Moro promete atenção à investigação do caso Marielle: ‘Esse crime tem que ser solucionado’

Enviado por / FonteDa Jovem Pan

O futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou que irá dar atenção especial à investigação dos assassinatos da ex-vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. “O assassinato de Marielle e Anderson tem que ser solucionado”, declarou em entrevista coletiva nesta terça-feira (6), em Curitiba.

Confessando não ser totalmente familiar ao caso, Moro disse que irá estudar a investigação. “Assumindo o Ministério, vou me inteirar e ver o que podemos fazer”, prometeu.

Na última quinta-feira (1), o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, anunciou que mandou a Polícia Federal abrir um inquérito para apurar denúncias de que haveria um esquema para impedir a “elucidação dos mandantes e executores reais” do crime. A partir de 2019, Moro será responsável também pela PF, uma vez que irá acumular as pastas da Justiça e Segurança Pública.

Marielle Franco e Anderson Gomes foram assassinados em março deste ano, no Rio de Janeiro. O veículo em que eles estavam, que era dirigido por Anderson, foi atacado a tiros. No total, foram 13 disparos, sendo que nove deles acertaram o carro.

Crimes de ódio e minorias

Ainda na entrevista coletiva, Sergio Moro prometeu que poderá utilizar a Polícia Federal na solução de crimes de ódio. “Crimes de ódio são intoleráveis. Se necessário, movimentaremos o aparato da PF para que crimes de ódio sejam solucionados”, disse. “Todos têm direito da proteção da lei, maiorias ou minorias.”

Ele ainda afirmou que “não existe possibilidade” da utilização do aparato para “perseguição política”. “Não foi feito isso durante a Lava Jato, as pessoas foram condenadas com base em provas robustas, não por opinião política. Não vai ser no Ministério que vou começar a realizar isso”, afirmou.

+ sobre o tema

Hoje faz 30 dias que Marielle foi assassinada e ninguém foi preso

Os brutais assassinatos da socióloga e ex-vereadora do PSOL-RJ,...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Em 5 pontos, os fatos e as lacunas do caso Marielle

Com uma série de reveses, a investigação do assassinato...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=