O racismo e as mulheres negras

Enviado por / FontePor Rosane Borges, da Istoe

Num contexto em que as reações antirracistas sacodem a boa consciência da comunidade planetária, deslocando episódios brutais do lugar monótono da trivialidade cotidiana para o campo do intolerável, pesquisa recente da consultoria IDados, divulgada nas últimas semanas, reafirma que o fosso social no Brasil tem um fundamento de exclusão invariável: o racismo.

Mas, note-se: mesmo com os dados desfilando persistente e constrangedoramente à nossa frente, relutamos em juntar os pontos, procuramos atalhos para justificar a magnitude da desigualdade como forma de evitar o confronto com o racismo tal como ele é: profundo, estrutural, que perdura no tempo, se efetua a revelia das boas intenções, sobrevive com obstinação, o que demonstra como as camadas espessas da colonização e da escravidão até hoje cobrem o nosso tecido social, sobrevivendo com tenaz resistência aos humores dos tempos. Certamente, a pesquisa da IDados não traz nada de novo, mas serve de alerta, em contexto tão adverso para a população negra no Brasil e no mundo, para a necessidade do combate da discriminação latente que atua contra pretos e pardos em ambientes incontornáveis ao desenvolvimento individual e coletivo: escola, mercado de trabalho e política institucionalizada.

Atuando de forma orquestrada, esses três ambientes tornam-se um obstáculo quase intransponível para a construção de trajetórias de vida de negros de forma equânime. Pobreza, rebaixamento cultural, invisibilização nos processos decisórios da vida política relegam mulheres e homens negros a posições subalternizadas e naturalizam o racismo em suas diversas modalidades (do racismo policial a tantos outros tipos de violência).

O combate das desigualdades, a eliminação da pobreza, a promoção da cidadania requerem, portanto, uma reordenação das nossas pautas em torno de outro projeto de país de tal sorte que a questão racial seja adota como prioridade número 1. Sem essa reordenação, estamos condenados a produzir soluções artificiais que, ao modo de uma assíntota, nunca tocam na nervura do real. As mulheres negras vêm apresentando propostas exequíveis que incidem no combate das desigualdades, uma vez que desenvolveram a capacidade de antever as catástrofes que começam arruinando as beiradas.

A propósito, 25 de julho foi Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Afrocaribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, o que põe em cena o protagonismo dessas mulheres no projeto de transformação do país, já que em todos os períodos da nossa história elas vêm denunciando o déficit democrático, a ausência de espírito republicano e a rasura do projeto de civilização, responsáveis por vitimar mais da metade da população brasileira. Saudemos, portanto, a força dessas mulheres e escutemos suas vozes insubmissas!

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Atividades alusivas ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha – Ceará

Nos últimos anos, o INEGRA juntamente com o Fórum...

Em SP, Festival Latinidades reivindica saberes de mulheres negras

Pela primeira vez fora de Brasilia, evento chega à...

Julho das Pretas 2022. Qual projeto de nação das mulheres negras?

Estamos em julho, conhecido pela militância política como Julho...
spot_imgspot_img

Julho das pretas: conheça a trajetória da caririense Neusa Lourenço

O dia 25 de julho é uma data para ser celebrada. Isso porque internacionalmente desde 1992 em Santo Domingo, na República Dominicana, quando um...

O Brasil se movimenta a partir das mulheres negras

Pela primeira vez celebramos o julho das pretas num Brasil com quatro ministras de Estado negras —e não vamos simular normalidade. É histórico, uma ventania de...

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha tem marchas em todo o país; veja

Marchas, palestras, atividades culturais, rodas de conversa: o “julho das pretas”, mês que tem o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha nesta...
-+=