Morte de homem negro causada pela polícia de Atlanta foi homicídio, diz legista

Enviado por / FonteCorreio do Brasil

A morte reanimou os protestos em Atlanta depois de dias de manifestações mundiais contra o racismo e a brutalidade policial desencadeadas pela morte do afro-norte-americano George Floyd sob custódia da polícia de Mineápolis no dia 25 de maio.

Uma autópsia realizada no domingo mostrou que Brooks, de 27 anos, morreu devido à perda de sangue e aos ferimentos internos causados por duas feridas de tiros, disse um investigador do instituto médico-legal em um comunicado, que acrescentou que a forma de sua morte foi homicídio.

O encontro fatal de Brooks com a polícia aconteceu depois que um funcionário de um restaurante Wendy’s de Atlanta telefonou às autoridades para dizer que alguém havia adormecido no carro na faixa de drive-through.

Registrado pela câmera corporal do policial e por uma câmera de vigilância, o encontro pareceu amistoso a princípio, já que Brooks aceitou um teste com bafômetro e falou sobre o aniversário da filha.

Atlanta

– Assisti a interação com o senhor Brooks, e partiu meu coração – disse a prefeita de Atlanta, Keisha Lance Bottoms, à rede CNN. “Ela não foi conflituosa. Este era um sujeito pelo qual você estava torcendo.”

Mas quando um policial foi prendê-lo, Brooks lutou com ele e outro agente no local, conseguiu se libertar e correu pelo estacionamento com o que parecia uma arma de choque da polícia na mão, mostrou um vídeo de um transeunte.

Um vídeo das câmeras do restaurante mostra Brooks se virando enquanto corre e possivelmente apontando a arma de choque aos policiais em perseguição, e em seguida um deles dispara sua arma de fogo e Brooks cai.

A chefe de polícia de Atlanta, Erika Shields, renunciou devido ao incidente. O policial suspeito de ter matado Brooks foi demitido, e o colega envolvido, também branco, foi afastado.

Enquanto manifestantes iam às ruas da cidade e clamavam para que os policiais do caso Brooks sejam alvo de acusações criminais, a certa altura interrompendo o trânsito em uma rodovia interestadual na noite de sábado, o Restaurante Wendy’s ardia em chamas.

Recompensa

No domingo, a polícia ofereceu uma recompensa de US$ 10 mil e publicou fotos do que parece ser uma mulher branca mascarada que está sendo procurada devido à sua conexão com o caso.

A polícia disse que está procurando os responsáveis pelo incêndio, inclusive uma mulher que estava “tentando ocultar a identidade”.

No sábado, Bottoms disse não acreditar que os disparos foram um uso justificado de força mortal. Até o meio da semana, procuradores decidirão se apresentarão acusações, disse o procurador do condado de Fulton, Paul Howard, no domingo.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

spot_imgspot_img

Atirador mata três homens negros na Flórida; crime teve ‘motivação racial’, diz polícia

Um homem branco matou três homens negros do lado de fora de uma loja de descontos em Jacksonville, no estado americano da Flórida, em...

Ato em Copacabana pede justiça por rapaz morto em ação policial

Familiares, amigos, moradores da Cidade de Deus, artistas e apoiadores realizaram um ato, neste sábado (19), pedindo justiça por Thiago Menezes Flausino, 13 anos...

Justiça realiza audiência de instrução do julgamento dos PMs acusados de matar Kathlen Romeu

A Justiça Fluminense marcou para esta segunda-feira (29) uma audiência de instrução e julgamento dos PMs acusados de atirar contra a jovem Kathlen Romeu. Marcos Felipe...
-+=