Naná Vasconcelos ensina alunos no Projeto Guri

O percussionista trabalhou com crianças e adolescentes na montagem de um espetáculo chamado ‘Calungá’

Por: FERNANDA IKEDO

 

O músico Naná Vasconcelos, 67 anos, começou a ouvir o som produzido pelo seu próprio corpo e a explorar sua voz quando ainda era um menino.

Foi assim que despertou seu espírito para a arte de desbravar o universo musical, com estilo próprio. Aos 9 anos, já estava fazendo shows em casas noturnas e prostíbulos, com a devida autorização judicial.

Naná integrou a banda de Milton Nascimento e já repercutiu seu som pelo país e no exterior. Apesar disso, ele diz: “Faço música brasileira, mas o Brasil não conhece”, desabafa o percussionista, após o último ensaio realizado no polo de Sorocaba do Projeto Guri, de formação musical e que atualmente funciona no Instituto Humberto de Campos.

Junto com crianças e adolescentes que integram um Grupo de Referência (coral e percussão), Naná ficou quatro dias trabalhando na montagem de um espetáculo chamado “Calungá”.

O convite dessa participação surgiu do diretor artístico do espetáculo, Chico Santana, 30. “Trabalhamos com os guris a matriz africana, com a diversidade e as influências da África”. O repertório do show, que deve ficar pronto até final de maio, é composto por canções do álbum “Canto dos Escravos”, que traz Clementina de Jesus, Tia Doca e Geraldo Filme. As apresentações devem acontecer em junho em Sorocaba, São Paulo, São José dos Campos e Santos.

Calungá

O mar que separou os africanos de sua terra, agora une. Esse é o ponto de partida para o trabalho do projeto Calungá, desenvolvido pelo diretor artístico Chico Santana. “Calungá no dialeto banto significa mar e também diz respeito à mudança da água”, diz.

Depoimento

O estudante Vinicius de Castro Celestino, 9, é um dos mais novos da equipe de guris. Ele toca percussão e também canta. “Eu gosto de vir para cá e ensaiar as músicas e os cantos”, diz bem humorado, depois de participar de um trecho da canção “Navio Negreiro”

Produto

Será lançado um DVD e um documentário.

 

 

 

Fonte: Rede Bom Dia

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Rock in Rio 2022: Ludmilla é confirmada no Palco Sunset ao lado de Macy Gray

A cantora brasileira Ludmilla foi confirmada como atração do Rock in...

‘Muitos brancos esquecem a raiz negra do rock’, diz Will Cahoun, do Living Colour

“Devo prestar homenagem a uma das minhas artistas mais...

Dani Nega lança a música Sai Boy

Dani Nega lança a música "Sai Boy" acompanhada de...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=