Ouça e veja agora o novo single e clipe das Clarianas, “Garimpo Yanomami”

O canto-manifesto tem participação da ativista Ehuana Yanomami e já está disponível nas principais plataformas digitais

O trio Clarianas, grupo de pesquisa musical formado por Naruna Costa, Martinha Soares e Naloana Lima, divulga hoje seu mais novo single-clipe, “Garimpo Yanomami”:

Poética e impactante, a canção aborta a luta ancestral dos povo originários brasileiros ao mesmo tempo em que denuncia o garimpo ilegal que corrói diferentes solos indígenas no país. 

A participação da ativista indígena Ehuana Yanomami transforma “Garimpo Yanomami” num canto de protesto ainda mais urgente e vibrante e a intersecção de sua voz com as Clarianas reforçam uma identidade única à música, que de algum modo reverbera a ideia de uma união “amefricana”, ecoando os postulados da intelectual brasileira Lélia Gonzalez. 

“Quando Naloana, sentiu, intuiu esse canto que veio num chamado urgente, por tudo que vimos no início do ano em relação aos povos Yanomamis, aquelas imagens de um povo sendo exterminado pela ganância e usura dos poderosos,  isso chocou o mundo. Então não é possível ficarmos paradas sem fazer nada, o que podemos fazer é contribuir através do nosso canto,  um canto  anticolonial, que busca fortalecer a luta do povo preto, periférico, dos povos originários, fortalecer a luta dos povos indígenas e sobretudo yanomamis”, comenta Martinha  Soares sobre “Garimpo Yanomami”.

Com direção musical de Naruna Costa e composição de Naloana Lima, em “Garimpo Yanomami”, as Clarianas cantam as marcas profundas do colonialismo no passado-presente do Brasil, escancarando a fome do ouro que ainda envenena as florestas e rios do Brasil e assim alertam os ouvintes em relação a este triste ciclo marcado pela destruição, a violência e a morte. 

Neste lançamento os saberes indígenas e africanos são traduzidos pelos sons do maracá e caxixi, que evocam o fortalecimento de corpos negros e indígenas através de Omama e Xangô. “Garimpo Yanomami” nos convida a encarar a história e a partir dela elaborar uma nova narrativa decolonial para este Brasil-Pindorama. 

Sobre o clipe, Marcus Leoni, diretor de “Garimpo Yanomami”, diz: “ durante o processo a música foi crescendo nos nossos ouvidos e então senti a necessidade de criar um ambiente, mais misterioso, em que a luz fosse um personagem que ora revela, ora deixa as coisas turvas, assim como o Brasil tem tratado as questões indígenas. Em um momento parece se importar, porém quando vemos as condições reais das comunidades nativas, de miséria e abandono, percebemos que quase nada têm-se feito desde que suas terras foram tomadas, há mais de 500 anos.”

***

Clarianas

Clarianas é um grupo de cantadeiras urbanas de São Paulo (SP), liderado por Naruna Costa, Martinha Soares e Naloana Lima, que investiga a voz da mulher “ancestral” na música popular do Brasil e conta com um time de músicos composto por um violeiro, uma rabequeira, uma percussionista, e um baixista. Explora um amplo universo sonoro, genuinamente brasileiro, que vai desde os Cânticos Indígenas aos Aboios Sertanejos, passando pelas Brincantes do Coco, Ladainhas do Catolicismo Popular, Sambas de Roda, Maracatus, Xotes, Rezas e Tambores Africanos. Com canções autorais que documentam o cotidiano da população periférica brasileira, em sua maioria negra, Clarianas carrega em seu bojo o canto protagonizado pela fala feminina. 

Assessoria de Imprensa│Clarianas

Izabela Costa – [email protected] 

Thayná de Arruda – [email protected]

+ sobre o tema

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

Beyoncé passeia com a filha em ‘canguru’

Beyoncé passeia com a filha em 'canguru'. A cantora...

Beyoncé publica vídeo dos bastidores de seu retorno aos palcos

Quase cinco meses após dar à luz a sua...

18 anos sem Mussum

Há 18 anos, mais exatamente em 29 de julho...

para lembrar

Morre o Maestro Estevão Maya-Maya aos 78 anos

O maestro, cantor, compositor, escritor e professor Estevão Maya-Maya morreu na...

Black e poderoso: Festival Cultural do Harlem vem à tona 50 anos depois

O que explicaria o quase total desconhecimento sobre um festival...

Afropunk terá Baco Exu do Blues e Emicida em 2ª edição no Brasil

Afropunk Bahia confirmou nesta segunda (4) a presença do...

Super Bowl 2023: Sheryl Lee Ralph abre show de Rihanna

Marcado para acontecer no dia 12 de fevereiro de...
spot_imgspot_img

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Rastafári, o movimento religioso que começou na Jamaica e se espalhou pelo mundo graças ao reggae e Bob Marley

Cerca de 100 mil pessoas explodiram de alegria quando o avião que transportava o imperador etíope Haile Selassie pousou no aeroporto de Kingston, na Jamaica, em...
-+=