O significado racista e reacionário por trás da mudança da faculdade de direito da UERJ

Há aproximadamente uma semana, fomos surpreendidos com a notícia veiculada pela mídia de mudança da Faculdade de Direito da UERJ para um prédio cedido pelo TJRJ. Embora a esmagadora maioria dos corpos docente, discente e de servidores da faculdade não ter sido sequer informada sobre a proposta, as tratativas por parte de um pequeno grupo de docentes e a presidência do TJRJ já estavam avançadas e a transferência dada como certa, em uma clara demonstração de autoritarismo antidemocrático e antirrepublicano.

Por  Winnie Bueno, do Justificando 

Foto: Reprodução/Justificando 

 

Qual seria o motivo de não apresentar a proposta para debate junto à comunidade acadêmica, mesmo enquanto se verificava a viabilidade da mesma? Entendemos que a mudança proposta certamente levantaria resistência de parte significativa desta e que possui um intrínseco significado racistapatrimonialista e reacionário.

Racista porque em uma sociedade de classes pós-escravocrata, racialmente estruturada, a UERJ foi a primeira universidade a abraçar não só a luta histórica dos movimentos negros por reparação através da pioneira instituição de cotas raciais, como a abrigar grandes nomes da intelectualidade negra em seus corpos docente e discente, sendo palco de importantes debates e produção de conhecimento negro. E mais: esta sempre foi uma universidade pensada pelos e para os trabalhadores – a primeira a possuir um curso noturno e uma faculdade de formação de professores, mudando a tradicional disposição das cargas horárias para abrangê-los.

Sem dúvidas, trata-se de uma das universidades mais negras do país. Entretanto, a mudança não garante a continuidade do já mitigado sistema de cotas raciais – pelo menos não como conhecemos: muitos na Faculdade de Direito historicamente foram e são contra as cotas, sobretudo as raciais, e as inúmeras propostas de alteração na forma de financiamento da faculdade não incluem as especificidades dos cotistas nem a garantia de assistência estudantil ampla, o que também significa um ataque contra a política estatal de cotas a médio e longo prazo.

Ainda, por diversas vezes ouvimos dos professores e estudantes que defendem a mudança que devemos manter a chama acesa (seriam os alunos cotistas o combustível necessário a ser consumido para mantê-la acesa?!). Além disso, a Faculdade de Direito ainda não implementou a mudança curricular para contemplar a lei 10.639, e se esta mudança se efetivar, a tendência, ao subordinar-se ao Tribunal, é de uma faculdade cada vez mais técnico-burocrática, onde não haverá mais espaço para a tão pleiteada mudança epistemológica na grade curricular, que só poderia ser alcançada através do tripé: ensino-pesquisa-extensão, que estarão também com os dias contados.

Patrimonialista porque dentre as inúmeras e diversas propostas de privatização da faculdade – que partem deste mesmo grupo que pretende a atual mudança – estaremos vendo prevalecer um processo inédito do capitalismo periférico: a privatização da faculdade pelo próprio Estado a partir de um setor privilegiado na crise – o poder judiciário – privatizando o desprivilegiado – a educação, caindo como uma luva no momento político atual do país e entregando a Faculdade ao bel-prazer de uma elite historicamente branca, burguesa e reacionária, que desde o golpe vem se colocando como protagonista dos eventos políticos do país e que tem alergia ao povo brasileiro e ao projeto de uma Universidade popular e socialmente referenciada. Assim, sem nenhuma cultura política progressista ou coletiva, o Judiciário tem se especializado em atuações individualistas e com forte caráter de classe, reafirmado pelas inúmeras e recentes decisões judiciais desfavoráveis ao povo (como o amplo apoio às Reformas Trabalhista e Previdenciária) e racistas (como as corriqueiras decisões proferidas pelo TJRJ fartas de seletividade penal e criminalização da pobreza – vide o último julgamento do HC que negou a liberdade para Rafael Braga).

Reacionário por que esta mudança busca, em última instância, eivar a Faculdade de Direito de senso crítico, sobretudo interdisciplinar e revolucionário, ao pretender desmembrar a Universidade e excluir seus setores mais críticos na produção de conhecimento, como os departamentos de Teoria e Filosofia do Direito e Direito Penal (Criminologia Crítica) dos processos decisórios e da grade curricular a longo prazo. A separação física impedirá que os alunos de Direito tenham acesso diário às bibliotecas dos outros cursos, aos grupos de pesquisa, às atividades de extensão e aos seminários, debates e palestras diariamente abrigados no Campus Maracanã. Tal distanciamento é prejudicial para a tão importante formação política dos estudantes e construção do seu senso crítico, o que certamente será dificultado no interior de um Tribunal.

