Netinho: A cidade precisa servir a todos sem distinção de classe

“A cidade (São Paulo) precisa servir a todos sem distinção de classe”, declarou, em entrevista exclusiva ao Vermelho, Netinho de Paula, secretário de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, ao falar sobre o fenômeno chamado “rolezinhos”.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho de São Paulo

 

 

O secretário, Netinho, informou que há aproximadamente 12 organizadores à frente dessas convocações. “Conversei, pessoalmente, com essa garotada e verifiquei que não há nenhum nível de politização ou protesto, ou de bandeira política. Essas convocações representam, simplesmente, o anseio de frequentar espaços que eles não estão habituados a frequentar.”

Ao ser questionado sobre a necessidade de se debater a cidade, Netinho de Paula afirmou que São Paulo precisa ser mais tolerante. “Entendemos que uma cidade como São Paulo carece de mais tolerância, precisa ser mais humana. A cidade precisa servir para todos, basta ir até às periferias para perceber a diferença da qualidade de vida para quem mora no centro”, explicou o secretário.

Fato social

“Entendemos o rolezinho como um fenômeno, um fato social. Ele deixa claro que esse jovem quer curtir da ponte pra cá, ele cansou de ficar do outro lado da ponte. E ao atravessar a ponte, esse jovem se depara com uma sociedade paulistana que não quer dividir seus espaços”, elucidou o secretário.

Diante dessa constatação, Netinho afirmou que a secretária está tentando entender o por quê das instutições comercias chamarem a Polícia Militar. “Queremos dialogar com essas instituições comerciais. Já procuramos o Ministério Público e temos uma reunião marcada para o próximo dia 22 de janeiro (quarta-feira) com a Associação Brasileira de Shopping Centers para implementar uma ação conjunta que abra espaço para esses jovens, para que eles possam chegar aos espaços e sem a ação da polícia”, pontuou.

Ao falar sobre a atuação da polícia, o secretário destacou a repressão policial ainda acontece. “As pesquisas mostram que são os jovens negros que são mortos, isso é uma constante em nossa cidade.” Segundo Netinho, a expectativa da secretaria é que, após a reunião do dia 22, as instituições comerciais não chamem a polícia para lidar com os jovens. “Acredito que eles não souberam lidar com a situação”, afirmou.

Combate ao racismo

Netinho também falou sobre o debate que trava contra o preconceito e o racismo. Segundo ele, o desafio é incluir na política pública o debate sobre a questão racial. “Pensar no desenvolvimento da cidade, passa pelo debate da questão racial e o enfrentamento do preconceito e racismo”, afirmou o secretário.

Ele sinalizou que para 2014 a secretaria terá como desafio a efetiva implementação da Lei 10.639, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro e Afro-Brasileira”.

Na oportunidade, Netinho de Paula informou que no próximo dia 24 de janeiro (sexta-feira) a Secretaria Promoção da Igualdade Racial de São Paulo terá inaugurado seu espaço físico. A solenidade já conta com a participação dos ministros Alexandre Padilha e Aloizio Mercadante e da ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros.

Fonte: Vermelho

 

+ sobre o tema

Os Caminhos da Sociedade Civil e o Sentido de suas Organizações e Coletivos

As manifestações brasileiras, e tantas outras pelo mundo,...

Fatma Samoura é primeira mulher secretária-geral da FIFA

A senegalesa Fatma Samoura, diplomata da ONU, foi esta...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

“Orgulho de ser branco” – Mais diversidade significa menos gente branca

“Orgulho de ser branco”: negros não entram Grupo no...

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças do Movimento Negro

Educação, saúde, democratização da comunicação e enfrentamento à violência...

Luiza Bairros defende cota para negros em todas pastas

A nova ministra da Secretaria de Políticas de Promoção...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=