O intrincado quebra-cabeças das mortes de Marielle e Anderson

Quem matou Marielle e Anderson?”. A pergunta que numa simples pesquisa no Google traz 354.000 menções está espalhada pelas redes sociais e martela a cabeça de investigadores há exatos 80 dias (neste sábado). A cobrança por respostas aumenta a cada tweet e faz subir a pressão sobre uma polícia que está sob uma intervenção federal com prazo para acabar: dezembro de 2018. A qualquer hora em que se chega no prédio mais velho da Rua General Ivan Raposo, na Barra da Tijuca, se vê o vai e vem de agentes da Polícia Civil que deixaram outros tantos casos de lado para tentar montar o quebra-cabeça mais intrincado que a Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro já teve desde sua revitalização, em janeiro de 2010.

Até hoje a DH praticamente não falou nada sobre o caso. Não confirmou nomes de suspeitos que vieram à tona; não confirmou linhas de investigação adotadas; não confirmou sequer se os disparos que fuzilaram a vereadora do PSOL e seu motorista vieram de uma submetralhadora HK MP5. A equipe do delegado Giniton Lages optou pelo silêncio absoluto. “Podem fazer a pressão que quiserem, mas não vou resolver de qualquer jeito. Não tenho pressa. Preciso investigar a fundo para reunir provas e prender os assassinos”, desabafa a amigos mais próximos.

Desde o momento do crime o G1 tem acompanhado a apuração do caso a fundo. Conversado com pessoas ligadas a suspeitos, entrevistado políticos, amigos e parentes das vítimas e outras dezenas de pessoas que podem ajudar a jogar luz sobre um crime que, até agora, carece de uma resposta essencial: por que mataram Marielle e Anderson? Essa é a questão mais intrigante para todos, de investigadores a amigos. “Já tentamos entender todos os cenários e não encontramos uma resposta plausível para isso. Não encontramos uma motivação razoável para que alguém fizesse tamanha covardia”, diz o deputado estadual Marcelo Freixo.

Foi com base no depoimento de uma testemunha que a Delegacia de Homicídios começou a montar aquela que é sua principal linha de investigação hoje, passados quase três meses. Um policial militar que integrava a milícia de Orlando Oliveira de Araújo, que domina especialmente a região da Curicica, em Jacarepaguá (Zona Oeste do Rio), procurou um amigo que resolveu levar a história adiante. Pouco se sabe, até aqui, sobre o que, efetivamente, o PM/miliciano falou oficialmente.

G1 apurou que ele relatou um suposto encontro ocorrido entre seu ex-chefe Orlando e o vereador Marcello Siciliano (PHS), colega de plenário de Marielle, num dos mais badalados restaurantes do Recreio dos Bandeirantes, também na Zona Oeste. O encontro teria ocorrido em junho de 2017 e, nele, Siciliano teria encomendado a morte de Marielle com um tapa na mesa e uma frase em tom firme: “Tem que resolver a piranha do Freixo”. O G1 esteve no restaurante. Um funcionário disse que não há arquivamento de imagens de câmeras de tanto tempo atrás.

A testemunha ainda deu números telefônicos que poderiam ter sido usados por integrantes da quadrilha de Orlando que teriam executado a missão. Esses dados estão sendo cruzados pela investigação, mas até agora não se confirmaram. Ele deu ainda quatro nomes de possíveis suspeitos: um PM identificado como Alan, um ex-bombeiro deficiente físico de apelido Claudinho; um ex-PM conhecido como Machado; e outro homem chamado de Leandro Mingau.

No pano de fundo da versão trazida pela chamada “testemunha-chave”, no entanto, estão mistérios que intrigam parte da polícia e da própria política fluminense. E o problema está em como essa testemunha-chave chegou de repente com a história detalhada, até a DH. “Um dia um PM acordou, resolveu perder arma e carteira, porque no fim das contas ele vai ser expulso da corporação, e contar toda a verdade de um caso que nada tinha a ver com ele? É preciso cautela nessa versão. E era o que faríamos. Averiguar cada frase dele. Mas veio o vazamento dos delegados da PF, e aí…”, desabafa um investigador da Delegacia de Homicídios.

O depoimento foi revelado pelo jornal O Globo. A testemunha foi levada até o chefe de Polícia Civil, Rivaldo Barbosa, por três delegados da Polícia Federal: Felício Laterça, Lorenzo Pompílio da Hora e Helio Khristian Cunha de Almeida. Khristian já investigava o vereador Siciliano em outro inquérito, que apura irregularidades fiscais da casa de shows Barra Music, da qual Siciliano foi sócio, e chegou a interrogá-lo em 16 de novembro do ano passado. O inquérito ainda não foi concluído.

Testemunha se recusou a ser ouvida na DH

Siciliano tem evitado entrevistas, mas nos bastidores começou a pedir ajuda a amigos para entender como uma testemunha que ele alega nunca ter visto na vida chegou até Helio Khristian, delegado que durante anos trabalhou com um agente federal, hoje aposentado, que ficou lotado no gabinete de Domingos Brazão na Alerj e depois foi junto com ele para o Tribunal de Contas do Estado. Khristian reage: “A testemunha não veio desse meu amigo. É uma teoria da conspiração que estão tentando criar para desacreditar o depoimento”, diz.

