Nota da Coalizão Negra por Direitos por justiça para Miguel Otávio!

Enviado por / FonteCoalizão Negra por Direitos

A Coalizão Negra por Direitos se solidariza com a dor profunda de Mirtes Renata Souza e sua família pela perda irreparável do pequeno *Miguel Otávio*. Estamos, todas/os nós ao lado de sua família por justiça e apuração isenta dos fatos desencadeados pela postura criminosa de Sari Gaspar Corte Real, que ceifaram a infância, a adolescência e a vida adulta de Miguel Otávio. Impunidade nunca, esquecimento jamais!

A Coalizão Negra por Direitos é uma articulação nacional de organizações, entidades e coletivos de movimento negro, de todo o país, criada em 2019 e que vem atuando em âmbito nacional e internacional com ações de denúncia e incidência política para o combate ao racismo no Brasil.

Sobre o caso do pequeno Miguel, vimos que todas as imagens que registram os últimos minutos da criança não deixam qualquer dúvida sobre a responsabilidade de uma mulher adulta, “empregadora” e membro da elite política local na morte desse nosso menino, desse nosso filho, desse nosso futuro. Impunidade nunca, esquecimento jamais!

Mirtes, mãe, empregada doméstica, estava naquele lugar para, seguramente, dar ao seu filho o melhor que podia, queria e tinha o direito de querer dar. Essa é a vida diária de mais de 2 milhões e 700 mil trabalhadoras domésticas negras no país, a maior categoria profissional feminina do Brasil!

Sabemos que, neste país, o emprego doméstico mal remunerado, sem proteção social, abusivo e racista em suas relações é uma das formas mais perversas de dizer à população negra, e às mulheres negras em especial, que não há outra existência possível que não a servidão e a humilhação.

Mas Mirtes, nós queremos dizer a você que estaremos ao seu lado, exigindo que haja uma punição justa aos culpados. Você fez, por cinco anos, o seu melhor, e nós estamos aqui para dizer: o seu pedido de justiça e dignidade é uma ordem! E está na hora da “empregadora” cumprir essa ordem publicamente. Estamos juntas e juntos na sua luta por justiça e dignidade.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

A hora da reação nacional contra um Estado genocida

As conclusões do jurista Luiz Flávio Gomes são da...

PM paulista matou mais em nove meses do que no auge do confronto com o PCC

De janeiro a setembro deste ano, foram registradas 478...
spot_imgspot_img

Fux volta atrás e admite entidades antirracistas em julgamento de ação contra racismo estrutural

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux recuou e admitiu que organizações que se dedicam ao enfrentamento do racismo participem como amicus curiae (amigo da corte) da ADPF...

388 anos por reparar

Hoje, 22/11 se inicia o julgamento da ADPF pelas nossas vidas. Em maio de 2022 a Coalizão Negra por Direitos, em parceria com partidos políticos...

Nota de Posicionamento da Coalizão Negra por Direitos contra o extermínio de pessoas negras e a guerra às drogas na Bahia

Nós da Coalizão Negra por Direitos, composta por 293 organizações da sociedade civil, viemos a público manifestar o nosso repúdio à política de letalidade...
-+=