Mostra de cinema reúne multiculturalismo e tradições africanas

 

Daniele Silveira.

Segunda fase da 7ª Mostra Internacional de Cinema Africano tem início neste sábado (15), no município cearense de Redenção. Ao todo, 13 obras de ficção, documentário e curtas-metragens integram a mostra.

O multiculturalismo, a riqueza e a complexidade das tradições africanas são temas abordados na 7ª Mostra Internacional de Cinema Africano. A segunda fase do evento tem início neste sábado (15), no município cearense de Redenção. Antes, as produções foram exibidas na capital Fortaleza.

Ao todo, 13 obras de ficção, documentário e curtas-metragens integram a mostra, que tem entrada gratuita. Os filmes exibidos foram selecionados pela produtora independente Laterit, fundada em 1988 em Paris e voltada aos mais diversos contextos do continente africano.

No sábado (15) acontece a exibição do documentário Batuque, de Julio Tavares. O filme mostra a resistência do Batuque, uma expressão típica do Cabo Verde, que mistura ritmo, dança e poesia. Como diz a sinopse, “apesar da proibição pelos colonos portugueses, o Batuque nunca morreu e esta renascendo desde a independência”.

A 7ª Mostra Internacional de Cinema Africano vai até a próxima segunda-feira (17), e acontece no Campus da Liberdade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A programação completa pode ser consultada na página do evento da internet (www.mostradecinemaafricano.simplesite.com.br).

 

 

Fonte: Radioagência NP

 

+ sobre o tema

para lembrar

Quilombolas prometem lutar para derrubar ação no Supremo Tribunal Federal

Por: Alana Gandra     Rio de Janeiro – Um pedido de...

ONU lança Ano Internacional para Afro-Descendentes

Em mensagem à Assembleia-Geral, Ban Ki-moon diz que o...

Em entrevista , Milton Nascimento lembra momentos marcantes

Milton Nascimento adianta detalhes do show que fará na...

Milton Nascimento confirma datas e locais da turnê do Clube da Esquina

Primeira apresentação será em Juiz de Fora (MG) e...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=