Khristian contou ainda que foi procurado por uma advogada através de um outro amigo em comum. “Conversamos com a testemunha na sede da PF, eu, mais dois delegados e um jornalista, e percebemos que tinha verossimilhança no que ele falava. Como a PF não tem atribuição, fomos no Rivaldo, que nos mandou para a DH”.

Foram pelo menos cinco dias até que a testemunha formalizasse seu depoimento – mesmo alegando estar correndo risco de vida. No dia em que os delegados federais foram à sede da Delegacia de Homicídios, avisaram que o PM se recusava a prestar depoimento dentro da unidade: “Ele não queria ser ouvido dentro da Polícia Civil. Queria um lugar neutro. Eu mesmo orientei que ele não falasse ali (na Barra), porque corria risco. A Barra da Tijuca é uma espécie de passarela de milicianos nesse estado que virou uma esculhambação. A milícia tem contato com delegacia, batalhão… Tem proximidade e até negócios, essa é a realidade. Nossa proposta era ouvi-lo na PF, mas eles não quiseram. Então fizemos a oitiva no Círculo Militar, na Urca. Durou um sábado inteiro. Eu não levei cópia de nada. Então não podem dizer que houve vazamento da nossa parte”, disse Hélio Khristian. A testemunha já saiui do Rio de Janeiro.

A ‘batalha’ Siciliano x Brazão

Nos últimos anos, Siciliano e os Brazão têm travado uma guerra silenciosa nos bastidores. E o palco principal dessa disputa foi a região da Gardênia Azul, em Jacarepaguá. Na campanha por uma vaga na Câmara dos Vereadores, em 2016, Siciliano já havia angariado a simpatia de moradores locais. Como sócio do Barra Music, a casa de shows mais badalada da noite carioca, Siciliano mantinha uma lista de mais de 1.200 convidados (inclusive da favela) que todo fim de semana entravam de graça.

O passo seguinte foi assumir o controle do campo de futebol da comunidade. As placas de Chiquinho Brazão, que durante a campanha dividiam espaço com as de Siciliano, foram arrancadas. Eleito, Siciliano conseguiu a regularização do campo junto à Prefeitura e a adoção legal do espaço – que hoje abriga uma escolinha de futebol e aulas de dança – até 2019.

Analisando o mapa de votação do último pleito, Siciliano saltou de 787 para 1.122 votos da penúltima para a última eleição na região de Gardênia Azul e Anil. Mais recentemente, Siciliano tomou das mãos dos Brazão o direito de indicar o responsável pela Região Administrativa de Jacarepaguá. Há 16 anos era Domingos Brazão quem mandava ali nas administrações do PMDB. Em 5 de outubro do ano passado, João Carlos Macedo da Silva, o Dom, indicado por Brazão, foi trocado por Diego Martins Hoche, nome escolhido por Siciliano. O G1 tentou falar com os irmãos Brazão, mas até a última atualização desta reportagem não havia obtido resposta.

Mapa da votação

O depoimento do PM que testemunhou na Delegacia de Homicídios não traz com clareza o motivo exato de o vereador Siciliano ter supostamente contratado o grupo do miliciano Orlando para eliminar Marielle. Nessa suposta conexão, Marielle teria avançado politicamente numa área de Curicica que, até então, seria dominada por Siciliano. A análise do mapa de votos dessa região, no entanto, indica que só 298 eleitores dessa área escolheram o candidato do PHS, colocando seu nome em 20º lugar naquelas urnas. Na eleição anterior, Siciliano tinha obtido mais votos ali: 313.

A região da Curicica, como quase todas de Jacarepaguá, é politicamente dominada pelos Brazão: Chiquinho, o irmão mais novo, teve 3.601 votos. Somando as regiões de Curicica e Taquara – também dominada pelo grupo de Orlando – Siciliano teve 477 votos, o que representa praticamente um terço dos votos de seu suplente na Câmara, Marcelo Piuí, que, com 1.427, foi o sétimo mais votado.

A pessoas próximas, o vereador Siciliano não nega que tenha estado com Orlando duas ou três vezes durante visitas a essas regiões. Mas nega qualquer relacionamento com o miliciano. Em depoimento prestado à DH de dentro de Bangu 1, Orlando relatou ter “apertado a mão” de Siciliano em duas oportunidades, mas disse que os dois nunca tiveram qualquer relacionamento.

Num passeio por Curicica é possível avistar uma única faixa com o nome de Marcello Siciliano. Na Rua José Eusébio, debaixo da Transolímpica, existe uma faixa com um agradecimento ao vereador pela obra de mão dupla da via. O G1 descobriu também que, nos últimos tempos, Siciliano se reforçou politicamente na região de Jacarepaguá, contratando nove colaboradores – todos moradores dali – que atuavam na última campanha de Pedro Paulo de Carvalho, braço-direito do ex-prefeito Eduardo Paes que tem grande influência na área.

