Movimento Passe Livre repudia violência contra partidos políticos

O Movimento Passe Livre (MPL) emitiu nota no início da madrugada desta sexta-feira em repúdio aos atos de violência contra partidos políticos durante as manifestações de quinta-feira (20) pelo país.

Em sua página no Facebook o movimento afirma ter presenciado “episódios isolados e lamentáveis de violência contra a participação de diversos grupos”.

“O MPL é um movimento social apartidário, mas não antipartidário. Repudiamos os atos de violência direcionados a essas organizações durante a manifestação de hoje, da mesma maneira que repudiamos a violência policial. Desde os primeiros protestos, essas organizações tomaram parte na mobilização. Oportunismo é tentar excluí-las da luta que construímos juntos”, afirma o movimento.

Em Porto Alegre, militantes do PT com bandeiras do partido foram reprimidos aos gritos de “sem partido” ainda na concentração do ato, em frente à prefeitura.

Mais tarde, os mesmos militantes discutiram com outros participantes, que acusaram de “fascistas”.

Integrantes do PSTU foram hostilizados em Belo Horizonte, Fortaleza e Londrina (PR), onde tiveram que baixar bandeiras a pedido de outros manifestantes.

Na capital cearense, militantes com bandeiras da central sindical Conlutas, ligada ao PSTU, foram recebidos aos gritos de “Oportunistas, abaixem as bandeiras”. Como resposta, diziam: “A ditadura acabou”.

Bandeiras da UJS (União da Juventude Socialista), ligada ao PC do B, foram reprimidas em Fortaleza.

Florianópolis também registrou tensão motivada pela presença de militantes partidários. Integrantes de siglas como PT e PSTU também foram reprimidos aos gritos de “sem partido, sem partido”.

Outros manifestantes buscavam ficar longe da minoria de militantes para evitar associação com as bandeiras partidárias.

O grito “sem partido” foi ouvido ainda em Aracaju (SE), quando manifestantes apartidários encontraram representantes de PSTU, PSOL e PCB.

Em Vitória da Conquista (BA), a manifestação terminou com uma bandeira do PT rasgada. O PT está a frente da prefeitura da cidade há cinco mandatos consecutivos. O atual prefeito é Guilherme Meneses. (WILHAN SANTIN, AGUIRRE TALENTO, PAULO PEIXOTO, WILLIAM DE LUCCA, JEFFERSON BERTOLINI e MARIO BITTENCOURT).

 

MPL: ‘Não vamos permitir que parasitem a nossa pauta’

Deciframe ou te devoro”: a grande mídia e as manifestações

História do Fascismo

 

Fonte: Folha

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=