Militantes de movimentos negros ocupam Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo

Militantes de movimentos negros ocuparam hoje a Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo. A ação fez parte da manifestação iniciada às 18 horas, hoje (10), no Largo São Francisco em frente à secretaria, no centro de São Paulo. Devido à presença intensa da Tropa de Choque, eles decidiram sair.

Do Mamapress

A secretaria foi ocupada pelos manifestantes que protestam contra o genocídio da população preta e periférica pelas forças policiais que matam um jovem negro a cada 23 minutos no país. As chacinas recorrentes no Brasil também fazem parte do genocídio.

A mais recente matou cinco jovens na zona leste de São Paulo. Os cinco desapareceram na região de Sapopemba no último dia 21 de outubro e, nesta segunda-feira, dia 7, seus corpos foram encontrados. A suspeita é que policiais militares tenham assassinado os jovens que iam de carro a uma festa em Ribeirão Pires. Foram encontradas balas de pistola calibre .40 que são usadas comumente pela PM. A polícia ainda investiga o caso.

Também, fazem exatos 10 anos da chacina que matou, pelo menos, 564 pessoas em São Paulo. Policiais Militares agiram com vingança, matando em maioria homens negros de até 25 anos sem antecedentes criminais, pelos ataques realizados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) que ocorreram no mês de maio de 2006. Foi considerada a maior chacina do século 21. Ainda não foram iniciados inquéritos.

No final do ano passado 111 tiros foram disparados contra um carro que levava cinco jovens negros e de periferia para uma comemoração de amigos. Os policiais foram punidos.

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

O que emergirá do tribalismo do ressentimento?

O ressentimento tem encontrado terras férteis em ambientes marcados por mobilidade social limitada, disputas por reconhecimento e pela progressiva assimilação, pela sociedade, das diferenças...

Experts em ressignificação

Estou cada vez mais convencida de que pessoas negras são "experts em ressignificação". A especialização foi se dando ao longo dos séculos (literalmente) de...

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...