Mart’nália

Mart’nalia por Martinho

Fabricação Própria

Mart’nália é invenção minha.

É uma mistura de Martinho, eu, com Anália sua mãe que já viajou para um lugar melhor, creio.

“Molambo” de Ao Vivo por Djavan/Mart’nalia. Lançado: 2005. Faixa 7. Gênero: Latin.

Tinália, a Tina, a Martina, a Carvu, parece ser despojada, mas é valiosa; dá a impressão de ser uma pessoa desligada, mas está sintonizada em tudo que acontece, principalmente no mundo da música e como todos os grandes artistas, é sonhadora.

A “Sonora Mart’nália”, como algumas pessoas se referem a ela, é musicista, cantora e compositora e está entre as artistas mais completas que eu conheço.

Que cantora!… O seu canto é doce, negro, suingado e o seu timbre é especial.

Tem corpo de dança para qualquer ritmo e gosta de dançar,toca violão e é percussionista de quase todos os instrumentos de ritmo.

Compositora popular, é minha parceira e membro da Ala de Compositores da E.S.Unidos de Vila Isabel.

Deus te abençoe, Mart’nália.

Martinho da Vila,
o pai coruja, janeiro 2005.




biografia

Mart’nália samba desde que nasceu. Acompanhava o pai às rodas de Vila Isabel ainda muito pequena e foi assim que se apaixonou pela música. Foi lá que aprendeu a sambar, cantar, tocar violão e pandeiro.

Entre as décadas de 80 e 90, chegou a gravar dois discos “de brincadeira”, como ela mesma gosta de dizer. Mart´nália (1985) saiu pela gravadora 3M e tinha direção musical de Ruy Quaresma. Somente dez anos depois chegaria às lojas seu segundo disco, Minha Cara (gravadora ZFM), sob os cuidados musicais de Ivan Machado.

Em 2002, lançou seu terceiro álbum, Pé do meu Samba (Natasha Records), que ela considera seu primeiro “de verdade”, produzido por Celso Fonseca e dirigido por Caetano Veloso, foi unanimemente elogiado pela crítica e rendeu uma longa e produtiva temporada de shows, registrada em CD e DVD.

Mart´nália ao Vivo (2004, Natasha Records) teve produção musical da própria cantora e direção, roteiro e concepção de Marcia Alvarez. O show foi gravado no Olimpo/ Rio de Janeiro e teve as participações especiais de Caetano Veloso, Celso Fonseca, Djavan, Martinho da Vila, Moska e Zélia Duncan.

Em 02 de fevereiro de 2006, Mart’nália coloca no Brasil e Europa o álbumMenino do Rio. Seu quinto disco é o primeiro lançado pelo selo Quitanda, de Maria Bethânia – que fez toda a direção artística do trabalho, emprestou a voz e seu maestro Jaime Além para a direção musical. É o mais diversificado de seus trabalhos e emplaca a música “Cabide” (presente de Ana Carolina) da novela das oito, Paraíso Tropical, dirigida por Gilberto Braga. Foi também indicada ao Grammy deste ano como o melhor cd de samba “Mart’nália em Berlim”.
Em 2008 faz show no Festival de Montreaux, Londres, Amsterdã, Tubigen, Lisboa, Nova Iorque e Miami.

Lança em Agosto o disco Madrugada, com direção artística de Marcia Alvarez e arranjos de Arthur Maia e Celso Fonseca. Emplaca outro sucesso, dessa vez na abertura da Novela “Três irmãs” da Rede Globo dirigida por Dennis Carvalho com a musica Don’t worry, be happy!.

Estréia o show do disco em setembro no VIVO RIO para 2.000 pessoas e passa por São Paulo, Salvador, Maceió, Belém, Belo Horizonte e varias outras cidades fechando o ano com chave de ouro fazendo o “Reveillon de COPACABANA 2008/2009” para um publico estimado em dois milhões e meio de pessoas.

Em 2010 abre o verão do CIRCO VOADOR, RJ, com lotação máxima da casa. Faz um show para 20.000 pessoas na Cidade de Deus em comemoração ao dia de São Sebastião, e é convidada por Roberto Carlos para ser uma das Divas no show de 50 anos de carreira do Rei.
Participa do renomado festival FESTIVAL BACK 2 BLACK, e termina o ano cantando no Reveillon de Belém do Pará.

Novamente abrindo o VERÃO do CIRCO VOADOR, começa o ano e participação no disco do pai, Martinho da Vila e cantando o samba enredo da Vila Isabel sobre Noel Rosa.

