O pensamento social brasileiro e a cultura do esquecimento

Brasil, um país historicamente novo, construído em base do colonialismo, escravismo e desigualdade, que deram os moldes de nossa sociedade atual. Em 520 anos de história (1500-2020), 353 deles se sustentaram no regime da escravidão, sobrando apenas 167 anos “livres” do regime escravocrata para negros e índios. Por conta disso, o pensamento social brasileiro moldou-se de acordo com ideais racistas, conservadores e patriarcais, que permeiam nossa estrutura política e econômica de maneira perversa.

De acordo com a The Trans-Atlantic Slave Trade Database, um esforço internacional de catalogação de dados sobre o tráfico de escravos, nove mil viagens foram realizadas por navios negreiros ao Brasil, trazendo 4,9 milhões de africanos. Isso resulta em uma sociedade 56% autodeclarada preta ou parda, mas também em um país em que, segundo o IBGE, os negros representem os 70% entre os 10% mais pobres da população. Em um país em que 68% dos cargos gerenciais são ocupados por brancos, fazendo com que o rendimento salarial do negro brasileiro seja duas vezes menor que o de um branco.

Normalmente em países com longas histórias manchadas pela violência e pelo genocídio, vemos a conservação das narrativas das vítimas e a existência de museus, para que aquela história jamais se repita. Porém aqui no Brasil vemos o contrário.  Aqui museus pegam fogo, como em 2018 quando o Museu Nacional foi tomado por um grande incêndio, toda nossa história, ciência e principalmente nosso futuro, viraram cinzas.  Ruas, avenidas e escolas com nomes em homenagens a eugenistas, escravistas e torturadores da ditadura militar. O Brasil é um país que esquece, profundamente marcado por essa “cultura do esquecimento” e sobre a história das etnias que literalmente levaram o país nas costas, indígenas e africanos, nos é oferecido migalhas. 

Por conta do regime escravocrata as organizações urbanas dependiam das organizações rurais e, mesmo após a abolição, a organização política da sociedade era sustentada por fazendeiros, grandes latifundiários (elite brasileira) e aos seus filhos, sucessores diretos das terras familiares, que tinham o poder de dominar e manipular o cenário político, fazendo com que se perpetuasse o domínio dos grandes latifundiários nas esferas públicas. Essa dominação que excluía e dificultava o acesso da maioria da população à política, fez com que a política se solidificasse no tradicionalismo e conservadorismo.

A cultura do esquecimento se torna um benefício para essa classe, pois se a sociedade não constrói um senso crítico, a estrutura se mantém e todos continuam achando que “está tudo bem”.  Podemos percebê-la no nosso dia a dia, quando na escola tudo que aprendemos sobre a África remete somente a escravidão e é construída a imagem de que os escravos brasileiros aceitavam a condição em que viviam, sem resistência alguma. Aprendemos a romantizar a miscigenação, quando na verdade a vinda de imigrantes europeus foi impulsionada com o objetivo de branqueamento da população, a partir de ideias eugenistas. Faz com que não nos indaguemos ruas e avenidas com nome de torturadores da ditadura militar.

O total descaso do estado com os monumentos e museus históricos também refletem essa cultura e a manutenção de pessoas da elite no poder, que não querem que o povo acorde porque simplesmente causaria uma quebra no poder elitista, branco e heteronormativo. O brasileiro criou um país perfeito em seu imaginário, no qual não existe desigualdade e que todo cidadão tem o mesmo acesso às condições básicas. Quando sabemos que a realidade brasileira está bem longe desse ideal.  

      

Bibliografia:

https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/pensamento-social-brasileiro/

 https://desarquivo.org/sites/default/files/politica_do_impossivel_cinemateca_artigo.pdf

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45092235#:~:text=Navios%20portugueses%20e%20brasileiros%20fizeram%20mais%20de%209%20mil%20viagens%20com%20africanos%20escravizados,-Amanda%20Rossi%20Da&text=Direito%20de%20imagem%20The%20New,670%20mil%20morreram%20no%20caminho.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/11/13/percentual-de-negros-entre-10-mais-pobre-e-triplo-do-que-entre-mais-ricos.htm


** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE

+ sobre o tema

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas...

Instituto Geledés promove evento sobre empoderamento econômico para população negra

O Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

para lembrar

Apoio à democracia no Brasil cai para nível recorde

Segundo pesquisa divulgada pelo Latinobarómetro, o apoio à democracia no...

Diretora de escola onde PMs agrediram alunos pede afastamento do cargo

A diretora de uma escola estadual de São Paulo...

Caso George Floyd: Protestos antirracistas saem dos EUA e chegam a Berlim, Londres e Toronto

Aos menos três países, além dos Estados Unidos, registraram...
spot_imgspot_img

Ato em Copacabana pede justiça por rapaz morto em ação policial

Familiares, amigos, moradores da Cidade de Deus, artistas e apoiadores realizaram um ato, neste sábado (19), pedindo justiça por Thiago Menezes Flausino, 13 anos...

Justiça realiza audiência de instrução do julgamento dos PMs acusados de matar Kathlen Romeu

A Justiça Fluminense marcou para esta segunda-feira (29) uma audiência de instrução e julgamento dos PMs acusados de atirar contra a jovem Kathlen Romeu. Marcos Felipe...

Pesquisa inédita revela que apenas 8,7% dos homicídios envolvendo policiais foram denunciados pelo MP

Em 8 de junho de 2021, um tiro de fuzil no peito matou a designer de interiores Kathlen Romeu, de 24 anos, no Lins...
-+=