‘Maria da Vila Matilde’: violência contra a mulher é tema de música do novo álbum de inéditas de Elza Soares

Cheia de suingue, novas experimentações e empoderada.

Essa é Elza Soares aos 78 anos.

Ela e sua voz rouca emblemática estão de volta com o single Maria da Vila Matilde, canção que satiriza e expõe a violência contra a mulher: “você vai se arrepender se levantar a mão para mim”, canta Elza no refrão.

A música foi escolhida para apresentar seu novo álbum A Mulher do Fim do Mundo só com músicas inéditas. A Natura Musical, nesta terça-feira (11), disponibilizou a faixa para download:

O disco nasceu de um encontro entre a cantora carioca, com mais de 60 anos de carreira, e a estética musical contemporânea de São Paulo que inclui bandas e coletivos como Metá Metá e Passo Torto.

A direção artística é de Celso Sim e Romulo Fróes. As 11 composições são assinadas tanto por integrantes do grupo quanto por outros compositores paulistas, como Cacá Machado, Clima, Douglas Germano e José Miguel Wisnik, entre outros.

Produtor do álbum, Guilherme Kastrup afirma que “além da interpretação vigorosa e cheia de malandragem da Elza, vale a pena reparar no brilhante solo que ela fez duelando com o trombone, como se fosse um instrumento de sopro tocado por um grande instrumentista de jazz”.

E a gente concorda.

baixe a música aqui


‘Maria da Vila Matilde’ (Porque se a da Penha é brava, imagine a da Vila Matilde!)’, faz parte do álbum “A Mulher do Fim do Mundo”, primeiro disco da Elza Soares, só com canções inéditas. A música é um retrato sobre o problema da violência doméstica contra as mulheres no Brasil. “A música é na sua essência um samba-de-breque à la Kid Morengueira, com arranjo distorcido da banda, que dialoga com a tradição do samba e do rock sem se prender a nenhum estereótipo de gênero”, comenta Kastrup. “Além da interpretação vigorosa e cheia de malandragem da Elza, vale a pena reparar no brilhante solo que ela fez duelando com o trombone, como se fosse um instrumento de sopro tocado por um grande instrumentista de jazz”, completa.

 

O projeto, “A Mulher do Fim do Mundo” foi selecionado através do Edital São Paulo 2014 e incluí a gravação do disco e shows de lançamento, o álbum tem previsão de lançamento para outubro.

 

Ficha Técnica

MARIA DA VILA MATILDE

(Porque se a da Penha é brava, imagine a da Vila Matilde!)

Autor: Douglas Germano

Kiko Dinucci – Guitarra

Rodrigo Campos – Guitarra

Marcelo Cabral – Baixo

Felipe Roseno – Percussões

Guilherme Kastrup – Bateria

Edy Trombone – Trombone

Arranjo de base: Kiko, Rodrigo, Cabral, Roseno e Kastrup

+ sobre o tema

Jornalista faz experimento e sofre assédio por 2 horas andando em Teresina

Experiência de jornalista do O Olho filmada com câmera...

Após tentativa de estupro na UFU, DCE pede abertura de sindicância

Na noite da última segunda-feira (21), uma estudante de...

14 dados que mostram a persistência da violência contra a mulher no Brasil

A violência contra a mulher caso você ainda esteja...

para lembrar

3 mulheres excluídas da sua aula de História do Brasil

Dom Pedro I proclamou a Independência no dia 7...

Alicia Keys se declara ‘apaixonada’ pelo Brasil em carta; leia

A cantora Alicia Keys, que veio ao Brasil...

Negra e ex-quebradeira de coco: quem é a 1ª mulher a governar o Piauí

Uma ex-quebradeira de coco que virou professora de francês...

O dia das mães e a afetividade das mulheres negras

Em pleno século XXI me angustia a ausência de...
spot_imgspot_img

Reação de IZA ao saber de indicação ao Grammy Latino viraliza na web

Após ser indicada ao Grammy Latino 2023 na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa pela música Fé, IZA viralizou nas redes sociais, nesta terça-feira (19), após aparecer em um vídeo...

Sesc Belenzinho recebe a cantora Maíra Baldaia

O Sesc Belenzinho recebe a cantora Maíra Baldaia no dia 23 de setembro, sábado, no Teatro, com ingressos de R$ 12 (Credencial Sesc) a R$ 40 (inteira).  O show apresenta canções do último álbum lançado OBÍ, que...

A luta por uma ministra negra

Nas últimas semanas, parte da militância virtual petista passou a atacar duramente o humorista Gregorio Duvivier por sua defesa da nomeação de uma mulher negra para...
-+=