Movimentos de favelas organizam plano de ação e reivindicam compromisso público no Rio de Janeiro

Numa iniciativa que envolveu ativistas das pelo menos cinco comunidades espalhadas no território do Rio de Janeiro e pesquisadores das áreas de Saúde Coletiva; Direitos Humanos e Ciências Sociais, foi lançado na manhã de 1º de Maio o Plano de Ação Covid nas Favelas do Rio de Janeiro: uma catástrofe a ser evitada.

A ação foi capitaneada por Richarlls Martins e Cunca Bocayuva, docentes do do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NEPPDH/UFRJ); Luciana Correa Lago, docente do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ) e Marcelo Burgos, docente do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (DCS/PUCRJ) juntamente com as lideranças Eliana Sousa, coordenadora da Rede da Maré; Itamar Silva, articulador social do Dona Marta; Magda Gomes e Leandro Castro, coordenadores do A Rocinha Resiste; Alan Brum, secretário executivo do Instituto Raízes em Movimento e Vivi Salles, articuladora da Frente CDD contra a Covid-19.

“Esse foi um trabalho emergencial construído nos últimos 10 dias, para o qual nos reunimos até aos domingo e diariamente. O Plano apresenta ações que devem ser desenvolvidas pela gestão pública, em colaboração com universidades, instituições de pesquisa e sociedade civil para mitigar o alto impacto do coronavírus nas favelas” explica Richarlls Martins.

O evento virtual reuniu mais de 50 participantes, com a apresentação da sistematização e entrega do documento a autoridades da gestão, como Roberto Pozzan, Subsecretário Estadual de Saúde; Bruno Kazuhiro, Secretário Estadual de Infraestrutura; Leonardo El Warrak, Subsecretário Municipal de Saúde; das instituições de ensino e pesquisa, como Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz; Frederico Leão Rocha, vice-reitor da UFRJ; Augusto Sampaio, vice-reitor para Assuntos Comunitários da PUC-RJ; Ricardo Lodi, reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); de entidades científicas e sindicais, como Gulnar Azevedo, presidente da Abrasco; Lígia Bahia, secretária regional do Rio de Janeiro da SBPC; Waleska Antunes, secretária-geral do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro; entre outros.

O plano é composto por três dimensões – prevenção; assistência e ação social. Em particular na assistência, reivindicam polos de atendimento exclusivo para as comunidades e espaços para a assistência assistida, e tem como fundamento a criação de um gabinete de crise específico e dedicado ao controle da Covid-19 nas comunidades, composto pelo Estado e município do Rio de Janeiro, mais sociedade civel e os movimentos autônomos e originários das comunidades.

Para Richarlls Martins, a adesão integral de todas as autoridades públicas presentes no Ato virtual sinaliza a gravidade do quadro sanitário. “A articulação desta rede social-científica possibilitou produzir e entregar para a gestão pública esta contribuição central para o enfrentamento da pandemia em nosso estado para regiões e populações que demandam monitoramento urgente. Estaremos atentos aos compromissos assumidos peles entes públicos nesta manhã” completou. Em matéria à Rede Globo, Magda Gomes foi enfática: “É preciso que haja um projeto específico que atenda as demandas das favelas, principalmente no que diz respeito ao isolamento social e às condições para que as pessoas sejam atendidas em relação ao coronavírus. Acesse o plano.

Outras iniciativas: Essa é mais uma de diversas iniciativas que movimentos populares das comunidades cariocas tem liderado na busca de uma autodeterminação e autoproteção diante da pandemia do SARS-CoV-2, que impacta o planeta desde o final de 2019 e, particularmente o Brasil desde março de 2020. O jornal eletrônico Voz das Comunidades lançou em 10 de abril seu próprio painel de monitoramento de casos e óbitos das comunidades cariocas, que registrava 35 mortes em 11 territórios em 30 de abril.

Com dimensão nacional, o Mapa Corona nas Periferias busca a criação de uma rede nacional de solidariedade formada por moradores de diferentes periferias no Brasil usando como o ferramenta o Twitter. A iniciativa é do site de notícias Favela em Pauta, em parceria com o Instituto Marielle Franco e o apoio do Twitter Brasil.

A Comunicação da Abrasco já havia destacado em matérias anteriores também as ações de campanhas como “Corona nas Favelas e Periferias”, idealizada pela Frente de Mobilização da Maré” e “Se liga no Corona” e as ações de comunicação popular do Coletivo Papo Reto, numa demonstração viva de que a saúde é uma força motora para a conscientização e consequente conquista de condições de vida para e pelas coletividades dos inúmeros territórios periféricos e favelados do país.

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Gostoso como um abraço? – Por Maria Rita Casagrande

Por Maria Rita Casagrande para as Blogueiras Negras Feche...

para lembrar

STF suspende operações da PM em comunidades do Rio durante pandemia

O ministro do Edson Fachin do STF (Supremo Tribunal...

Jacarezinho: MP decide arquivar 4 inquéritos sobre 5 das 28 mortes

O Ministério Público pediu nesta quinta-feira (10) o arquivamento de...

Na rota das remoções: gente negra e conjuntos habitacionais em Brás de Pina

O bairro de Brás de Pina está localizado na...

Rio cria dia estadual para reflexão sobre morte de jovens negros

O governo do Rio de Janeiro sancionou a lei...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Rio cria dia estadual para reflexão sobre morte de jovens negros

O governo do Rio de Janeiro sancionou a lei que cria o Dia de Luta Jovem Preto Vivo – João Pedro Matos Pinto, aprovada...

‘Minha tia perdeu uma vida inteira’, diz sobrinho de idosa resgatada após 72 anos de trabalho análogo à escravidão

Veja o vídeo da matéria A família de Maria de Moura, de 87 anos, resgatada em condição análoga à escravidão em março de 2022, denunciou ao Fantástico deste...
-+=