Em abril, Mart’nália faz uma RODA de semba para o DVD África com ilustres convidados como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Martinho da Vila e Mayra Andrade (de Cabo Verde).

Viaja em junho Para China–Changhai, Johannesburg e Moçambique–Maputo. No mês seguinte, embarca para Lyon e canta no Festival de Vienne-França. Segue para Londres e Lisboa.

O DVD Em ÁFRICA é finalmente lançado no final de julho e o show de estréia é no HSBC Brasil-São Paulo, em 06 de agosto, dando o pontapé inicial de sua nova Tournée.

Em 2011 Mart’nália se une a Marcelo D2 e Arlindo Cruz formando com eles o trio dos EMBAIXADORES DA BOA , cerveja da Antártica.

Em abril ela realiza o sonho de apresentar ao vivo o disco Minha Cara (de 1995 relançando em 2010 pela gravadora Biscoito Fino), dirigida por Martinho Da Vila, obtendo sucesso absoluto em 06 apresentações.

Em outubro ela entra em estúdio tendo Djavan como diretor e produtor artístico do novo trabalho. Músicas inéditas de Gilberto Gil, Ivan Lins, Zélia Duncan, Nando Reis, Moska, Dadi, Lula Queiroga, Martinho da Vila, Junior Almeida e Caetano Veloso fazem parte do repertório.

Este ano (2012), pela terceira vez abre o VERÃO do CIRCO VOADOR, e faz também o “Verão do Rio”, na Marina Da Gloria.

O disco novo “Não tente compreender” já está na fábrica e enquanto espera sua chegada, Mart´nália faz show nos teatros dos sesis pelo litoral e interior do Rio.
O lançamento nas lojas será dia 12 de abril e enquanto a música de “Namora comigo” de Paulinho Moska emplaca nas rádios, ela se prepara para a estréia do novo show em 12 de maio no Vivo Rio – Rio de Janeiro.

Citações e shows importantes:

2002
Desde que o show Pé do meu Samba era ainda um projeto, Mart’nália decidiu que convidaria sempre um amigo para dividir com ela algumas músicas. Sua intenção era criar no palco o clima “à vontade” das rodas de samba. Pensou em aproveitar o momento voz e violão no meio do show, onde o repertório pode ser mais flexível, e encaixar ali as canções que faria em dueto com seu convidado. Canções dela, canções do convidado.
Deu certo. Passaram pelo palco de Pé do Meu Samba Alcione, Beth Carvalho, Caetano Veloso, Celso Fonseca, Fernanda Abreu, Geraldo Azevedo, Ivan Lins, Jussara Silveira, Lenine, Luiz Melodia, Martinho da Vila, Moska, Pedro Luís, Sandra de Sá, Toni Garrido, Zé Renato e Zélia Duncan. Essa possibilidade de ter, em cada apresentação, um parceiro de palco diferente trazendo outras canções, manteve o show sempre vivo, em constante movimento, nunca acomodado.
No mesmo em novembro, foi convidada por Caetano Veloso a participar do Projeto Pão Music em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, e no Rio de Janeiro, na Praia de Copacabana.
Com seu pai, Martinho da Vila, cantou no Canecão no projeto MPBR e seguiu fazendo uma tour por Portugal.
Pé do Meu Samba também foi apresentado no Posto 3 na praia de Copacabana em show aberto durante o reveillon de 2002/2003.

2003
Às vésperas do Carnaval de 2003, Mart’nália participou do show da Estação Primeira de Mangueira, fazendo dueto com Chico Buarque em ”Sem Compromisso” (Geraldo Pereira/ Nelson Trigueira) e “Deixe a Menina” (do próprio Chico). No Carnaval, participou, em Salvador, do trio-elétrico Expresso 2222, comandado pelo nosso ministro Gilberto Gil.
A parceria musical com Zélia Duncan reforçou a amizade das duas e rendeu canjas memoráveis de Mart’nália nos shows que, em março, Zélia apresentou no Sesc Pompéia (São Paulo) e no Teatro Rival (Rio de Janeiro). Em abril, Mart´nália fez o Teatro Rival BR, no Centro do Rio, com participações de Djavan, Leila Pinheiro, Preta Gil e Celso Fonseca.
Na seqüência, participou em São Paulo (Tom Brasil – Nações Unidas) e em Salvador (Teatro Castro Alves) do projeto Elas Cantam Chico, acompanhada por Claudio Jorge ao violão, dividindo o palco com outras oito cantoras, e sob a direção de Elias Andreatto.
Em junho, acompanhou seu pai Martinho da Vila em temporadas por várias cidades de Portugal e Angola. Voltou a Portugal em outubro, para lançar por lá seu Pé do Meu Samba.
Levou ainda esse show para a Zona Norte do Rio de Janeiro, gravando pelo multishow um CD e DVD ao vivo no Olimpo, com as participações de Caetano Veloso, Celso Fonseca, Djavan, Martinho da Vila, Moska e Zélia Duncan, lançado em 2004
A convite de Miguel Falabella, participou como atriz em O Pé da Árvore de Natal, auto de Natal que foi um grande sucesso de crítica e público. Ficou praticamente dois meses nesse projeto, entre novembro e dezembro.

