Mais um Amarildo? Jovem é encontrado morto no Rio após ser abordado por PMs de UPP

Desaparecido há cinco dias, o jovem Clayton da Silva Modesto, de 17 anos, foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (26), em uma área do Morro da Babilônia-Chapéu Mangueira, Leme, zona sul do Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, ele foi visto pela última vez com policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local.

no  

A denúncia do desaparecimento do jovem foi feita pela ONG Justiça Global. À entidade, testemunhas informaram terem visto Clayton ser levado por policiais da UPP. No mesmo dia do desaparecimento, ocorreu um tiroteio na comunidade. Segundo a assessoria da UPP, um suspeito foi baleado e socorrido pelos policiais, sendo preso em seguida.

amarildoiiScreen Shot 2015-08-28 at 11.17.04 AM

Os relatos sobre o envolvimento de policiais foram confirmados por familiares de Clayton à ativista do movimento Mães Vítimas de Violência, Deize Carvalho. Ela estava acompanhando, junto com parentes do jovem, os trabalhos do Corpo de Bombeiros no local onde o corpo foi encontrado.

“A tia o reconheceu por causa da tatuagem e da roupa, que era a mesma que ele usava no dia. Chegamos ao corpo graças à ajuda dos moradores que foram muito corajosos e enviaram informações por meio de mensagens na internet, pois a família fez uma campanha nas redes sociais para saber do paradeiro dele”, contou ela, em entrevista à Agência Brasil.

Clayton era morador da Comunidade Pavão-Pavãozinho, em Ipanema, zona sul, e estava de visita na casa da tia, que mora no morro da Babilônia. A tia relatou que ele estava comendo em um estabelecimento na comunidade, quando começou o tiroteio. “Infelizmente, o pior aconteceu. O clima está muito tenso na comunidade. Os moradores estão com muito medo”, disse Deize.

Segundo informações do G1, a Polícia Civil – por intermédio da Divisão de Homicídios (DH) – abriu inquérito para investigar o caso e já começou a ouvir os policiais da UPP. A 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) também está apurando o assunto, e ambos os trabalhos estão sendo acompanhados pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP).

Morte tem semelhanças com Caso Amarildo

Os relatos da morte de Clayton lembram outro episódio envolvendo policiais e UPPs: o sumiço e assassinato do pedreiro Amarildo de Souza, em 14 de julho de 2013. Após ser conduzido à sede da UPP da Rocinha, para averiguação, Amarildo desapareceu. A Polícia Civil concluiu que ele foi torturado e morto, mas seu corpo nunca foi encontrado.

leia também: Amarildo: julgamento dos 25 PMs acusados já está na fase final 

Vinte e cinco policiais foram acusados pelo crime, mas o Ministério Público investiga a hipótese de envolvimento de mais policiais – esses do Bope, que estiveram na sede da UPP na noite do sumiço do pedreiro.

alto índice de letalidade da polícia do Rio foi alvo de um levantamento da Anistia Internacional. Segundo a entidade, 8.466 pessoas foram mortas apenas pela Polícia Militar fluminense nos últimos 10 anos. Só na capital foram 172 homicídios somente no primeiro semestre, de acordo com matéria publicada pela UOL.

Na próxima segunda-feira (31), a Anistia realiza um debate na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), com ênfase nas execuções extrajudiciais praticadas por policiais.

 amarildoii2 Screen Shot 2015-08-28 at 11.17.35 AM

+ sobre o tema

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços,...

As mulheres que se rebelam contra venda de meninas para casamentos no México

Inicialmente, Claudia* não havia pedido dinheiro em troca da...

para lembrar

População impede prisão de estudante na Piedade após confusão com policiais

Após ação de policiais civis não identificados, cerca de...

A política que barra negros e pobres e ameaça a democracia da areia no Rio

Polícia prende jovens antes da chegada às praias, mas...

Carta aberta a uma mãe

Carta aberta de uma mãe que não sabe o...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...
-+=