Mano Brown, Criolo, Yzalú, Emicida e nomes do Hip Hop dizem não ao golpe

“Os articuladores do impeachment estão preocupados em chegar ao poder. Não estão preocupados com o povo brasileiro”, diz Mano Brown. Mais de 50 entidades e líderes ligados ao movimento Hip Hop divulgam manifesto contra o golpe: “Sempre que a Globo, a Veja e a Folha estiverem de um lado. Pode acreditar, nós estaremos do outro lado”

Do Equipe Mundo Black  Enviado para o Portal Geledés

O rapper Mano Brown se pronunciou sobre a crise política no Brasil. Em entrevista à BandNews FM, o líder do grupo Racionais Mc’s afirmou que a oposição e aqueles que querem derrubar o governo da presidente Dilma Rousseff querem apenas trocar o comando, mas não estão verdadeiramente preocupados com os problemas do país.

“O triste é ver que eles não estão preocupados com Brasil. Eles estão preocupados em substituir quem está no poder”, afirmou o músico, da banda Racionais MC´s, um dos maiores sucessos do rap nacional.

Mano Brown afirmou que o começo do governo do ex-presidente Lula foi brilhante. “A ideia do Bolsa Família tirou o Brasil de uma condição e levou para outra”, afirmou.

Nessa época, diz ele, as pessoas se encheram de um orgulho de ser brasileiro. “Quando o Brasil pagou a dívida do FMI. Quando teve uma crise mundial e o Brasil passou por ela”, diz ele.

Mas, segundo o músico, essa estratégia foi sabotada por quem se sentiu prejudicado pelas novas divisões sociais mais igualitárias possibilitadas pelo governo Lula. “Nas novas divisões o dinheiro teve que ser repartido por pessoas que antes não comiam, não vestiam, não tinham vontade de viver mais”, afirmou o artista.

“Tem gente que vivia melhor antes. Vivia do privilégio e não da Justiça. E milhões de pessoas que viviam abaixo da Justiça, abaixo da humanidade”, declarou Brown.

Yzalú

Yzalú participou no primeiros ato a favor da democracia, que aconteceu em São Bernardo do Campo. O ato contou com a participação do Ex-Presidente Lula. Apos o Ato Yza recebeu ataques racistas e sexistas em sua pagina no face. No ato Ela cantou sua musica mais conhecida o Hino Mulheres Negras, e em seguida puxou o coro, não vai ter golpe.

Renegado

Em um depoimento comovente durante o ato realizado contra o golpe no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 11, o cantor e compositor de rap, funk, hip hop Flavio Renegado declamou um poema e afirmou: “A periferia está organizada. As comunidades nunca se calaram. O Brasil nunca ouviu as comunidades. Nós sempre sobrevivemos a tudo e vamos sobreviver ao golpe”.

Emicida

Nas últimas semanas, em vídeo que convocava a população a defender a democracia no Brasil, o rapper Emicida citou Malcolm X: “Se você não for cuidadoso, os jornais farão você amar os opressores, e odiar os oprimidos”.

Emicida continuou: “Sofremos muito para conquistar a democracia que temos hoje. Peço a todos muito calma, serenidade e inteligência nesses tempos difíceis. Golpe não é andar para frente”.

Criolo

No mesmo vídeo em que aparece Emicida, outro grande artista do cenário da música negra brasileira se posiciona contra o golpe. Para Criolo, o momento é de não abrir mão das conquistas históricas. “Não vamos abrir mão dos direitos que tanto lutamos para conquistar. É necessário, é urgente e é agora”, afirma o músico.

Rappin’ Hood

Rappin’ Hood já se manifestou diversas vezes contra o golpe e em defesa da democracia. Para ele, a tentativa de tirar Dilma Rousseff do poder, à força, tem a ver com as conquistas do povo pobre ao longo dos últimos anos.

Para o rapper, “alguém” está incomodado com o progresso da classe trabalhadora e dos mais pobres. “Não é por mal, mas são anos de injustiças sendo reparados, quer eles queiram ou não. Dilma foi eleita de forma legítima e terminará o mandato legitimamente. Eu não conheço terceiro turno”, ironizou.

Ao se referir à grande mídia, Hood disse que não é de hoje que os meios de comunicação manipulam o povo. “As pessoas não podem acreditar naquilo que veem na TV, elas têm que acreditar naquilo que veem nas ruas. As ruas dizem a verdade, a mídia não”.

Hip Hop contra o golpe

Diversos representantes do Movimento Hip Hop no Brasil divulgaram recentemente uma carta em defesa da democracia, frente às ameaças de golpe contra a legalidade institucional do país.

O documento afirma que “sempre que a Globo, a Veja, a Folha, a política e todos esses filhos da ditadura estiverem de um lado, nós estaremos do outro lado, do seu lado”, afirma, convocando “todas as manas e manos que vivem ou desenvolvem ‘arte-vismo’ nas periferias” a defenderem direitos democráticos.

A carta classifica como golpista as investidas da grande mídia, e de setores ligados ao capital, contra o governo da presidente Dilma Rousseff, eleita via processo eleitoral democrático constitucional.

“Quando homens sem caráter, que roubaram durante 500 anos riquezas da nação e tentam culpar a única mulher presidenta de nossa história, nós não vacilamos, lutaremos e diremos em alto e bom som: É GOLPE”, afirma o documento.

+ sobre o tema

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram...

Pepe Mujica e o compromisso radical com a democracia 

A morte de Pepe Mujica marca um ciclo raro...

para lembrar

UPPs serão expandidas para todo Brasil nos próximos quatro anos

  Um investimento de R$ 1,6 bilhão será feito nos...

Prêmio Bravo

Fonte: Terra-   O ator Lázaro Ramos apresenta pela segunda vez...

STF: Vice-presidente recebe grupo da ONU especializado em afrodescendentes

  O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Pesquisa CNI/Ibope: Dilma tem 40%, contra 35% de Serra

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da...

Brasil sobe 5 posições no ranking global de desenvolvimento humano, aponta relatório da ONU

O Brasil subiu cinco posições no ranking global do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado nesta terça-feira (6) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento...

Estudo aponta riscos de tecnologias de reconhecimento facial

Sorria! Seu rosto está sendo não só filmado, mas também classificado, comparado e identificado, principalmente por órgãos públicos de segurança. Na maioria das vezes sem seu conhecimento....

Desigualdade climática: estudo aponta que população mais pobre sofre consequências maiores por causa do calor

ASSISTA A REPORTAGEM A desigualdade social dificulta o acesso das pessoas à direitos básicos e, além disso, também afeta diretamente a maneira que cada grupo...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.