Maicon Andrade bate britânico e é bronze no taekwondo da Rio-2016

Saiu da Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, uma das medalhas mais improváveis para o Brasil na Rio-2016. Maicon Andrade faturou o bronze acima de 80 kg – categoria que Anderson Silva cogitou disputar para tentar a vaga olímpica. Ele venceu o marfinense naturalizado britânico Mahana Cho por 5 a 4 no final da luta, quando restavam quatro segundos para o fim. O mineiro é mais um atleta ligado às Forças Armadas – ele é da Aeronáutica. Foi a 18ª medalha brasileira nos Jogos do Rio.

Por Daniel Brito e José Ricardo Leite Do Uol

“Por mais que eu tente te explicar, é uma sensação única. É um sonho. Não tem como explicar como é estar aqui. É um momento único. Por mais que fale palavras bonitas, não tem como descrever”, disse Maicon, que teve infância difícil e trabalhou como garçom e pedreiro.

“Como qualquer outro brasileiro, eu trabalhei para sustentar a família, realizar meu sonho. São oito irmãos, sete homens e uma mulher – eu sou o caçula. Consegui me manter no taekwondo até entrar para o alto rendimento”, explicou o lutador de 23 anos.

Sua campanha para chegar ao pódio foi bastante sinuosa. Maicon estreou com vitória de virada sobre o americano Stephen Lambdin por 9 a 7 nas oitavas de final. Na sequência, nas quartas, perdeu para o nigerino Abdoulrazak Issoufou.

A partir de então, teve de torcer para o seu algoz: caso ele chegasse à final, Maicon voltaria na repescagem, primeiro passo para tentar o terceiro lugar. Issoufou surpreendeu, foi à decisão, e o brasileiro retornou ao tatame. Na primeira repescagem, o mineiro não teve dificuldades para bater o francês Bar Diaye por 5 a 2. Na decisão da medalha, saiu atrás, mas recuperou-se embalado pela torcida para escrever seu nome na história.

Vitória a quatro segundos do fim

maicon-vence-e-leva-a-medalha-de-bronze-1471739847285_v2_956x500

A Arena Carioca 3 estava lotada e empurrou Maicon durante todo o combate. Cho é seis centímetros mais alto (1, 96m) e 10 kg mais pesado (100 kg) que o brasileiro.

Por isso, a luta começou estudada e o primeiro round se encerrou sem que ninguém tomasse a dianteira no placar. A primeira pontuação só veio no segundo minuto da segunda parcial, quando o britânico abriu 3 a 1.

Com uma sequência de golpes, Maicon virou o placar para 4 a 3. O ginásio estremeceu com a torcida. Restando um minuto, o britânico empatou em quatro pontos. Mas com um golpe a quatro segundos do fim, o brasileiro garantiu o bronze para levar os brasileiros à loucura – com gritos de “é campeão” e embalados pelo tema da vitória de Ayrton Senna.

“Entrei muito focado e consegui encaixar meu jogo. Ainda tomei um chute em cima, mas não me abalou porque eu ainda estava na luta e no final apliquei uns dois golpes giratórios que era o que eu precisava. E deu certo. É uma conquista muito grande para minha modalidade e para mim”, resumiu Maicon.

Leia também 

Rafaela Silva é a 1ª brasileira na semifinal do judô da Rio-2016 

+ sobre o tema

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A difícil vida dos haitianos no Brasil

Depois do terremoto ocorrido no Haiti, em janeiro de...

Morre Bebo Valdés, uma das lendas da música cubana

Bebo Valdés, uma das maiores figuras da música...

para lembrar

Lidiane Machado: a carioca que vem dando o que falar nas passarelas plus size

Há pouco menos de um ano, o estilista americano...

Geni Guimarães e Conceição Evaristo: um cuidado ao ler em público

Certos livros não devem ser lidos em público, sob...

Roberto Freire divulga nota de pesar pelo falecimento de Abigail Páscoa

Roberto Freire divulga nota de pesar pelo falecimento de...
spot_imgspot_img

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...

Will Smith, após duas décadas afastado da música, vai cantar no Rock in Rio

O ator Will Smith, que também tem uma carreira paralela na música, virá ao Brasil neste mês de setembro para cantar no Rock in Rio. O anúncio foi...
-+=