‘O racismo não é uma doença. É um mal real’, diz cantora Ellen Oléria

Vencedora da primeira edição do reality “The Voice Brasil”, em 2013, a cantora Ellen Oléria prepara o projeto “Afrofuturista”, em que mistura ritmos tradicionais –samba, forró, carimbó, afoxé e maracatu– com linguagens como a do hip-hop e performances de jazz. As composições devem ser lançadas em disco previsto para o segundo semestre de 2015.

no Folha

Seguindo carreira independente após gravar com a Universal –o disco pela grande gravadora era parte do prêmio do reality– Ellen falou à TV Folha na tarde desta sexta-feira (17) que “a sereia” do sucesso em uma gigante fonográfica “nunca cantou” para ela. “Sempre acreditei muito em sinais de economia sustentável, em trabalhar com parcerias.”

Ela apresenta o show “Afrofuturista” na noite desta sexta (17) no Sesc Pinheiros (r. Rua Paes Leme, 195. tel. 11-3095-9400), às 21h. Os ingressos estão esgotados.

Na entrevista exibida nesta tarde, ela comentou a importância da passagem pelo programa em sua carreira, falou sobre os novos projetos artísticos –e a turnê pela Europa, que começa na segunda (20)– e se posicionou sobre os ataques racistas em redes sociais à população negra, como recentemente aconteceu com a jornalista Maria Júlia Coutinho, do “Jornal Nacional”.

“Acho que algumas pessoas patologizaram a violência. O racismo não é uma doença –se é, tem cura. Eu acho que é um mal que é real, que alguns entre nós insistem em negar”, afirmou a cantora, casada com uma mulher, sobre a intolerância. Ela diz já ter recebido ofensas semelhantes. “A coisa mais importante que a gente tinha que fazer era não falar sobre esses agressores.”

“Todo o nosso projeto de nação foi pautado em cima do especismo, do sexismo, misoginia e classismo. E fundamentalmente de racismo, isso é real e está no imaginário das pessoas”, comentou Oléria. “Só que eu estudei os mesmos livros de história que essa galera.”
‘O racismo não é uma doença. É um mal real’, diz cantora Ellen Oléria

+ sobre o tema

Barça bate Milan, mas é Ronaldinho Gaúcho quem leva troféu para casa

Na volta ao Camp Nou, craque é ovacionado pela...

Literatura Africana Contemporânea

A literatura africana contemporânea não tem recebido, especialmente...

MODA E ARTE AFRO – Artes Visuais da Bahia

  Washinton José, o Yosh, é apontado como uma das...

A Natureza e seus significados entre adeptos das Religiões Afro-Brasileiras

  As religiões afro-brasileiras são reconhecidas como religiões de matriz...

para lembrar

16 escritores refletem sobre o significado mágico de Michelle Obama

Em seu prefácio a The Meaning of Michelle (O...

Luis Vagner, o guitarreiro que foi do twist ao samba-rock para animar o terreiro brasileiro

♪ OBITUÁRIO – “Luis Wagner guitarreiro / Liga essa...

O teu discurso não nega, racista

Deixar de cantar marchinhas ofensivas a grupos historicamente discriminados...
spot_imgspot_img

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=