Natura apresenta “Pra Que Me Chamas?”, single do novo álbum de Xenia França

Com produção de Pipo Pigoraro, Lourenço Rebetez e co-produção da própria cantora, a faixaPra Que Me Chamas?, composta por Xenia França e Lucas Cirillo, integra o primeiro álbum da carreira solo da artista, previsto para ser lançado em todas as plataformas digitais no dia 29 de setembro.

Navegando entre os ritmos cubanos e baianos, ambos influenciados pela cultura yorubá, o trabalho traz elementos eletrônicos somados à força de instrumentos como o Batá, tambor sagrado da Santeira Cubana, além do Rum, Rumpi e Lé, todos utilizados no Candomblé. “A estética dessa composição vem com uma nova roupagem para a herança musical deixada pelos meus ancestrais”, ressalta a cantora.

Ainda envolvida por essa atmosfera, a faixa aborda questões relacionadas à apropriação cultural, onde os símbolos da população negra são adotados sem o devido fundamento, reflexão, valores e significados, por um grupo culturalmente oposto e dominante.

O refrão “Porque tu me chamas se não me conhece?” concretiza todo o conceito da música. A frase é uma tradução para “Pa que tu me llamas si tu no me conoces?”, oríkì muito usado em Cuba e que faz referência ao orixá Eleguá, equivalente ao Exú no candomblé brasileiro.

Gravado no RedBull Station, Carbono, El Rocha e Caso Raro, estúdios localizados em São Paulo, a track foi mixada por Russell Elevado (Dragon Mix Studios – NY) e masterizada por Dave Darlington(Bass Hits Studios – NY).

O projeto foi selecionado pelo edital Natura Musical 2016 com apoio da Lei Rouanet. “O Natura Musical foi criado para valorizar a diversidade da produção contemporânea e a identidade da música brasileira”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “Desde 2005, a plataforma já patrocinou mais de 330 projetos de artistas em diferentes estágios de carreira, querepresentam essa música brasileira pulsante, diversa e apresentam novas expressões e linguagens, assim como o novo trabalho de Xenia França”, complementa.

Ouça:

+ sobre o tema

Projeto Identidade levanta a questão da representatividade do negro na cultura pop

Você já ouviu falar aqui na Zupi sobre o Projeto...

As cores das rainhas-mãe da África

Houve época, na Antiguidade, em que uma linhagem de...

Dossiê Afrofuturismo: saiba mais sobre o movimento cultural

Imagine uma viagem ao futuro, com elementos hi-tech, mas...

para lembrar

EUA: mulher negra vence eleições primárias democratas na Geórgia

A norte-americana Stacey Abrams venceu nesta terça-feira (22) as...

Vem aí o festival feira preta!

No ano em que completa 16 anos, o maior...

A mulher negra no cinema brasileiro: uma análise de Filhas do Vento

RESUMO  O artigo apresenta uma reflexão sobre a mulher negra...

Uma pioneira da dança afro-brasileira

Marlene Silva fala de sua trajetória de talento, luta...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=