Neste sentido, é importante ressaltar que a história recente de desmembramento das Universidades Públicas remonta à ditadura empresarial-militar, quando para evitar a organização do movimento estudantil e de importantes sindicatos de técnicos e professores, diversas universidades sofreram o desmembramento estratégico que sempre envolvia, dentre outras coisas, separar fisicamente as diversas faculdades de Ciências Sociais e Humanas, evitando a perigosa interdisciplinaridade crítica e a integração conjunta daqueles movimentos que poderiam colocar em xeque a própria ditadura.

A UERJ sobreviveu a esse processo com a vantagem de possuir sua faculdade de direito em conjunto com os cursos de Filosofia, História, Ciências Sociais e Serviço Social, o que através da pesquisa e da extensão possibilitou a construção de uma relação entre a práxis crítica e jurídica em conjunto com movimentos sociais, um diferencial em relação às outras faculdades de direito tradicionais no país.

Outro aspecto a ser considerado é que o mesmo grupo de professores que defende a mudança, defende a implementação do modelo estadunidense nas universidades brasileiras, o que, novamente, remonta ao modelo proposto pela ditadura empresarial-militar, que há muito tenta se impor, mas é constantemente bloqueado pela resistência popular: coibindo o protesto, reforçando a hierarquia e a autoridade; enfatizando a importância de racionalizar a universidade, organizando-a em moldes empresariais, e privilegiando para isto a autonomização e o desmembramento das faculdades, a privatização do ensino e os fundos de financiamento privados. A defesa do modelo norte-americano – tanto de gestão política e econômica para o país, quanto de gestão da educação universitária – que busca solucionar crise estrutural do capitalismo com choques de neoliberalismo, já demonstrou sua falência e é inadmissível para nós. Ela só gera um aprofundamento da própria crise econômica e humanitária e é alarmante que o modelo de financiamento estudantil norte-americano possa ser a próxima bolha econômica do país.

Se não fosse isso, os professores que articularam a mudança não o teriam feito sem nenhuma consulta à comunidade acadêmica, temendo exatamente estas denúncias por parte da intelectualidade proletária que – para a infelicidade deles – compõe o quadro de servidores, docentes e discentes da universidade, ainda que sua barganha envolvesse a força de trabalho do corpo docente, a mudança do local e talvez dos postos de trabalho/demissão de grande parte dos servidores e terceirizados da faculdade. Este processo não só fragiliza, como contribui para a falência da construção de uma cultura política democrática no país.

A desculpa para essa atitude golpista e visivelmente antidemocrática e antirrepublicana? O pragmatismo “da solução para a crise” de instalar a faculdade ao lado do TJRJ para alunos e professores que em tese ficariam mais perto de seus estágios e trabalhos, desconsiderando os inúmeros fóruns regionais e a segregação espacial que atinge o povo negro. Vale ressaltar que a localização na zona norte se faz mais inclusiva que a no centro.

Esta breve nota busca trazer à reflexão outros elementos que estão em jogo com a mudança. Entendemos que o racismo estrutural é parte integrante da sociedade e sua propagação independe das intenções e ações conscientes dos atores envolvidos – portanto não estamos chamando de racistas aqui qualquer ator deste processo, e sim chamando atenção para um significado estrutural mais amplo do mesmo, onde os estudantes negros não saiam mais uma vez silenciados e excluídos do processo histórico. Se um dia a Faculdade de Direito da UERJ realmente vier a se submeter ao Tribunal – cenário que nos parece próximo, qual será o espaço para o ensino-pesquisa-extensão críticos, interdisciplinares e racialmente referenciados? O que escondem as boas intenções dos juristas, discentes e docentes que defendem a mudança, a privatização e as atuais reformas trabalhistas e previdenciárias? Por que os trabalhadores e os alunos negros da faculdade e da universidade como um todo não foram convocados a participar desse processo com amplo debate e discussão interna?

Coletivo Negro Patrice Lumumba (CNPL) reúne estudantes negras e negros da Faculdade de Direito da UERJ, em sua maioria cotistas. Atua na defesa de direitos humanos da juventude negra, favelada e periférica de todo o Estado do Rio de Janeiro, sobretudo da região metropolitana e baixada fluminense. Todos seus membros são jovens negros que convivem diariamente com a segregação espacial, o racismo estrutural e institucional dentro da universidade e no sistema de Justiça, e que pretendem a transformação desta realidade.

+ sobre o tema

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

para lembrar

Árvores serão amarradas com tecidos em ato contra violência em terreiros

Ação acontece entre a noite de sexta-feira (17) e...

Neonazistas brasileiros saem da toca?

Antropóloga aponta principais características dos grupos neonazistas no Brasil,...

13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior precisam...

As mil faces do blackface

A tentativa de reverter ou de ressignificar o sentido...
spot_imgspot_img

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...

Encontro anual do SETA definiu ações e estratégias para uma educação antirracistae emancipatória.

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou do planejamento anual Projeto SETA  (Sistema de Educação Por Uma Transformação Antirracista) em Paraty, Rio de Janeiro....
-+=