O pior 1º de Maio

Diretamente da ocupação precária para o desemprego

Foi rápido e agudo o efeito da crise sanitária no mercado de trabalho brasileiro. No primeiro resultado da Pnad Contínua após o início do isolamento social em resposta à pandemia, o IBGE apresentou um cenário de intensa deterioração nas vagas ocupadas pelos mais vulneráveis. Nunca foi exagero reivindicar políticas emergenciais de proteção social às trabalhadoras domésticas e aos informais. Eles saíram diretamente da ocupação precária para o desemprego. Nenhum grupo sentiu mais a súbita desaceleração da economia. Nada a comemorar no Primeiro de Maio.

Levantamentos divulgados nas primeiras semanas de distanciamento já indicavam que o impacto nas condições de vida das famílias à beira da vulnerabilidade seria grande. Em consulta a 1.142 moradores de 262 favelas entre os dias 20 e 22 de março, o Data Favela apurou que mais da metade (54%) temia perder o emprego, e 86% teriam dificuldades para comprar comida em até um mês, se ficassem sem rendimentos. Em meados de abril, o Instituto Locomotiva estimou que 39% das diaristas e 13% das empregadas domésticas mensalistas foram dispensadas sem direito a remuneração.

As estatísticas do IBGE confirmaram a tendência. No primeiro trimestre de 2020, 832 mil assalariados sem carteira assinada, 742 mil conta própria sem CNPJ e 385 mil trabalhadores domésticos ficaram sem ocupação. São justamente os grupamentos profissionais de menor remuneração e com presença maiúscula de mulheres e negros, numa evidência de que a crise socioeconômica oriunda da pandemia tem mesmo gênero e raça.

A Pnad Contínua é o mais completo retrato do mercado de trabalho brasileiro, porque é capaz de acompanhar mensalmente a flutuação da mão de obra e todos os fenômenos que nela incidem. Os resultados do primeiro trimestre chamaram atenção pela rapidez com que exibiram o impacto da pandemia. Como a pesquisa leva em conta trimestres móveis, os números de março carregam dados de janeiro e fevereiro, pré-Covid-19. Ainda assim, o início de 2020 foi o pior da série histórica iniciada em 2012.

Afora o aumento de 1,218 milhão no total de desempregados (pessoas que não trabalharam e buscaram vaga), o total de ocupados despencou 2,5%. Significa que ficaram sem trabalho 2,329 milhões de brasileiros, dos quais 1,929 milhão estava na informalidade. Comércio, construção civil e serviço doméstico foram os setores que mais dispensaram mão de obra. Indústria, alojamento e alimentação e atividades como salões de beleza (outros serviços) também tiveram desempenho negativo. “O setor que menos sentiu foi o de transportes, provavelmente pelo aumento na demanda por serviços de entrega domiciliar. Mas o rendimento não subiu”, sublinhou Cimar Azeredo, diretor-adjunto de Pesquisas do IBGE.

De tão agudo, o ajuste reduziu em R$ 2,882 bilhões (-1,3%) a massa de rendimentos habitualmente recebida pelos brasileiros. É situação que tende a se agravar nos próximos meses e, com ela, a capacidade de consumo das famílias e a recessão. Isso porque a equipe econômica de Jair Bolsonaro permitiu suspensão dos contratos de trabalho ou redução de jornada e salário com reposição parcial da remuneração perdida. Com menos dinheiro no bolso, a população consome menos e/ou se endivida, atrapalhando a recuperação do Produto Interno Bruto. O incremento no Bolsa Família, por sua vez, é bem-vindo — assim como o auxílio emergencial de R$ 600, quando resolvidos os problemas decorrentes do método equivocado de inscrição e pagamento.

A pandemia de Covid-19 encontrou um mercado de trabalho já exposto à precarização e refém de uma recuperação medíocre, ancorada no emprego sem carteira assinada e no trabalho autônomo informal. A esse ambiente frágil se somam a queda expressiva de circulação de pessoas nas ruas e a perda de poder aquisitivo das famílias. Turismo, cultura e entretenimento já foram impiedosamente castigados com as restrições à aglomeração.

O teletrabalho, crescente no período de isolamento, pode se tornar mais um fator de mudança de hábitos de consumo, principalmente em itens de vestuário, beleza e cuidados pessoais. As jornadas domésticas também reduzem oportunidades de compras relacionadas ao deslocamento de trabalhadores e estudantes. Tudo isso afeta profundamente comércio e serviços, setores intensivos em mão de obra formal ou não.

A consultoria internacional Kantar, de pesquisa de mercado, num primeiro diagnóstico pós-pandemia estimou redução de 8% no gasto total, 5% na frequência de ida a pontos de venda e 9% na quantidade de produtos adquiridos por consumidores brasileiros. Cenário semelhante foi observado na China. O mundo está se adaptando a novos modelos de relações de trabalho e consumo. É urgente que, no Brasil, governos, setor privado e sociedade civil encontrem espaço para planejar o futuro. Ou veremos perpetuadas vulnerabilidades que pareciam temporárias.

+ sobre o tema

Tiro no pé ambiental

O Congresso pressionou, e o governo cedeu justamente nas áreas —climática e ambiental—...

O consenso das gentes

Por: Edson Cardoso   Uma empregada doméstica uniformizada...

Já estou preparado para uma vida sem água. E você? – por: Leonardo Sakamoto

Minha mãe disse que, quando acabar a água do...

para lembrar

Friburgo perde o músico Nego Dé para a Covid-19

Morreu neste domingo, 3, o músico André Henrique de...

Pensando cá com minhas máscaras

No imaginário da minha infância, nas minhas brincadeiras de...

‘A dor de perder minha irmã do jeito que foi eu não aceito’, diz Criolo

Sete meses após perder a irmã para a Covid-19,...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

Com a conivência do Estado

Enfim, foi da nefasta aliança entre crime, polícia e política no Rio de Janeiro, tão antiga quanto conhecida, que brotaram mandantes e, ao menos,...
-+=