segunda-feira, agosto 15, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasMovimento negro sugere nomes para substituir Barbosa

Movimento negro sugere nomes para substituir Barbosa

Foi entregue pela organização não governamental Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro) e outros membros do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Cnpir) à presidente Dilma nesta segunda-feira, 9, lista com sugestões de nomes para substituir Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o documento, a atitude da presidente de substituir a ex-ministra Ellen Gracie por uma mulher, no caso a ministra Rosa Weber, Dilma poderia seguir o mesmo critério e manter um negro no Supremo. “Isso é o verdadeiro compromisso com a inclusão e sabemos que seu governo não vai recuar”, diz a carta.

Segundo o diretor executivo da Ordem dos Frades Menores, frei David Santos, que assina a carta pela Educafro, Dilma se mostrou aberta à proposta. “Ela assinou cotas para negros em universidades, assinou agora cotas para negros no serviço público. Se ela for coerente com todo o gesto dela, não pode colocar outra pessoa a não ser um negro nesse cargo. Se não colocar, está sendo infiel com a proposta de política dela”.

Segundo ele, inicialmente nove nomes foram apresentados a Dilma. A lista tem representantes das magistraturas federal (um) e estadual (três), dos tribunais superiores (dois), das defensorias públicas (um) e da advocacia (dois).

Os nomes não foram divulgados à imprensa. De acordo com o documento, a lista inicial serve “apenas para abrir o debate” e outros nomes de pessoas negras bem preparadas academicamente poderão ser incluídos.

Fonte:O Povo

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench