Mulher é chamada de gorda em pichação e surpreende com reação positiva: ‘Faltou o linda’

A jornalista Jéssica Balbino, de 30 anos, saía para trabalhar, na manhã desta segunda, em Poços de Caldas, Minas Gerais, quando se deparou com uma enorme pichação no muro de casa, com a mensagem “Jessica gorda”. Mas o autor da agressão não contava com a astúcia da jovem, que deu uma lição de autoestima em texto postado no Facebook: “Acho que faltou o ‘linda’ na frente, mas, ainda bem que contaram algo que eu sou, né. Se a intenção era me ofender, deu errado”, respondeu na rede social.

Do Extra

— Sempre fui gorda e sofri bulying demais na infância, mas eu tenho 30 anos e agora sou gorda por escolha. È quase um ato político: não vou ser magra só porque um padrão me pede, já que sou saudável e faço tudo o que uma pessoa magra faz — diz Jéssica.

12219420_1222796434404551_1322807813144762220_n

A jornalista, dona de uma página na internet em que discute temas como feminismo e gordofobia, acredita que a pichação pode ter acontecido em função de sua militância. Mas ela nem pensa em parar. Quem ficou aborrecido com a história foi, segundo a jovem, seu pai, o primeiro a ver os rabiscos:

— Ele achou que aquilo me ofenderia e, de fato, não deixa de ser uma violência. Considero, sim, apesar da minha reação, um ato violento, mas falei para o meu pai que foi bom terem escrito gorda, porque realmente é o que eu sou — afirma Jéssica, que faz mestrado e estuda literatura com foco em mulheres.

A publicação de Jéssica certamente impactou muito mais pessoas do que a mensagem na parede de sua casa: até a publicação desta matéria, já tinha sido compartilhada por mais de nove mil pessoas em apenas um dia. Para completar, a página da jovem agora tem quase dez vezes o número de fãs do que antes da agressão.

— Mais importante do que a visibilidade, o que aconteceu trouxe para o debate uma questão muito importante pra mim, que é a gordofobia, e fez as pessoas pensarem sobre isso — afirma a jovem, que ainda não sabe se vai incrementar a “obra de arte” com o adjetivo “linda” ou se vai pedir que um amigo grafiteiro a desenhe como ela é: — A pessoa que pichou vai acelerar um plano que eu já tinha há algum tempo de colocar alguma cor ali — completa.

leia outra resposta maravilhosa de uma mulher xingada de gorda

 Atriz de “Preciosa” faz cena de sexo em “Empire” e é alvo de preconceito na web 

+ sobre o tema

Câmara pretende ouvir Janot sobre equiparação de homofobia a racismo

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara...

Não entendemos errado, o que aconteceu com Angelo Assunção foi racismo

A sofisticação do racismo brasileiro está no fato de...

Candomblecista da Vila Autódromo Descreve o Terror do Processo de Remoção

Moradora removida da Vila Autódromo, Heloisa Helena Costa Berto,...

para lembrar

A ditadura do corpo ideal e o preconceito velado – Por: Amanda Nunes

“Com a estética, o sujeito entra em uma relação...

‘Vai ter gorda na praia sim’: ato em Maceió questiona padrões de beleza

Mulheres foram à praia de Jatiúca para cobrar o...

Então você está se sentindo muito gorda para ser fotografada…

'Olhar minhas fotos, na verdade, produz a sensação mais...

As cicatrizes que o racismo deixa nem o tempo consegue apagar

Camila Costa Kelly Almeida A primeira fase do Disque Racismo do...
spot_imgspot_img

Justiça manda Governo do RJ pagar R$ 80 mil a Cacau Protásio por ataques em gravação em quartel dos bombeiros

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em segunda instância, que a atriz Cacau Protásio seja indenizada em R$ 80 mil por ataques e...

Injúria Racial é Racismo!

2003-2023! Assim se passaram vinte anos constitutivos de marcos temporais absolutamente históricos na vida política do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do...

Polícia indicia por racismo cliente de restaurante suspeito de ofender músico em Porto Alegre

A Polícia Civil concluiu na quinta-feira (26) o inquérito sobre o caso de supostas ofensas raciais proferidas contra o músico Maik Salgado em frente a um...
-+=