Longa sobre a vida de Daniel Marques estreia no Circuito SPCine

O longa-metragem “Diga o que quiser! eu vou ser feliz à beça!”, dirigido por Renato Candido, entra em cartaz a partir do dia 4 de maio no Circuito SPCine, a maior rede de salas públicas de cinema do Brasil e uma das mais importantes da América Latina.

O documentário, produzido em 2023, celebra a vida do jovem poeta, ativista, preto e periférico Daniel Marques, que se suicidou em 2017, e traz questionamentos sobre a saúde mental da juventude negra. É uma leitura de todo um sistema de exclusão racial e os efeitos nefastos na saúde desta população.

O filme é distribuído pela Borboletas Filmes & Pombagens , que faz sua estreia em um circuito comercial. “Estamos extremamente empolgades com essa conquista, ao lado de Renato Candido  e todos os agentes envolvidos na produção da obra”, revela a CEO da empresa, cineasta Camila de Moraes.

A produção, de 2023, terá sessões a partir do dia 4 de maio, de terça a domingo, sempre às 16h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (R. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes, São Paulo – SP). 

Sinopse

O documentário celebra a vida do Jovem poeta preto periférico Daniel Marques que, além de artista e ator, era ativista cultural. Em 2017, a sua morte trouxe à tona questionamentos sobre a saúde mental da juventude negra e a elaboração do luto que não só abarca a morte de Daniel, mas também todo um sistema de exclusão racial que tem resultado em adoecimento desta população.

Sobre Renato Candido

Renato Candido é cineasta negro formado em 2007 no bacharelado em Audiovisual pela ECA/USP. Em 2011 concluiu mestrado em Ciências da Comunicação e, em 2022, formou-se doutor em Meios e Processos Audiovisuais. Ao longo de sua carreira acadêmica desenvolveu trabalhos que abordam assuntos relacionados à representação e à importância da presença de pessoas negras no audiovisual.

Renato Candido (Foto: Foto: Divulgação)

Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Renato Candido

Produção: Pamela Aleixo e Lico Cardoso

Som direto e Desenho de Som: Pamela Aleixo e Lico Cardoso

Direção de Fotografia: Nuna Nunes

Montagem: Eric Christani, Lais Lima (Tangerina) e Edilene Cardoso

Elenco:Severina Marques, Jô Freitas, Rafael Araujo, Aloysio Letra, Yunei Rosa, Juliana Jesus, Thaís Chocolate, Pedro Peu, Thayla Fernandes

Produtora: Dandara Produções 

Distribuição: Borboletas Filmes & Pombagens

+ sobre o tema

SANTOS: Programação da Semana da Consciência Negra

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS JURÍDICOSCONSELHO MUNICIPAL DE...

Cais do Valongo é tombado pelo estado

Sítio arqueológico já era patrimônio cultural, histórico e da...

Menino lê poema de Mandela

Menino lê poema de Nelson Mandela na XI Marcha...

para lembrar

Informativo da Casa Branca sobre a Iniciativa de Jovens Líderes Africanos

CASA BRANCAEscritório do Secretário de Imprensa29 de junho de...

“BAQUAQUA – Documento Dramático Extraordinário”

A Cia do Pássaro – Voo e Teatro e...

Abolição no Parlamento, 1823/1888 – 65 anos de lutas

“Abolição no Parlamento, 1823/1888 – 65 anos de lutas”...

Nas encruzilhadas do teatro é onde se encontram anjos e divas

Sabe aquela história fantástica que faz a gente vibrar...
spot_imgspot_img

 Interprete da trilha sonora da novela Renascer, Xenia França participa do disco de José James

Vencedora do Grammy Latino de 2023 com seu disco "Em nome da Estrela" e intérprete da canção “Lua Soberana”, trilha sonora da novela Renascer...

Diaspóricas 2: filme revela mundo futurista a partir do olhar de mulheres negras

Recém-lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, no último dia 13 de junho, o filme “Diaspóricas 2” traz o protagonismo negro feminino e brasileiro...

Jay-Z e Alicia Keys apresentam ‘Empire State of Mind’ no Tony Awards de 2024

Jay-Ze Alicia Keys se uniram para apresentar o sucesso “Empire State of Mind” ao vivo no na cerimônia de premiação de 2024 do Tony Awards no último domingo,...
-+=