2004
O ano abriu para Mart´nália com quatro shows dentro do Skol Rio, sempre trazendo convidados especiais como D.Ivone Lara, Zélia Duncan, Celso Fonseca, Moska e os Parceiros da Vila Isabel junto com a Bateria da escola.
Em abril, foi convidada por Caetano Veloso para fazer uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova York, e também para dar um workshop sobre samba para os alunos da UNY no mesmo teatro.
Voltou para Portugal por mais duas vezes. E gravou participações especiais nos discos de Moska, Marcelinho da Lua, Fernanda Abreu, Homenagem a Clara Nunes e Samba para as Crianças (este último ganhou o Grammy).
Em novembro é lançado Mart´nália ao Vivo, o CD gravado nos shows do Olimpo, no ano anterior. Os shows de lançamento, no Teatro Rival, também contaram com as participações de Caetano Veloso, Djavan, Martinho da Vila, Moska e Zélia Duncan no mesmo mês no Teatro Rival – que gerariam um DVD para fevereiro de 2005. O lançamento ganhou a capa do “Segundo Caderno” de “O Globo” com a chamada: “O samba que deu pé”.
Em dezembro, Mart´nália é convidada pelo Governo da França para a “Ilê de la Reunion”, onde passou o mês dando um workshop de samba junto com outros músicos e formando uma Escola de Samba. Apresentou seu show por lá no dia 20 de dezembro, quando a Ilha comemora a “Libertação dos Escravos”.

2005
Mart’nália começou o ano com duas temporadas fixas: todas as quartas de janeiro no Centro Cultural Carioca, e todos os domingos na Melt.
Participou do Show da Mangueira, cantando com Djavan no Canecão e com Emilio Santiago no Tom Brasil, em São Paulo.
Em fevereiro, lançou seu DVD Mart’nália ao Vivo na Modern Sound.
Em 1º de maio, participou do Encontros Tim, na praia de Copacabana, com Marcelo D2, Marisa Monte e Paulinho da Viola. No dia 13 do mesmo mês, comemoração da Libertação dos Escravos, se apresentou na Quadra da Escola da Vila Isabel, com participações de Sandra de Sá e Zélia Duncan.
Dia 26 de junho, iniciou sua tour pela Europa, dando o pontapé inicial pelo 15º Festival Latino Americano em Milão, indo depois para Porto, Lisboa, Paris (no Espaço Brasil-França) e Roma.
Em 14 de novembro, começou a gravação do seu quinto CD, com a direção artística de Maria Bethânia e direção musical de Jaime Alem.

