Militantes de movimentos negros ocupam Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo

Militantes de movimentos negros ocuparam hoje a Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo. A ação fez parte da manifestação iniciada às 18 horas, hoje (10), no Largo São Francisco em frente à secretaria, no centro de São Paulo. Devido à presença intensa da Tropa de Choque, eles decidiram sair.

Do Mamapress

A secretaria foi ocupada pelos manifestantes que protestam contra o genocídio da população preta e periférica pelas forças policiais que matam um jovem negro a cada 23 minutos no país. As chacinas recorrentes no Brasil também fazem parte do genocídio.

A mais recente matou cinco jovens na zona leste de São Paulo. Os cinco desapareceram na região de Sapopemba no último dia 21 de outubro e, nesta segunda-feira, dia 7, seus corpos foram encontrados. A suspeita é que policiais militares tenham assassinado os jovens que iam de carro a uma festa em Ribeirão Pires. Foram encontradas balas de pistola calibre .40 que são usadas comumente pela PM. A polícia ainda investiga o caso.

Também, fazem exatos 10 anos da chacina que matou, pelo menos, 564 pessoas em São Paulo. Policiais Militares agiram com vingança, matando em maioria homens negros de até 25 anos sem antecedentes criminais, pelos ataques realizados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) que ocorreram no mês de maio de 2006. Foi considerada a maior chacina do século 21. Ainda não foram iniciados inquéritos.

No final do ano passado 111 tiros foram disparados contra um carro que levava cinco jovens negros e de periferia para uma comemoração de amigos. Os policiais foram punidos.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

spot_imgspot_img

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Agentes de Pastorais Negros: entidade nacional do movimento negro brasileiro completa 41 anos

Março é o mês do aniversário dos Agentes de Pastorais Negros (APNs), entidade nacional do movimento negro brasileiro que completa 41 anos. Esse mês constitui, para os...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...
-+=