Mulher, negra e lésbica: Conheça MC Luana Hansen e seu rap feminista

Desde sempre, a cultura do hip hop tem um caráter libertário muito forte. No Brasil, as vozes do rap sempre colocaram suas rimas em favor do protesto, em prol da luta pelos direitos da população negra e periférica. Só que o grito por respeito infelizmente anda de mãos dadas com a opressão. Ser mulher no hip hop não é tarefa fácil, como já falou abertamente a empresária Eliane Dias, produtora dos Racionais MC’s e esposa de Mano Brown.

Do 24Horas

“Num movimento machista como esse, quando se é mulher aí já fica tenso. Agora ser mulher feminista e lésbica é viver pisando em ovos. É luta constante pra se fazer visível, se fazer respeitada”, diz Luana Hansen, rapper paulistana que é hoje uma importante voz combativa dentro do hip hop nacional.

Aos 35 anos, Luana já tem 16 de carreira e dedica sua música ao protesto de cunho feminista, negro e lésbico. Hoje é reconhecida dentro dos movimentos LGBT e feminista, já ganhou prêmios importantes como o Hutúz, foi convidada a cantar no primeiro Festival de Rap Feminista de Cuba e participou da minissérie “Antônia”, da Rede Globo. Mas a trajetória até aqui não foi nem um pouco fácil.

Luana é do tipo de mulher que não se deixa intimidar e critica abertamente peixes grandes como Racionais MC‘s e Emicida. “Temos que denunciar o machismo de quem quer que seja. Temos que dar nomes ao bois e denunciar letras machistas. Mostrar isso para, de fato, eliminar essas letras, atitudes e pensamentos machistas e racistas.”

Em resposta à letra de Trepadeira, composta por Emicida, ela escreveu um de seus maiores sucessos: Flor de Mulher.

Outra bandeira que Luana levanta sem medo é a da legalização do aborto. Esse é o tema da letra de Ventre Livre de Fato, que faz parte da campanha pró-aborto do coletivo Católicas pelo Direito de Decidir.

E como não poderia deixar de ser, debater temas polômicos faz com a MC não seja amada por todos. O que não a incomoda nem um pouco.

+ sobre o tema

Veto Já! Contra o golpe em nossos corpos e direitos

Contra o retrocesso, o racismo, a violência e Pelo...

Quase 50 anos depois, clássico da literatura negra chegará ao Brasil

Clássico da literatura negra chegará ao Brasil: chegará às...

estilista baiana, Mônica Anjos, apresenta sua nova coleção em São Paulo

Bazar VIP será promovido, neste sábado dia 9, para...

Rebeca Andrade fica em 5º lugar no solo com Baile de Favela nas Olimpíadas

Um passo. Foi isso que separou Rebeca Andrade de...

para lembrar

Ocupação Preta no Centro Cultural da Penha dia 25/07

Habitar, tomar posse de, dedicar-se a, encher um espaço...

Pesquisadora baiana Carla Akotirene lança primeiro livro autoral e faz pré-venda na internet

Compradores/as vão receber livro em seus endereços antes do...

É urgente incluir mais mulheres (negras) no universo da tecnologia

Quando falamos de desigualdade social no Brasil, temos assunto...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=