Ministra Luiza Bairros é condecorada com a medalha Mérito Santos Dumont

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, foi condecorada hoje (20) com a medalha “Mérito Santos-Dumont”. Autoridades civis e militares foram agraciadas com a insígnia, em cerimônia presidida pelo vice-presidente da República, Michel Temer, na Base Aérea de Brasília.

A imposição das condecorações integrou as comemorações pelo 138º aniversário do Marechal-do-Ar, Alberto Santos Dumont, que é patrono da Aeronáutica.

Além da execução dos hinos da bandeira e dos aviadores, o ritual incluiu um desfile em continência ao vice-presidente, que transmitiu os cumprimentos da presidenta da República, Dilma Rousseff, em seu pronunciamento. Temer também destacou a disciplina, a ética e o respeito à hierarquia como traços da personalidade de Santos Dumont que determinaram o pioneirismo do brasileiro na aviação mundial.

A Medalha “Mérito Santos-Dumont” foi criada pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, em homenagem ao espírito de Alberto Santos Dumont. A distinção é concedida a militares da Força Aérea Brasileira que se destacaram no exercício de sua profissão; a militares das Forças Armadas nacionais ou estrangeiras, que se tornaram credores da homenagem; e a cidadãos e cidadãs brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira.

Também foram condecoradas, entre outras autoridades, as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Anna Buarque de Hollanda (Cultura), Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Miriam Belchior (Planejamento), Izabella Vieira Teixeira (Meio Ambiente), Helena Chagas (Comunicação), Iriny Lopes (Política para Mulheres), Maria do Rosário (Direitos Humanos).

Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Antonio Patriota (Relações Exteriores), Garibaldi Alves Filho (Previdência Social), Alexandre Padilha (Saúde), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Paulo Bernardo (Comunicações), Fernando Souza Coelho (Integração Nacional), Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira (Pesca e Aquicultura), Wellington Moreira Franco (Assuntos Estratégicos), José Leônidas Wagner Bittencourt (Aviação Civil), Alexandre Tombini (presidente do Banco Central), Luiz Fux (Supremo Tribunal Federal).

Fonte: Clipping SEPPIR

+ sobre o tema

O empoderamento necessário

O termo empoderamento muitas vezes é mal interpretado. Por...

Um em cada três adultos no mundo têm pressão alta, indica OMS

No Brasil, 39,4% dos homens com mais de 25...

Era uma vez, em Irajá

A recomendação de uma professora mudou o destino de...

Pernambuco lembra o Dia Mundial da Doença Falciforme

  O Dia Mundial da Doença Falciforme, comemorado hoje está...

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=