Mano Brown, Criolo, Yzalú, Emicida e nomes do Hip Hop dizem não ao golpe

“Os articuladores do impeachment estão preocupados em chegar ao poder. Não estão preocupados com o povo brasileiro”, diz Mano Brown. Mais de 50 entidades e líderes ligados ao movimento Hip Hop divulgam manifesto contra o golpe: “Sempre que a Globo, a Veja e a Folha estiverem de um lado. Pode acreditar, nós estaremos do outro lado”

Do Equipe Mundo Black  Enviado para o Portal Geledés

O rapper Mano Brown se pronunciou sobre a crise política no Brasil. Em entrevista à BandNews FM, o líder do grupo Racionais Mc’s afirmou que a oposição e aqueles que querem derrubar o governo da presidente Dilma Rousseff querem apenas trocar o comando, mas não estão verdadeiramente preocupados com os problemas do país.

“O triste é ver que eles não estão preocupados com Brasil. Eles estão preocupados em substituir quem está no poder”, afirmou o músico, da banda Racionais MC´s, um dos maiores sucessos do rap nacional.

Mano Brown afirmou que o começo do governo do ex-presidente Lula foi brilhante. “A ideia do Bolsa Família tirou o Brasil de uma condição e levou para outra”, afirmou.

Nessa época, diz ele, as pessoas se encheram de um orgulho de ser brasileiro. “Quando o Brasil pagou a dívida do FMI. Quando teve uma crise mundial e o Brasil passou por ela”, diz ele.

Mas, segundo o músico, essa estratégia foi sabotada por quem se sentiu prejudicado pelas novas divisões sociais mais igualitárias possibilitadas pelo governo Lula. “Nas novas divisões o dinheiro teve que ser repartido por pessoas que antes não comiam, não vestiam, não tinham vontade de viver mais”, afirmou o artista.

“Tem gente que vivia melhor antes. Vivia do privilégio e não da Justiça. E milhões de pessoas que viviam abaixo da Justiça, abaixo da humanidade”, declarou Brown.

Yzalú

Yzalú participou no primeiros ato a favor da democracia, que aconteceu em São Bernardo do Campo. O ato contou com a participação do Ex-Presidente Lula. Apos o Ato Yza recebeu ataques racistas e sexistas em sua pagina no face. No ato Ela cantou sua musica mais conhecida o Hino Mulheres Negras, e em seguida puxou o coro, não vai ter golpe.

Renegado

Em um depoimento comovente durante o ato realizado contra o golpe no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 11, o cantor e compositor de rap, funk, hip hop Flavio Renegado declamou um poema e afirmou: “A periferia está organizada. As comunidades nunca se calaram. O Brasil nunca ouviu as comunidades. Nós sempre sobrevivemos a tudo e vamos sobreviver ao golpe”.

Emicida

Nas últimas semanas, em vídeo que convocava a população a defender a democracia no Brasil, o rapper Emicida citou Malcolm X: “Se você não for cuidadoso, os jornais farão você amar os opressores, e odiar os oprimidos”.

Emicida continuou: “Sofremos muito para conquistar a democracia que temos hoje. Peço a todos muito calma, serenidade e inteligência nesses tempos difíceis. Golpe não é andar para frente”.

Criolo

No mesmo vídeo em que aparece Emicida, outro grande artista do cenário da música negra brasileira se posiciona contra o golpe. Para Criolo, o momento é de não abrir mão das conquistas históricas. “Não vamos abrir mão dos direitos que tanto lutamos para conquistar. É necessário, é urgente e é agora”, afirma o músico.

Rappin’ Hood

Rappin’ Hood já se manifestou diversas vezes contra o golpe e em defesa da democracia. Para ele, a tentativa de tirar Dilma Rousseff do poder, à força, tem a ver com as conquistas do povo pobre ao longo dos últimos anos.

Para o rapper, “alguém” está incomodado com o progresso da classe trabalhadora e dos mais pobres. “Não é por mal, mas são anos de injustiças sendo reparados, quer eles queiram ou não. Dilma foi eleita de forma legítima e terminará o mandato legitimamente. Eu não conheço terceiro turno”, ironizou.

Ao se referir à grande mídia, Hood disse que não é de hoje que os meios de comunicação manipulam o povo. “As pessoas não podem acreditar naquilo que veem na TV, elas têm que acreditar naquilo que veem nas ruas. As ruas dizem a verdade, a mídia não”.

Hip Hop contra o golpe

Diversos representantes do Movimento Hip Hop no Brasil divulgaram recentemente uma carta em defesa da democracia, frente às ameaças de golpe contra a legalidade institucional do país.

O documento afirma que “sempre que a Globo, a Veja, a Folha, a política e todos esses filhos da ditadura estiverem de um lado, nós estaremos do outro lado, do seu lado”, afirma, convocando “todas as manas e manos que vivem ou desenvolvem ‘arte-vismo’ nas periferias” a defenderem direitos democráticos.

A carta classifica como golpista as investidas da grande mídia, e de setores ligados ao capital, contra o governo da presidente Dilma Rousseff, eleita via processo eleitoral democrático constitucional.

“Quando homens sem caráter, que roubaram durante 500 anos riquezas da nação e tentam culpar a única mulher presidenta de nossa história, nós não vacilamos, lutaremos e diremos em alto e bom som: É GOLPE”, afirma o documento.

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Gostoso como um abraço? – Por Maria Rita Casagrande

Por Maria Rita Casagrande para as Blogueiras Negras Feche...

para lembrar

A BH possível, a dos nossos sonhos: amiga das mulheres

O eixo dos debates de uma eleição municipal é...

FIM DE SEMANA PROLONGADO: ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO 2010

Os shows gratuitos de Lulu Santos e Daniela Mercury...

Proposta de reforma da Previdência exige mais 10 anos de contribuição

Além de ter pelo menos 65 anos de idade,...

Barack Obama defende conselheira muçulmana de Hillary Clinton

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou nesta...

Golpes financeiros digitais deixam consequências psicológicas nas vítimas

Cair na conversa de um estelionatário e perder uma quantia em dinheiro pode gerar consequências graves, não só para o bolso, mas para o...

Brasil e os seus traumas: na dúvida, o esquecimento do golpe de 64

Há alguns dias corre a notícia de que o governo federal orientou os seus ministérios a não promover grandes atos ao redor da memória do...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...
-+=