Cliente do supermercado Mundial é vítima de preconceito racial e religioso de funcionário

A filial do supermercado Mundial, em Botafogo, Zona Sul do Rio, foi autuada pelo Procon Estadual por intolerância religiosa contra uma cliente, como foi publicou a coluna do Ancelmo Gois neste domingo, no jornal “O Globo”. O episódio aconteceu na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, quando um funcionário do estabelecimento começou a gritar “Se manifesta, demônio! Se manifesta, demônio”, como se quisesse fazer um ritual de exorcismo, para a consumidora, que é negra e vestia roupas brancas numa sexta-feira — dia importante para a manifestação de crenças em algumas religiões de raiz africana. Chegando ao caixa, a cliente foi abordada pelo mesmo funcionário, que colocou a mão sobre sua cabeça e repetiu as palavras.

Do Globo

Segundo o Procon, o gerente da loja teria sido procurado pela cliente, mas disse que não podia fazer nada. O caso foi registrado pelas câmeras do mercado e uma ocorrência foi aberta na 10ª DP (Botafogo).

O Mundial tem 15 dias úteis, contados a partir do recebimento da notificação, feito na última quinta-feira, para apresentar a sua defesa. Caso o prazo não seja cumprido ou os argumentos não sejam aceitos pelo Setor jurídico do Procon Estadual, o estabelecimento será multado. Segundo o órgão, o valor da multa depende da infração e do faturamento do estabelecimento, mas o valor máximo que o Procon Estadual pode aplicar é em torno de R$ 10 milhões.

Na autuação, o Procon Estadual lembra que o Artigo 20 da Lei Federal 7.716/1989 considera crime a discriminação ou o preconceito de raça, cor, etnia e religião. “A Autarquia destaca, ainda, ser inadmissível que, em pleno Estado Democrático de Direito, sejam adotadas condutas intolerantes, que exponham os consumidores a situações vexatórias. Ainda na avaliação do Procon, atingir a integridade do consumidor, especialmente por meio da religião, viola o dever de segurança que se espera de um supermercado”, escreveu o órgão, em nota.

A Polícia Civil informou, em nota, que, de acordo com a delegada Barbara Lomba, titular da 10ª DP (Botafogo), as investigações estão em andamento. A vítima foi ouvida além de testemunhas. Os agentes analisam imagens e realizam diligências que possam auxiliar nas investigações.

A assessoria de imprensa do supermercado Mundial afirmou que irá se pronunciar na segunda-feira.

+ sobre o tema

para lembrar

Abertas inscrições para o Programa Para Mulheres na Ciência

A L'Oreal Brasil abriu inscrições para o Programa Para...

Veja a lista de universidades que vão adotar o Enem 2009 no vestibular

Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 será aceito...

Justiça determina que federal do RS reintegre 781 alunos excluídos por mau desempenho

Ação foi movida pelo Diretório Central de Estudantes Por Flavio Ilha...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=