Guest Post »

O cabelo como forma de resistência

Após 16 anos alisando o cabelo, a jornalista negra Mábel Lara aparece na TV colombiana com cachos e faz uma pequena revolução

Por ANA MARCOS, do El Pais 

Mábel Lara é uma jornalista colombiana e negra que em fevereiro, depois de 16 anos de televisão, decidiu apresentar o noticiário do fim de semana do canal Notícias Uno com seu cabelo natural. Deixou de alisar os cabelos e apareceu com seus cachos. “Nesse dia tirei um piano de cima de mim. Me senti livre”, explica. Desde aquele momento fez uma pequena revolução na Colômbia. Lara começou a receber centenas de mensagens em suas redes sociais e a mídia se interessou em compreender como uma mulher negra havia conseguido jogar pelos ares tantos estereótipos com um só gesto.

“No início o impacto me deu medo”, afirma. “O público me via de uma só forma na tela”. Antes de tomar a decisão, recordou as tentativas que havia feito no passado de mostrar seus crespos. “Me bombardearam nas redes com mensagens que diziam que eu estava despenteada e desagradável. Na Copa do Mundo chegaram a me chamar de grosseira e suja pelo meu cabelo”. E para ela a relação era direta: “Se nosso cabelo é sujo, nós somos sujas”.

 

Foto: El País

Para continuar lendo no El País 

Artigos relacionados