Pandemia desencadeou tsunami de ódio e ONU pede que líderes mostrem exemplo

Enviado por / FontePor Jamil Chade, da UOL

Num alerta com forte tom de desespero, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, afirmou que a pandemia está gerando um “tsunami de ódio e xenofobia”, além da criação de bodes expiatórios e ataques contra médicos, enfermeiras e jornalistas. O chefe da diplomacia internacional apelou para um esforço total para “acabar com o discurso do ódio em todo o mundo”.

No Brasil, o governo tem lançado ofensas contra jornalistas, enquanto grupos de apoiadores têm atacado enfermeiras e, nas redes sociais, denunciado a origem chinesa do vírus.

A mensagem, divulgada nesta sexta-feira, aponta que a atual crise aprofundou o sentimento contra estrangeiros e que, das redes sociais, o ódio passou para as ruas. Entre os fenômenos estão atos anti-semitas com teses de conspiração, além de ataques contra muçulmanos.

Em alguns países, Guterres aponta que os migrantes e refugiados foram apontados como os culpados pela proliferação do vírus, inclusive com serviço médicos negando acesso aos tratamentos médicos.

Outra dimensão do ódio tem sido os ataques contra idosos. Contra essa população surgiram memes desprezíveis, sugerindo que eles também são os mais dispensáveis.

Ataques

“O vírus não se importa quem somos, onde vivemos, no que acreditamos ou sobre qualquer outra distinção”, alertou. “Precisamos de cada grama de solidariedade para enfrentá-la juntos. Mas a pandemia continua a desencadear um tsunami de ódio e xenofobia e bodes expiatórios”, afirmou.

Guterres também indicou como “jornalistas, delatores, profissionais de saúde, trabalhadores humanitários e defensores dos direitos humanos estão sendo alvo simplesmente por fazerem seu trabalho”.

“Devemos agir agora para fortalecer a imunidade de nossas sociedades contra o vírus do ódio. É por isso que estou apelando hoje para um esforço total para acabar com o discurso do ódio em todo o mundo”, apelou.

O chefe da ONU usou o discurso para se dirigir à cúpula política. “Apelo aos líderes políticos para que mostrem solidariedade com todos os membros de suas sociedades e construam e reforcem a coesão social”, pediu.

Guterres ainda insiste que instituições educacionais precisam ser “concentrar na alfabetização digital em uma época em que bilhões de jovens estão online – e quando os extremistas estão procurando se aproveitar de audiências cativas e potencialmente desesperadas”.

“Convido a mídia, especialmente as empresas de mídia social, a fazer muito mais para sinalizar e, de acordo com as leis internacionais de direitos humanos, remover conteúdos racistas, misóginos e outros conteúdos nocivos”, pediu.

Guterres ainda solicitou que “todos ergam contra o ódio, tratem uns aos outros com dignidade e aproveitem todas as oportunidades para difundir a bondade”.

“Ao combater esta pandemia, temos o dever de proteger as pessoas, acabar com o estigma e prevenir a violência. Vamos derrotar o discurso do ódio – e a COVID-19 – juntos”, completou.

+ sobre o tema

Um balanço da justiça com as próprias manchetes – Por Saul Leblon

Celso de Mello x mídia: ressaca de um...

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

para lembrar

ONU celebra Dia da Visibilidade de Mulheres Lésbicas e Bissexuais

Campanha destaca contribuição destas mulheres para a sociedade e...

Kofi Annan, o eterno líder das Nações Unidas

O legado de Annan não deve ficar apenas arquivado,...

Projeto SETA promove eventos no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU 

Entre os dias 16 e 18 de abril, o Projeto SETA, iniciativa cujo objetivo é transformar a rede pública escolar brasileira em um ecossistema de qualidade...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher Negra e as organizações-não-governamentais Casa Sueli Carneiro e Criola, foi-se possível alcançar um importante resultado...
-+=