Naná Vasconcelos ensina alunos no Projeto Guri

O percussionista trabalhou com crianças e adolescentes na montagem de um espetáculo chamado ‘Calungá’

Por: FERNANDA IKEDO

 

O músico Naná Vasconcelos, 67 anos, começou a ouvir o som produzido pelo seu próprio corpo e a explorar sua voz quando ainda era um menino.

Foi assim que despertou seu espírito para a arte de desbravar o universo musical, com estilo próprio. Aos 9 anos, já estava fazendo shows em casas noturnas e prostíbulos, com a devida autorização judicial.

Naná integrou a banda de Milton Nascimento e já repercutiu seu som pelo país e no exterior. Apesar disso, ele diz: “Faço música brasileira, mas o Brasil não conhece”, desabafa o percussionista, após o último ensaio realizado no polo de Sorocaba do Projeto Guri, de formação musical e que atualmente funciona no Instituto Humberto de Campos.

Junto com crianças e adolescentes que integram um Grupo de Referência (coral e percussão), Naná ficou quatro dias trabalhando na montagem de um espetáculo chamado “Calungá”.

O convite dessa participação surgiu do diretor artístico do espetáculo, Chico Santana, 30. “Trabalhamos com os guris a matriz africana, com a diversidade e as influências da África”. O repertório do show, que deve ficar pronto até final de maio, é composto por canções do álbum “Canto dos Escravos”, que traz Clementina de Jesus, Tia Doca e Geraldo Filme. As apresentações devem acontecer em junho em Sorocaba, São Paulo, São José dos Campos e Santos.

Calungá

O mar que separou os africanos de sua terra, agora une. Esse é o ponto de partida para o trabalho do projeto Calungá, desenvolvido pelo diretor artístico Chico Santana. “Calungá no dialeto banto significa mar e também diz respeito à mudança da água”, diz.

Depoimento

O estudante Vinicius de Castro Celestino, 9, é um dos mais novos da equipe de guris. Ele toca percussão e também canta. “Eu gosto de vir para cá e ensaiar as músicas e os cantos”, diz bem humorado, depois de participar de um trecho da canção “Navio Negreiro”

Produto

Será lançado um DVD e um documentário.

 

 

 

Fonte: Rede Bom Dia

+ sobre o tema

Seu Jorge fala sobre música tema do Pan-Americano; veja trechos

Cantor brasileiro gravou canção em parceria com mexicano Alejandro...

Site resgata obras inéditas de Chiquinha Gonzaga

  Primeira maestrina do Brasil, pioneira na luta...

O documentário ‘Anderson Silva: Como Água’ será lançado no Brasil em 2012 – Trailer

O documentário "Anderson Silva: Como Água" será lançado no...

para lembrar

Alice Walker vai muito além de A Cor Púrpura

A escritora e ativista norte-americana Alice Walker, autora de...

O Ballet e o Racismo

É triste notar que, ainda no século XXI, um...

Prêmio para atividades culturais afro-brasileiras será lançado

Objetivo é reconhecer e apoiar iniciativas realizadas por comunidades...

A divina loucura de Arthur Bispo do Rosário

Com Flávio Bauraqui, Irandhir Santos e Maria Flor, "O...
spot_imgspot_img

Beyoncé revela ter psoríase e fala sobre sua relação com o cabelo ao lançar linha de cosméticos

Beyoncé revelou em uma entrevista ter psoríase no couro cabeludo. Ela falou sobre o assunto em uma entrevista à revista "Essence", publicada no site no...

Por que Bob Marley é um ícone dos direitos humanos

Ao se apresentar em junho de 1980 na cidade alemã de Colônia, Bob Marley já estava abatido pela doença. Ainda assim, seu carisma fascinou...

Saiba quem é o neto de Bob Marley que emplacou sucesso na Billboard; ouça a canção

YG Marley, nome artístico de Joshua Marley, neto do icônico cantor de reggae Bob Marley, estreou no Billboard Hot 100 com o single “Praise Jah...
-+=