2006
No simbólico dia 2 de fevereiro, Mart’nália lança Menino do Rio, seu mais recente CD. Esse é também seu trabalho mais diversificado. De Caetano (na recriação de “Menino do Rio”) a Celso Fonseca (no partido alto “A origem da felicidade”, com a bateria da Vila Isabel); de Luiz Melodia (na releitura de “Estácio, Holly Estácio”) a Ana Carolina (da impagável “Cabide”); do suingue carioca-gaúcho de Totonho Villeroy, em “São Sebastião” (com participação de Bethânia), ao pop dos amigos e parceiros Moska e Leoni, em “Soneto do teu corpo”, passando pela balada de Guilherme Arantes, “Só Deus é quem sabe”.
Dentre os que tem o samba por religião, estão Martinho da Vila e Nelson Rufino, que assinam “Nas águas de Amaralina”. Roque Ferreira e Jorge Agrião empunham a bandeira do samba-de-roda, na hospitaleira “Casa da minha comadre”. Das sonoridades do Recôncavo ao fundo de quintal tipicamente carioca de “Boto meu povo na rua”, de Arlindo Cruz, Acyr Marques e Ronaldinho, com participação de Arlindo Cruz, no banjo, até o ancestral Monsueto, de “Casa 1 da Vila”.
Seja ainda como compositora – na irresistível “Essa mania”, em parceria com Moska; no samba de intensa riqueza melódica “Sem perdão a vida é triste e solidão”, feito com Ana Costa e Zélia Duncan; nas parcerias com Paulinho Black (“Pára comigo”) e Mombaça (“Pretinhosidade”) – ou como musa – na faixa que abre o disco, “Pra Mart’nália”, de Fred Camacho e Jorge Aragão -, tudo é samba na voz e no estilo de Mart’nália.
Neste mesmo ano junho de 2006, ela recebe o convite de ir para Berlim na “Copa das Culturas”, onde além de fazer seu show por inteiro, é convidada por Chico Buarque a fazer um especial de duas músicas com ele: Sem Compromisso e Deixa a Menina.
Isso tudo virou um DVD/CD “Mart’nália em Berlim ao vivo”, gravado por Roberto de Oliveira com direção, roteiro e concepção geral de Marcia Alvarez e lançado em dezembro. Entre as canções do cd Menino do Rio, no roteiro estão “Tiro ao Álvaro” de Adoniran Barbosa, “Formosa” de Vinicius de Moraes e Baden Powell e tantos outros sambas, como também a apresentação de Mart’nália com Chico Buarque e com Luiz Melodia cantando “Estácio, Holly Estácio” gravado aqui no Rio de janeiro.

2007 
Mart’nália ganha um presente especial, que é a entrada da musica “Cabide” (Ana Carolina) na novela Paraíso Tropical de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, e dirigida por Dennis Carvalho. Isso faz com que ela entre literalmente na casa das pessoas todas as noites em horário nobre (Brasil e exterior).
Neste ano ela tem feito shows em vários lugares no Brasil como também fez 3 shows em Angola na Casa 70 e todos lotados.
Participou do cd e dvd de Alcione “ De tudo que eu gosto” com a musica “Laguidibá” (Nei Lopes, Magnu Souzá e Maulilio de Oliveira).
Foi chamada por Emilio Santiago para fazer percussão e vocal nas suas canções gravadas por ele, que são: “Não me balança mais” (Mart’nália e Viviane Mosé), “Contradição” (Mart’nália) e Tentação (Mart’nália).
Foi também indicada ao Grammy deste ano como o melhor cd de samba “Mart’nália em Berlim”.
Viajou por várias capitais e interiores com esse show.
Seu “Reveillon foi em Recife- Pe” , cantando ao ar livre.

2008
No carnaval, ela decidiu não sair na sua escola “Vila Isabel” e foi alegrar os cassinos de Portugal, fazendo os “Casino de Chaves“ e “Casino de Espinho”.
Conquistou o Premio do Rival Petrobrás de “Aclamação”, e se dedicou durantes os meses de março e abril a compor para seu novo disco.
Em maio entrou em estúdio na gravadora Biscoito Fino, e terminou a gravação no início de julho. Em seguida fez uma tour Européia e USA, que começou dia 12 de julho com o FESTIVAL de Montreaux, no mesmo palco de Gilberto Gil e Elba Ramalho, seguindo dia 14 de Julho – em LONDRES – na casa de show “Guanabara”; dia 16 de Julho em AMSTERDÃ – ‘Bimhuis” um teatro de 300 lugares, dia 18 de Julho –TUBINGEN – “Festival Afro Brasil”, dia 19 de Julho – LISBOA – “Festival Delta Tejo” no mesmo palco de Ana Carolina, Mariza e Adriana Calcanhoto para um público de 15.000 pessoas, dia 23 de Julho – NEW YORK – “Lincoln Center” para um publico de 1.000 pessoas e fechando no dia 26 de Julho – MIAMI – ‘Culture Room’ para um publico de 600 pessoas.
Agosto 12, foi o lançamento do cd “Madrugada”, direção artística de Marcia Alvarez e arranjos musicais de Arthur Maia e Celso Fonseca. Sucesso na abertura da Novela “Três irmãs” dirigida pelo Dennis Carvalho na Rede Globo com a musica Don’t worry, be happy!.
Antes de estrear seu show, foi a Quito-Equador fazer duas apresentações para a Embaixada Brasileira, um para a Recepção Oficial pelos 186º Aniversário de Independência do Brasil e o outro no Palácio Cristal, Centro Cultural de Itchimbia.
Dia 26 de setembro estreou seu novo show no VIVO RIO para 2.000 pessoas.
Passou já por São Paulo, Salvador, Maceió, Belém, Belo Horizonte e varias outras cidades.
Em Novembro esteve em Moçambique-Maputo, fazendo 03 shows e captando imagens para seu próximo DVD programado para 2009.
Termina o ano com chave de ouro, o “Reveillon de COPACABANA 2008/2009” com um publico estimado de 2,5 milhões e meio de pessoas.