Na Rua José Eusébio, na Curicica, uma faixa de moradores agradecendo ao vereador pela via de mão dupla: nesta área, dominada pela milícia de Orlando, Siciliano teve menos votos em 2016 do que na eleição anterior (Foto: Reprodução/ Leslie Leitão)

Outros crimes investigados

Orlando foi preso em outubro do ano passado pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco). O policial que se tornou testemunha do caso Marielle comandava a distribuição de tevê a cabo clandestina (gatonet) de uma favela na área de Jacarepaguá – e ainda é investigado por comandar o mesmo serviço no Morro do Banco, no Itanhangá, na Barra. Aliado ao grupo de Orlando, tornou-se motorista de sua família.

No ano passado, teria decidido se afastar da milícia em virtude de desavenças internas. Semanas depois, Orlando foi capturado dentro de casa com uma pistola 9mm e dois carregadores de pistola calibre 40. Até então, o único mandado de prisão existente contra Orlando era relacionado ao homicídio de Wagner Rafael de Souza, ex-presidente da Escola de Samba União Parque Curicica. A investigação da DH indica que ele teria dado a ordem para executar Dadi (como a vítima era conhecida) pelo fato de ele ter montado um circo na região sem pedir autorização nem pagar o pedágio dos milicianos. Até hoje a denúncia não chegou ao 3º Tribunal do Júri. No mês passado, no entanto, Orlando foi condenado a quatro anos e um mês de prisão, em regime fechado, pelo flagrante de posse de arma de fogo.

Foi no reduto de Orlando que ocorreram dois outros crimes mais recentes também investigados pela Delegacia de Homicídios. O primeiro, de um homem chamado Robson. O segundo, de um colaborador de Marcello Siciliano. Carlos Alexandre Pereira, o Cabeça, foi executado a tiros no dia 8 de abril. Nesta semana a Polícia Civil conseguiu prender um dos envolvidos no crime. Thiago Bruno Mendonça, conhecido como Thiago Macaco, teria atraído a vítima para que fosse morta por Rui Ribeiro Bastos, dono de uma barraca de cachorro quente na Boiúna, na região da Taquara. Ele também teve a prisão preventiva decretada pela 2ª Vara Criminal da Capital, mas segue foragido. Um terceiro suspeito, Rondineli de Jesus da Silva, já havia sido capturado semana passada.

Na montagem do quebra-cabeças das mortes de Marielle e Anderson, os investigadores tentam encontrar alguma conexão com a morte de Cabeça. Este inquérito andou mais rápido graças à apreensão, dentro de um galpão, de um telefone celular usado por Rui. Nele a polícia encontrou dezenas de conversas reveladoras, inclusive com membros da milícia que estão presos em Bangu 9. Um deles, Diogo Maia dos Santos, o DG, é o chefe da milícia da Boiúna. Nas conversas, um homem é identificado como Curicica. Para os investigadores, este seria Orlando, que é o chefe das favelas do bairro. A defesa contesta: “Orlando nunca foi conhecido como Curicica. E há outros detentos no mesmo presídio que são moradores do bairro”, diz o advogado Renato Darlan.

Para os advogados de Siciliano, “não é razoável tentar atribuir ao vereador a morte de alguém que o ajudava” politicamente na região: “Marcello tinha ótimo relacionamento com a Marielle e nenhum motivo para desejar a morte dela. Em relação ao Alexandre Cabeça, em pouco mais de um ano ele fez 88 ofícios pedindo melhorias para a região. Ou seja, era um colaborador que ajudava a propagar o trabalho do Marcello diariamente”, explica Carlos Alberto Lube Júnior, que defende o vereador.

Nas redes sociais, Siciliano postou mensagens em solidariedade e falou sobre sua boa relação com Marielle nos corredores da Câmara de Vereadores (Foto: Reprodução/ Instagram)

+ sobre o tema

Ex-PM confessa participação na morte de Marielle, incrimina Lessa e dá detalhes do crime

O ex-policial militar Élcio Queiroz fechou um acordo de delação...

Racismo científico, definindo humanidade de negras e negros

Esse artigo foi pensado para iniciar um diálogo sobre...

“Pérola Negra: Ruth de Souza” traça panorama da carreira da atriz

Mostra que entra em cartaz no CCBB traz 25...

Mylene Pereira Ramos: a juíza que defende maior diversidade na magistratura

“Em nossa sociedade, fatores como raça e condição social,...

para lembrar

Jovem preta é afastada de bebê após nascimento em maternidade de Florianópolis

Manifestantes fizeram um ato na tarde desta sexta-feira (30),...

Discriminação é comum, porém velada, dizem negras desempregadas

Para atendente, oportunidades de emprego são maiores para os...

Eu, mulher, psicóloga e negra

Quando nossa comissão editorial resolveu ouvir psicólogos negros, para...
spot_imgspot_img

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle Franco e Anderson Borges, parece estar chegando a um final, pelo menos em relação aos...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...
-+=