“O caso não é fato isolado” Corregedoria da Civil vai investigar policial que prendeu ator e delegado

 

A Corregedoria da Polícia Civil vai investigar se houve irregularidade na prisão do ator Vinicius Romão no último dia 10, depois que a vítima, que teve sua bolsa roubada, reconheceu o rapaz.

Segundo informações da Polícia Civil, serão avaliadas as condutas do policial civil Waldemiro Antunes de Freitas Junior (da 11ª DP), que fez a abordagem e levou o ator à delegacia, e do delegado plantonista William Lourenço Bezerra, que registrou o flagrante.

Na terça-feira (25), o juiz Rudi Baldi deicidiu pela liberdade provisória de Romão. Ele deve ser solto nesta quarta (26). Conforme a sentença divulgada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Romão não apresenta o perfil corriqueiro de autores de crime dessa espécie. “É uma pessoa que trabalha, estuda e tem endereço fixo, além de não possuir antecedentes criminais”.

No entanto, o caso ainda não foi finalizado. “São necessários alguns esclarecimentos nas declarações prestadas, e suas condições pessoais não demonstram que seu retorno à liberdade comprometa a ordem pública, dificulte a aplicação da lei penal, ou seja, inconveniente para a instrução criminal, ao menos por ora”.

De acordo com o delegado Niandro Lima, titular da 25ª DP (Engenho Novo), a vítima foi ouvida novamente e alegou ter se confundido na hora do reconhecimento.

A repercussão do caso, segundo membros do movimento negro, contribuiu para que o ator não ficasse mais tempo preso. Para a colaboradora do Núcleo de Consciência Negra da Universidade de São Paulo (USP) Maria José Menezes, a prisão de Vinícius não foi por engano. “Negro sempre é vilão até provar que não”, afirma, citando trecho de música.

Para Maria José, o caso não é fato isolado. “É uma política do Estado. O policial tem visão que negros e/ou periféricos são suspeitos ou culpados por algo. Isso é cotidiano e naturalizado pela sociedade”, diz.

 

Câmeras revelam que prisão de ator da Globo foi confusão da PM

 

Fonte: UOL

 

+ sobre o tema

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

O Fantasma do Estado: Genocídio e Necropolítica

Em “The Signature of the Sate”, Veena Das discute...

“Branco sai, Preto Fica” tematiza violência policial e racismo na Ceilândia

Por: Neusa Barbosa A repressão policial a um baile black...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=