2009 
Começa o ano abrindo o verão do CIRCO VOADOR na Lapa-Rio de janeiro, cantando para 3.000 pessoas, lotação da casa – ingressos esgotados.
Em 20 de janeiro, feriado no Rio, dia de São Sebastião – protetor da cidade-, Mart’nália é convidada pela REDE GLOBO para fazer um show ao ar livre na comunidade “Cidade de Deus” e com ela Caetano Veloso, o africano cu duro Yuri da Cunha, MV Bill, Nega Gisa entre outros…para um público de mais de 20.000 pessoas.
Convidada por Roberto Carlos para ser uma das DIVAS nos 50 anos da carreira do rei, ela participa do CD e DVD que lançado no final do ano.
Em junho fez 02 shows na África-Angola, onde mais imagens foram captadas para o novo DVD que termina em Dezembro no Senegal.
No mês de agosto, fizemos parte do FESTIVAL BACK 2 BLACK, onde Mart’nália teve uma noite especial com a CELEBRAÇÃO DO SAMBA onde teve convidados como Angelique Kidjo (Benim), Paulo Flores (Angola), Mayra Andrade (Cabo Verde), Omara Portuondo (Cuba), e nossos artistas brasileiros: D. Ivone Lara, Luiz Melodia, Marina Lima, Margareth Menezes, Rodrigo Maranhão e Maria Gadú cantando e celebrando com ela.
O Reveillon desse ano foi festejado com um lindo show em Belém do Pará no Angar.

2010
O ano começa com a abertura do VERÃO do CIRCO VOADOR e participação do Bloco Spanta Neném, participação no disco do pai Martinho da Vila e se continuação do show.
No carnaval, Mart´nália desfila e canta o samba enredo da VILA ISABEL sobre Noel Rosa feito por Martinho da Vila.
Em abril, Mart’nália faz um convite para Mayra Andrade (cantora de Cabo Verde) participar de uma RODA de semba para o DVD África gravada na casa de sua empresária Marcia Alvarez. Ela topa e se junta a outros artista como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Martinho da Vila e músicos maravilhosos como Claudio Jorge, Arthur Maia, Alfredo Doca Machado, Thiago da Serrinha, Pedro Moraez e os percussionistas companheiros de banda Macaco Branco, Menino Brito, Jr Crispin, Marcelinho Moreira, André Siqueira. Os vocais de Analimar, Dandara e Maira (todas irmãs) e também integrantes oficiais além da cantora paulista Verônica Ferriani.
Em junho, viagem Para China–Changhai – Expo 2010, onde fez duas apresentações, uma ao lado de Carlinhos Brown e a outra no Red Hall Center, embarcando em seguida para Johannesburg onde fez dois shows em Soweto (a maior favela do mundo) e 04 shows na Casa Brasil, projeto feito pela APEX na Copa e de novo em Moçambique–Maputo.
No mês de julho, Mart’nália embarca para Lyon, onde faz show no Festival de Vienne-França, na comemoração de 30 anos do Jazz e é ovacionada tendo que voltar ao palco. Em seguida faz as cidades de Grenoble e Paris no Park La Villette, onde também havia o show de Marcelo D2.
Segue para Londres com show no Elizabeth Hall Center, um teatro de 750 lugares lotado e aplaudida em pé. Viaja para Portugal e faz o show em Lisboa comemorando 100 anos de República ao ar livre. No mesmo evento cantaram Carlos do Carmo, Carminho e Lura (cabo verde).
O DVD “em ÁFRICA” é finalmente lançado no final de julho e o show de estréia é no HSBC Brasil-São Paulo, em 06 de agosto, dando o pontapé inicial de sua nova Tournée de 2010.

