Maicon Andrade bate britânico e é bronze no taekwondo da Rio-2016

Saiu da Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, uma das medalhas mais improváveis para o Brasil na Rio-2016. Maicon Andrade faturou o bronze acima de 80 kg – categoria que Anderson Silva cogitou disputar para tentar a vaga olímpica. Ele venceu o marfinense naturalizado britânico Mahana Cho por 5 a 4 no final da luta, quando restavam quatro segundos para o fim. O mineiro é mais um atleta ligado às Forças Armadas – ele é da Aeronáutica. Foi a 18ª medalha brasileira nos Jogos do Rio.

Por Daniel Brito e José Ricardo Leite Do Uol

“Por mais que eu tente te explicar, é uma sensação única. É um sonho. Não tem como explicar como é estar aqui. É um momento único. Por mais que fale palavras bonitas, não tem como descrever”, disse Maicon, que teve infância difícil e trabalhou como garçom e pedreiro.

“Como qualquer outro brasileiro, eu trabalhei para sustentar a família, realizar meu sonho. São oito irmãos, sete homens e uma mulher – eu sou o caçula. Consegui me manter no taekwondo até entrar para o alto rendimento”, explicou o lutador de 23 anos.

Sua campanha para chegar ao pódio foi bastante sinuosa. Maicon estreou com vitória de virada sobre o americano Stephen Lambdin por 9 a 7 nas oitavas de final. Na sequência, nas quartas, perdeu para o nigerino Abdoulrazak Issoufou.

A partir de então, teve de torcer para o seu algoz: caso ele chegasse à final, Maicon voltaria na repescagem, primeiro passo para tentar o terceiro lugar. Issoufou surpreendeu, foi à decisão, e o brasileiro retornou ao tatame. Na primeira repescagem, o mineiro não teve dificuldades para bater o francês Bar Diaye por 5 a 2. Na decisão da medalha, saiu atrás, mas recuperou-se embalado pela torcida para escrever seu nome na história.

Vitória a quatro segundos do fim

maicon-vence-e-leva-a-medalha-de-bronze-1471739847285_v2_956x500

A Arena Carioca 3 estava lotada e empurrou Maicon durante todo o combate. Cho é seis centímetros mais alto (1, 96m) e 10 kg mais pesado (100 kg) que o brasileiro.

Por isso, a luta começou estudada e o primeiro round se encerrou sem que ninguém tomasse a dianteira no placar. A primeira pontuação só veio no segundo minuto da segunda parcial, quando o britânico abriu 3 a 1.

Com uma sequência de golpes, Maicon virou o placar para 4 a 3. O ginásio estremeceu com a torcida. Restando um minuto, o britânico empatou em quatro pontos. Mas com um golpe a quatro segundos do fim, o brasileiro garantiu o bronze para levar os brasileiros à loucura – com gritos de “é campeão” e embalados pelo tema da vitória de Ayrton Senna.

“Entrei muito focado e consegui encaixar meu jogo. Ainda tomei um chute em cima, mas não me abalou porque eu ainda estava na luta e no final apliquei uns dois golpes giratórios que era o que eu precisava. E deu certo. É uma conquista muito grande para minha modalidade e para mim”, resumiu Maicon.

Leia também 

Rafaela Silva é a 1ª brasileira na semifinal do judô da Rio-2016 

+ sobre o tema

Telas e telas de reflexão

A fartura atual, nos Estados Unidos, de produções audiovisuais...

Primeiro Prémio Eduardo Costley-White para moçambicano Lucílio Manjate

Rabhia, a obra preferida do júri presidido por Mia...

Revista Pode Crê! Memória institucional

Revista Pode Crê! Memória institucional Esta revista foi pensada inicialmente...

As cores da minha alma: Nina Simone

“Eu podia cantar para ajudar meu povo e isso...

para lembrar

55 anos da voz: Relembre grandes performances de Whitney Houston

Whitney Elizabeth Houston nasceu dia 9 de agosto de...

Em novo videoclipe, Childish Gambino transforma Beyoncé e Kanye West em cartoons

Childish Gambino lançou clipe em que outros artistas se...

Teatro Experimental do Negro – TEN

1944/1961 - Rio de Janeiro RJ Histórico Idealizado, fundado e dirigido...

‘O Caso do Homem Errado’: Demorou 34 anos para mulheres negras voltarem aos cinemas no Brasil

Um homem negro confundido com bandido e morto pela Polícia...
spot_imgspot_img

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Jamaicano de 16 anos bate recorde de Bolt que durava desde 2002

A Jamaica tem uma nova promessa no atletismo. O jovem Nickecoy Bramwell, de 16 anos, quebrou um recorde de Usain Bolt que durava desde...

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para inaugurar a estátua de Kobe Bryant à frente de seu ginásio. A data tem referências...
-+=