O quilombo que resiste em uma das áreas mais valorizadas do Rio

Manter um quilombo em um dos pedaços mais valorizados do Brasil.

Do BBC

Essa foi a conquista da comunidade quilombola Sacopã, que reúne 28 pessoas em plena Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A posse da terra, obtida recentemente, era uma das reivindicações dos residentes com base na Constituição de 1988, que garante aos descendentes de escravos da posse da terra para onde fugiram da escravidão.

“Fomos resistindo, ficamos, Nós ganhamos a posse da terra e foi uma luta insana. Mas conseguimos vencer a especulação imobiliária” , diz o músico Luiz Sacopã, líder da comunidade.

No meio de brancos

_90680048_sacopa6

_90680055_sacopa3

O Brasil foi o principal destino para os escravos nas Américas. Estima-se que tenha recebido 5 milhões vindos da África.

“Estamos na sexta geração. Nós somos da Nigéria. Fiz um exame há pouco tempo de DNA e deu 98,5% africano. Somos negros, no meio de brancos”, conta Sacopã.

O músico diz que não podia deixar de fazer música com a situação de opressão a que os cidadãos de mesma raça e classe são submetidos no Brasil.

_90680050_sacopa7

_90680052_sacopa1

“Tinha de fazer música e cair em cima dos racistas, em cima da elite. Musica de protesto falando em respeito de quilombo, falando em respeito de negro.”

No Carnaval, Sacopã comanda um bloco para 70 mil pessoas. O músico considera irônico que a maior parte dos seus fãs sejam parte “dessa mesma elite branca”.

“São eles mesmo se divertindo lá, cantando, me abraçando, me cumprimentando… Isso para mim foi genial. Eu metendo pau neles, e eles lá rebolando e dizendo ‘ah, Sacopã, valeu…'”

Essa reportagem faz parte da série Hidden Rio – Rio Escondido, produzida pela BBC Brasil em inglês para o BBC World Service, que revela alguns dos extraordinários e menos conhecidos aspectos da cidade-sede dos Jogos 2016.

+ sobre o tema

Quilombolas da Marambaia celebram posse de terra no Dia da Consciência Negra

A professora Bárbara Guerra, 37 anos, chama os alunos...

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Em 2015 foram protagonizados contra as crenças de matriz...

Espelho: Lázaro Ramos entrevista Douglas Belchior

Lázaro Ramos é um cara de talento, bem sucedido...

Sob pressão, presidente do Conselho de Negros passa mal

Fonte: Afropress S. Paulo - Submetida a intensa...

para lembrar

IDAFRO, uma Instituição Nacional de Defesa das Religiões de Matrizes Africanas

O IDAFRO é uma entidade sem fins lucrativos, constituída...

Movimento negro sugere nomes para substituir Barbosa

Foi entregue pela organização não governamental Educação e Cidadania...

Entidades do movimento negro divulgam carta em apoio à Dilma Rousseff

No documento, movimento negro diz que Brasil não pode...
spot_imgspot_img

Brasília negra

Antes de abrigar os principais prédios públicos do país, a Esplanada dos Ministérios era um campo aberto onde descendentes de escravizados levavam o gado...

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=