Na véspera do Dia da Consciência Negra, seguranças matam homem negro a socos em Carrefour de Porto Alegre

Barbárie em Porto Alegre em plena véspera do feriado pelo Dia da Consciência Negra. Dois seguranças da loja do Carrefour no bairro de Passo D’Areia espancaram um homem negro, identificado como João Alberto Silveira Freitas. A vítima tinha 40 anos e morreu em decorrência da agressão que sofreu.

Relatos de testemunhas afirmam que o espancamento teria sido justificado por uma suposta discussão entre a vítima e uma mulher que seria funcionária do supermercado. Segundo o Zero Hora, uma testemunha contou que João Alberto teria ameaçado a agredir a mulher, mas depois foi embora, mas acabou sendo seguido pelos seguranças, que depois o agrediram.

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul (similar à Polícia Militar nesse estado) informou que os dois seguranças foram presos em flagrante e que a versão deles é que a vítima teria sido agredida por “se negar a deixar o estabelecimento”, o que contrasta com a versão das testemunhas, que indicam que ele saiu voluntariamente, foi seguido e agredido somente na saída do local.

Também em entrevista ao Zero Hora, o delegado Leandro Bodoia, que está analisando o caso, afirmou que “no momento, ainda não podemos determinar o que de fato ocorreu. Não encontramos nenhum armamento no local. Agora, vamos ouvir todos os envolvidos e ver o que está nas câmeras para saber o que exatamente aconteceu”.

Manuela D’Ávila, candidata à Prefeitura de Porto Alegre pelo PCdoB, comentou o caso poucos minutos depois de terminado o debate na Band. “Estava no debate da Band e na saída soube do assassinato de um homem negro pela abordagem violenta dos seguranças do estacionamento do Carrefour. Sei q já há pedido de investigação sendo feito por parlamentares e pela bancada antirracista recém eleita. Mas as imagens dizem muito”, declarou”.

+ sobre o tema

‘O racismo editorial ajuda na manutenção das desigualdades no País’

O ato de contar uma história para pequerruchos é,...

Nós… Mulheres do Século Passado

Idealizado pela professora e escritora Vilma Piedade, NÓS… Mulheres do...

“Creuza Oliveira é uma estrela negra que vem iluminando a nossa trajetória de luta”, diz Luiza Batista

A coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas...

Parentes de vítimas do “Massacre de Paraisópolis” pedem justiça

Familiares dos jovens assassinados no caso que ficou conhecido...

para lembrar

Utopia para meninos negros

São Gonçalo (RJ), João Pedro Matos Pinto, 14. João...

Doze dias que abalaram os Estados Unidos

Deflagrados pelo assassinato de George Floyd pela polícia e...

Antes de tudo, ser antirracista nas ruas

A cada 23 minutos, um jovem negro morre no...
spot_imgspot_img

Uma pessoa negra foi morta pela polícia a cada 4 horas em 2022, indica boletim

A cada quatro horas, uma pessoa negra foi morta pela polícia brasileira ao longo de 2022. É o que indica o relatório “Pele Alvo:...

PM que negou ajuda a jovem negro ameaçado em SP responderá criminalmente

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) identificou a policial militar que aparece em imagens recusando ajuda a um jovem negro que...

Homem armado ameaça jovem negro em SP, e policial se recusa a agir por estar ‘de folga’

Um homem ainda não identificado agrediu e ameaçou com uma pistola um jovem no portão de acesso do parque da Juventude, ao lado da...
-+=