Morte de jovem gera revolta na Maré

No dia 22 deste mês, Igor Silva, de 19 anos, foi morto por policiais durante operação policial no conjunto de favelas da Maré. O integrante do Coletivo Enegrecer Walmyr Junior publicou artigo sobre esse assassinato: “Não quero entrar no mérito de qual o papel que esse jovem cumpria na favela e na sociedade. Não quero argumentar se o Igor era trabalhador ou não, isso as redes sociais já falaram. Quero argumentar que o direito à vida é garantido em nossa Constituição Federal. Quero argumentar que o direito a sobrevivência é garantido na Declaração Universal do Direitos Humanos.  Quero argumentar que nenhum indivíduo merece ser assassinado nesse país, esteja ele em delito com a lei ou não”

Por *Walmyr Junior, para oJornal do Brasil

No Brasil 247

Mais um jovem assassinado pela polícia na Maré

Estou ainda estarrecido por mais uma incursão na Maré. Igor Silva foi assassinado pela polícia civil do Estado do Rio de Janeiro no dia 22 de fevereiro de 2016. Mais um jovem, de apenas 19 anos que teve seu futuro, sua vida, seus sonhos e utopias ceifadas pela política de segurança.

Mais um jovem vítima da pseudo guerras às drogas que inventaram. Uma guerra que só tira a vida da população favelada e periférica de nossas cidades. Uma guerra inventada para matar e exterminar aqueles e aquelas que nunca tiveram direitos de ter direitos. Uma guerra que vitimiza negros e pobres favelados.

Não quero entrar no mérito de qual o papel que esse jovem cumpria na favela e na sociedade. Não quero argumentar se o Igor era trabalhador ou não, isso as redes sociais já falaram. Quero argumentar que o direito a vida é garantido em nossa Constituição Federal. Quero argumentar que o direito a sobrevivência é garantido na Declaração Universal do Direitos Humanos.  Quero argumentar que nenhum indivíduo merece ser assassinado nesse país, esteja ele em delito com a lei ou não.

A favela está revoltada! A polícia vem, mata e vai embora. A polícia não garante a segurança. Só traz o medo e o desespero. São esses policiais que entram com armas de guerra dentro dos becos e vielas. Para o conhecimento do leitor desta coluna, uma arma utilizada por um policial, como por exemplo, o fuzil FAL calibe 7,62, tem capacidade de atravessar uma parede de concreto armado com reforços de ferro, atravessa paredes de tijolo como folha de papel, tem o alcance de 3 mil metros e precisão de um quilômetro, fura facilmente um veículo blindado. Imaginem o que um tiro desse não faz em um corpo humano?

Nossos corpos invisibilizados são ignorados pela mídia e pela comoção pública seletiva. Um caso com fortes indícios de fraudes processuais é taxado como apenas mais um caso isolado na favela. Mais um jovem foi covardemente assassinado e não se fala nada.

Na favela não tem fábrica de armas. Tudo vem de fora para dentro. Fica a dica!

* Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor e representante do Coletivo Enegrecer como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.

+ sobre o tema

Novos ventos de mudança em África ou velhas narrativas de poder com novos intérpretes?

Ainda se assiste a um forte enraizamento de figuras...

Olodum denuncia caso de racismo pelo Planeta Band

Em seu perfil no Facebook, o presidente do Olodum...

Duvivier sobre Sheherazade defender Waack: cérebro corroído

Gregório Duvivier respondeu ao post da apresentadora Rachel Sheherazade...

Atila Roque: “É como se o Brasil escolhesse entre quais mortes se importar”

O diretor executivo da Anistia Internacional Brasil Átila Roque...

para lembrar

Se não há paz para nossos filhos, que não haja paz para os brancos

Não sabe, minha senhora, eu morro, sem ver mais...

O futuro negro nas mãos de um Estado branco

"Mãe, o que eu fiz? O blindado me deu...

Estudar com a classe média, jogar bola com a periferia.

por Stephanie Paes Algumas pessoas me chamam de extremista. Muitas...

Negros são 17% dos mais ricos e 75% da população mais pobre, diz IBGE

Levantamento divulgado nesta sexta-feira, 2, pelo IBGE mostra que...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=