está uma publicação partilhada no Twitter pela secção de Estilo do ‘The New York Times’ há um mês, e entretanto apagada pelo jornal, que usava essa mesma expressão para se referir a Michelle Obama. “Essa foi uma daquelas coisas em que pensas: ‘Bem, eles nem sequer me conhecem’. Aquilo que se sente é: ‘Uau, de onde é que aquilo vem?’. E esse é o primeiro impacto”, começa por explicar a mulher de Barack Obama.

“Pensas: ‘Eu não sou nada assim’. Mas depois percebes-te que aquilo não é sobre ti. É sobre a pessoa ou pessoas que o escreveram. A verdade é essa. Começamos a pensar que temos medo uns dos outros. Cor da pele. Riqueza. Estas coisas que não interessam ainda são demasiado importantes na forma como vemos o outro. E é triste porque a coisa que menos nos define como pessoas é a cor da nossa pele. São, antes, os nossos valores. A forma como vivemos as nossas vidas. E isso não se resume à raça ou religião de alguém”, acrescentou Michelle Obama.

A norte-americana remata a Oprah Winfrey: “Pensei: ‘Ok, deixem-me viver a minha vida sem esconder nada para que as pessoas possam ver e julgar por si próprias”.

Já há quatro anos, quando foi retratada como uma “mulher revoltada de raça negra” num livro publicado por um jornalista do ‘The New York Times’, que escrevia sobre um alegado desentendimento da ainda primeira-dama norte-americana com antigos conselheiros da Casa Branca, Michelle não deixou passar o assunto em branco.

“Essa tem sido uma imagem que têm tentado pintar de mim desde o dia que Barack foi anunciado como presidente dos EUA, que eu sou uma mulher revoltada de raça negra”, disse em 2012 numa entrevista ao programa matinal ‘This Morning’.

+ sobre o tema

Advogado negro é agredido e algemado após ser impedido de usar elevador no TRT

"Testemunhas avaliaram que o comportamento dos seguranças não teria...

A lei de Lynch

“Não matarás”.  Eis a ordem definitiva dos deuses em...

Legislação brasileira dificulta acolhida de refugiados africanos

Pesquisa revelou que depois de uma longa espera em...

Deputado Cobra Explicação do Itamaraty Sobre Caso de Branco Aprovado como Afrodescendente

  Ex-ministro da Igualdade Racial, Edson Santos quer...

para lembrar

Utopia para meninos negros

São Gonçalo (RJ), João Pedro Matos Pinto, 14. João...

Jovem negro é baleado na cabeça por PM à paisana em ida a mercado em SP

Um jovem negro com atraso intelectual foi baleado na...

Na guerra às drogas, entre mortos e feridos, salvam-se os brancos e ricos

Por conta dos golpes que recebeu na cabeça quando...

Precisamos garantir os direitos dos imigrantes que buscam trabalho no Brasil

A gente começa esse texto te pedindo para imaginar...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=