2011

Mais uma vez abrindo o VERÃO do Circo Voador com casa lotada, o ano começa também com vários shows em quadras de escolas de samba do Rio de Janeiro. Mart’nália foi escolhida a madrinha do “Spantinha”; grupo de crianças que fazem uma bateria infantil/adolescente do morro Santa Marta-Botafogo, e festeja com seu bloco de carnaval “Kizomba” muitas noites em Vila Isabel.
No Carnaval, ela faz 04 shows em Recife, todos ao ar livre, inclusive no maior palco da cidade, o Marco Zero.
Mart’nália se une a Marcelo D2 e Arlindo Cruz formando com eles o trio dos EMBAIXADORES DA BOA , cerveja da Antártica e emplaca o jingle de sua autoria com o parceiro Jorge Agrião nas paradas e comerciais de TV do TRIO.
Em abril, ela faz uma pausa no show “África” para realizar o sonho de apresentar ao vivo o disco “Minha Cara” (de 1995 relançando em 2012 pela gravadora Biscoito Fino), e no Teatro Rival-BR faz apenas 06 apresentações dirigida por Martinho Da Vila, obtendo sucesso absoluto.
Em outubro ela entre novamente em estúdio tendo Djavan como diretor e produtor artístico desse novo trabalho. Usando sempre os primeiros dias da semana, sem muita agenda no estúdio, pois os finais de semana a agenda continuava lotada.
O estúdio foi intenso, com uma nova formação de base com Théo Zagrae na bateria, Tavinho Menezes no violão, Renato Fonseca no piano, e Arthur Maia dividindo os baixos com Sergio Brandão. Convidados especiais foram chamados pra solar seus instrumentos como Marcelo Martins no Sax e Sergio Chiavazzoli no banjo e Jessé Sadoc no Trumpete. As músicas (quase todas inéditas) ganharam em sua maioria arranjo de Djavan, sendo 01 de Arthur Maia e outra arranjo coletivo.

2012
Pelo terceiro ano consecutivo abrimos em janeiro o VERÃO do CIRCO VOADOR, com casa lotada e show recheado de sucessos.
Em fevereiro, fizemos pela segunda vez o Verão do Rio, na Marina Da Gloria e continuamos a fazer shows pelo Brasil até inicio de fevereiro.
No Carnaval deste ano ela tira férias, depois de 09 anos de trabalho consecutivos nessa época.
O disco novo vai pra fábrica no mês de março e a parceria Djavan/Mart´nália deu tão certo, que um vídeo release está sendo gravado com o depoimento dos autores das músicas como Gilberto Gil, Ivan Lins, Zélia Duncan, Nando Reis, Adriana Calcanhotto, Moska, Dadi, Lula Queiroga, André Carvalho, Max Viana, Martinho da Vila, Junior Almeida e Caetano Veloso, todos falando sobre a agradável surpresa da gravação.
Agora, enquanto espera a chegada do disco novo que tem pré-venda pelo site www.biscoitofino.com.br/mart´nalia desde o início do mês, Mart´nália faz show nos teatros dos sesis pelo litoral e interior do Rio.
No dia 12 de abril, está marcado a chegada nas lojas do disco “Não tente compreender”, e enquanto emplaca a música de trabalho “Namora comigo” de Paulinho Moska nas rádios, se prepara para a estréia do novo show em 12 de maio no Vivo Rio – Rio de Janeiro.

 

Fonte: Martnália www.martnalia.com.br/

+ sobre o tema

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...

Heloisa Pires Lima – A criação literária como um fio condutor

No meu caso, a criação literária é um...

‘Lima Barreto, ao terceiro dia’ conta vida e obra do escritor

Com texto de Luiz Alberto e direção de...

Seleção exibirá faixa contra armas, drogas, violência e racismo em partidas

Faixa exibida pela Seleção Brasileira nos últimos jogos...

para lembrar

Barbara Hendricks

Barbara Hendricks nasceu em 20 de novembro de 1948...

Elza Soares fala de fase muito louca quando era roqueira e cantava no Madame Satã

Elza Soares é um farol. Quando a diva de 77 anos...

Respect! Garota rouba a cena em apresentação e encarna Aretha Franklin

Era para ser uma simples apresentação de "balé" de três...

Hoje na História, 02 de agosto de 1944, nascia Naná Vasconcelos

Filho de um violonista de Recife, teve na infância...
spot_imgspot_img

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Beyoncé revela que Stevie Wonder tocou gaita em uma das faixas de seu novo disco ‘Cowboy Carter’; ouça

Beyoncé revelou que Stevie Wonder tocou gaita em "Jolene", uma das faixas do seu novo disco "Cowboy Carter". A informação foi dada pela própria cantora durante o...

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...
-+=