O caminho da informação sobre a Covid-19 nas comunidades

A Covid-19 já matou mais de 20 mil pessoas no Brasil, sendo quase 5 mil óbitos só no Estado de São Paulo, epicentro do novo coronavírus no País. Foi pensando na tentativa de ajudar a salvar milhares de vidas, frear o avanço descontrolado de casos do coronavírus e levar informação para as comunidades que nasceu o projeto “Diálogos Afrurbanos”.

A iniciativa pretende produzir campanhas em vídeos com linguagem simples e acessível para socializar com as redes periféricas de sete favelas brasileiras. Cerca de 630 mil pessoas serão impactadas pelo projeto no complexo da Maré e Alemão, no Rio de Janeiro; Nova Constituinte, Beiru e Valéria, em Salvador; e em Vitória, no Espírito Santo, o projeto atuará na comunidade Território do Bem. Recebem também esta iniciativa, Paraisópolis e Vila Brasilândia em São Paulo, capital.

Os vídeos com duração de cerca de 1 minutos abordarão os seguintes temas: necessidade de proteção para evitar o contágio e a transmissão, a importância da higiene pessoal em ambientes com pouca infraestrutura; entender os primeiros sintomas, onde buscar ajuda e o que fazer para auxiliar as pessoas em situação de alta e muito alta vulnerabilidade.

Segundo Bob Controversista o objetivo do projeto é a ajudar a salvar vidas. “Se nada for feito nas comunidades a Covid-19 vai matar um número muito alto de pessoas. A letalidade do coronavírus é subestimada por muitos o que causa a proliferação da doença com mais rapidez”, diz ele.

O nosso propósito é de fortalecer quem está na ponta para atender as famílias com alta vulnerabilidade social, que precisam de conscientização adequada e mais acesso à informação de como se proteger”, diz, Marta Costta, uma das idealizadoras do projeto.

A estratégia de captação de recursos é via plataforma de crowdfunding Benfeitoria e funciona da seguinte maneira: a cada 1 real doado, a Fundação Tide Setúbal doará mais 2 reais. Para doar basta acessar bit.ly/2ANIdbm


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...