Marcha internacional contra o ‘genocídio’ é realizada em Salvador

Um ato na tarde de segunda-feira (24) foi iniciado no Largo dos Aflitos.
Participantes vestidos de preto fecharam Rua Carlos Gomes ao marcharem contra o genocídio do povo negro.

Um grupo se reuniu na tarde de segunda-feira (24) para realizar a “Marcha Internacional contra o Genocídio do Povo Negro”. A concentração ocorreu no Largo dos Aflitos, em frente ao quartel da Polícia Militar, em Salvador. O ato foi promovido pelo Movimento Reaja ou Será Morto.

no G1

Por volta das 16h45, o público caminhou em direção à Rua Carlos Gomes, onde bloquearam a passagem de veículos como forma de chamar atenção da sociedade para a situação. Os participantes seguiram pela Avenida Sete. Eles estavam de preto e caminharam com faixas que tinham frases como: “Reaja! Nós jamais nos calaremos”, além cartazes que estavam escritos nomes das pessoas que foram mortas.

Por conta da situação, o trânsito ficou completamente congestionado. Por volta das 18h30, o fluxo de veículos ainda era intenso com pontos de lentidão e o grupo estava na altura na Praça da Piedade.

Memorial
Um memorial foi instalado em um campo de futebol da Vila Moisés, no bairro do Cabula, em Salvador, para lembrar as 12 pessoas que foram mortas durante uma ação da Polícia Militar na localidade, em fevereiro deste ano.

O ato ocorreu na manhã desta segunda-feira.Segundo informações de Hamilton Borges, líder do Movimento Reaja ou Será Morto, que organizou a instalação do memorial, mães das vítimas e representantes de outros estados como São Paulo (SP), Ceará (CE),  Rio de Janeiro (RJ) e outras nacionalidades estiveram  no ato.

As fotos são do Facebook de  Iris De Oliveira enviadas para o Portal Geledés e contem fotos de:

 Iris De Oliveira, Leo Ornelas, Marcos Musse, Fafá M. Araújo

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...
-+=