Movimento negro sugere nomes para substituir Barbosa

Foi entregue pela organização não governamental Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) e outros membros do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Cnpir) à presidente Dilma nesta segunda-feira, 9, lista com sugestões de nomes para substituir Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o documento, a atitude da presidente de substituir a ex-ministra Ellen Gracie por uma mulher, no caso a ministra Rosa Weber, Dilma poderia seguir o mesmo critério e manter um negro no Supremo. “Isso é o verdadeiro compromisso com a inclusão e sabemos que seu governo não vai recuar”, diz a carta.

Segundo o diretor executivo da Ordem dos Frades Menores, frei David Santos, que assina a carta pela Educafro, Dilma se mostrou aberta à proposta. “Ela assinou cotas para negros em universidades, assinou agora cotas para negros no serviço público. Se ela for coerente com todo o gesto dela, não pode colocar outra pessoa a não ser um negro nesse cargo. Se não colocar, está sendo infiel com a proposta de política dela”.

Segundo ele, inicialmente nove nomes foram apresentados a Dilma. A lista tem representantes das magistraturas federal (um) e estadual (três), dos tribunais superiores (dois), das defensorias públicas (um) e da advocacia (dois).

Os nomes não foram divulgados à imprensa. De acordo com o documento, a lista inicial serve “apenas para abrir o debate” e outros nomes de pessoas negras bem preparadas academicamente poderão ser incluídos.

Fonte:O Povo

+ sobre o tema

“Esses idosos negros representam a própria mensagem”

Convite Convidamos V.Sª  e Família para a Defesa Pública da...

Pixar lança novo trailer de ‘Soul’; assista

O teaser de um minuto mostra um dia típico...

para lembrar

Camaronês entra clandestinamente em navio e é lançado em alto mar

Um camaronês entrou clandestinamente em um navio de bandeira...

Conheça a festa afro-venezuelana de São João, uma das mais populares no país

Governo de Nicolás Maduro defenderá que evento seja reconhecido...

Élida Muniz, da TV Globinho, mostra seu lado mulherão

De volta ao "TV Globinho", a apresentadora Élida Muniz...

Polícia sul-africana descobre complô para sabotar Copa, diz jornal

A Polícia sul-africana investiu esta semana contra uma...
spot_imgspot_img

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...
-+=