Imigração de Escravos? Ministério da Justiça: Há cinco séculos, imigrantes de todas as partes do mundo ajudam a construir nosso país

Lançada nesta terça-feira (13) pelo Ministério da Justiça, uma campanha nas redes sociais com objetivo de enfrentamento à xenofobia e intolerância contra refugiados e imigrantes no Brasil gerou muita polêmica. As reações negativas, porém, se justificam.

no Brasil Post

imigrante escravo2

Na peça divulgada na página da pasta, o jovem negro Matheus Gomes, de 18 anos, aparece sorrindo, com os seguintes dizeres ao lado: “Meu avô é angolano, meu bisavô é ganês. Brasil. A imigração está no nosso sangue”. Abaixo da imagem, a mensagem do ministério dizia o seguinte: “Há cinco séculos, imigrantes de todas as partes ajudam a construir nosso País”.

Screen Shot 2015-10-15 at 10.10.07

Rapidamente a pasta foi alvo de uma enxurrada de mensagens negativas. A sua grande maioria, as críticas ao conteúdo da campanha diziam respeito ao fato de que o ministério teria confundido imigração com escravidão.

imigracao escravidao3 imigracao escravidao2 imigracao escravidao1

A abolição da escravatura no País data de 1888, ou seja, há 127 anos – o que significa que escravos formaram a mão de obra nacional por 388 anos. Estima-se que o Brasil tenha recebido aproximadamente 5 milhões de escravos negros, ao passo que outro 3 milhões tenham morrido antes de desembarcarem em terras brasileiras.

Antes de toda a polêmica, o presidente do Conselho Nacional para Refugiados e Secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, disse que a meta da campanha era “esclarecer a nossa identidade cultural, migratória”.

“As manifestações de xenofobismo são pontuais, mas acreditamos que são dão por falta de informação (…). O Brasil foi forjado por fluxos migratórios e essa é a nossa natureza”, avaliou.

Para o professor de História da PUC-SP, Luiz Antônio Dias, especialista em estudos afro-brasileiros, trata-se de uma “propaganda de mau gosto”.

“Cronologicamente, os ascendentes do menino da campanha realmente não poderiam ser escravos, mas a peça mexe com uma questão simbólica, faz menção aos antepassados negros dos brasileiros e nesse caso a grande referência é a escravidão. É uma falta de sensibilidade. Não se pode sugerir que escravidão e migração sejam semelhantes. Nem reforçar o mito de escravos felizes ou de democracia racial. O melhor caminho seria retirar a propaganda do ar”, disse Dias ao jornal O Globo.

O Ministério da Justiça já informou que não pretende retirar a campanha do ar. Em nota, a pasta explicou que “apoia a importante discussão sobre a escravidão na nossa história” e que “o governo promove diversas medidas de inclusão para reverter essa triste herança”.

Essa foi a segunda vez neste semestre que o governo federal realizou uma campanha de esclarecimento sobre a situação dos refugiados e imigrantes no País. A primeira etapa ocorreu entre os dias 18 de agosto a 22 de setembro e teve o seguinte mote: “Para os refugiados, o Brasil é uma oportunidade de viver”.

Números de refugiados no Brasil

Atualmente, estão reconhecidos como refugiados no Brasil 8.530 estrangeiros. Entre as maiores comunidades está a de nacionalidade síria com 2.097, seguida por angolanos (1.480); colombianos (1.093) e congoleses (850).

Na última sexta-feira (9), a presidente Dilma Rousseff encaminhou uma Medida Provisória ao Congresso que concede crédito extraordinário de R$ 15 milhões para o fortalecimento da política de assistência a refugiados e imigrantes.

De acordo com Beto Vasconcelos, atualmente a Secretaria Nacional de Justiça conta com um orçamento de R$ 8 milhões para executar todas as ações que estão sob sua guarda. Nas próximas semanas integrantes do Ministério da Justiça deverão se reunir com representantes de Estados e municípios que recebem o maior fluxo de refugiados e imigrantes para definir as prioridades para a distribuição do recurso.

Parte do orçamento deverá ser aplicado na ampliação da rede pública que tem atuado na integração dos refugiados e imigrantes por meio de cursos da língua portuguesa e ingresso laboral.

(Com Estadão Conteúdo)

+ sobre o tema

Depoimentos de Escravos Brasileiros

Em julho de 1982, o estudante de história Fernando...

Arqueólogos acham peças de engenho de 1580 em São Paulo

Descoberta ajuda a documento o início do ciclo da...

Juremir Machado da Silva: ‘muitos comemoram Revolução sem conhecer a história’

Samir Oliveira O jornalista e historiador Juremir Machado da Silva...

Fotografias definiram a visão que o Ocidente tem da África

Imagens de africanos começaram a circular pela Europa no...

para lembrar

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

Na Feira do Livro, Sueli Carneiro escancara racismo que ainda divide o Brasil

"Eu vivo num país racialmente apartado", afirma a filósofa Sueli...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Em Moçambique, Anielle Franco assina acordo de combate ao racismo

Com agenda intensa em na África do Sul, a...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=