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    DAVE KOTINSKYGETTY IMAGES

    Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    Mulheres pretas acadêmicas

    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

    ‘Não tenho muito o que me queixar da vida’, diz a cantora Alaíde Costa

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      Imagem: Júlia Rodrigues/Divulgação

      Emicida e o direito de sermos quem somos

      Comissão ARNS (Divulgação )

      Brasil: etnocracia branca contra a maioria negra

      Aliyyah e Yasmeen Koloc/ Imagem retirada do site UOL

      Irmãs de 16 anos são alvos de racismo e sexismo no Rally Dakar; FIA repudia

      Reprodução/Facebook

      O que será dos profissionais de saúde que distorcem a ciência?

      Bianca Santana - Foto: João Benz

      “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

      Arquivo Pessoal

      O Sol de Cada Um

      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

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      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

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        A historiadora e militante negra Beatriz Nascimento (1942-1995), cuja vida e pensamento conduzem a narrativa do documentário 'Ôrí' (Foto: REPRODUÇÃO/ORI)

        Antes de ‘AmarElo’ de Emicida, estes documentários já contavam a trajetória do negro no Brasil

        Rainha Abla Pokou (Foto: Imagem retirada do site DW)

        Rainha Abla Pokou: Mãe do povo Baoulé da Costa do Marfim

        Jessica Ellen em foto de divulgação do single Pomba Gira (Foto: Gabriella Maria)

        Jéssica Ellen canta a Umbanda e celebra ancestralidade em ‘Macumbeira’: ‘Conexão espiritual’

        Tatiana Tibúrcio levou o prêmio APCA de Melhor Atriz por sua interpretação da doméstica Mirtes Souza, no especial 'Falas Negras' — Foto: TV Globo/Victor Pollak

        Tatiana Tibúrcio ganha o prêmio APCA de Melhor Atriz por atuação em ‘Falas Negras’

        Edneia Limeira dos Santos - Foto: Nego Júnior

        Samba Rock na Cidade de São Paulo: Uma Análise da Evolução do Gênero Desde os Anos 1970 nos Bailes Blacks, até o Registro Como Patrimônio Cultural Imaterial

        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

        Elenco de 'Uma Noite em Miami' (Foto: Patti Perret/Amazon)

        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

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              Pensando cá com minhas máscaras

              25/05/2020
              em Artigos e Reflexões, Guest Post
              Tempo de leitura: 7 min.

              Fonte: Por Homero Flávio Peixoto Gonçalves, enviado para o Portal Geledés
              Imagem: Getty Images

              Imagem: Getty Images

              No imaginário da minha infância, nas minhas brincadeiras de mocinho e bandido, aqueles que usavam as máscaras eram os bandidos e, no meu mundo perfeitamente dicotômico, quem sempre perdia eram os bandidos. Aos oito anos de idade isso bastava para meus ideais infantis. Não passava pela minha cabeça que as máscaras pudessem ter outros significados e serem símbolos tão expressivos. 

              Aos nove anos descobri os super-heróis e os super-vilões. Surge aí a primeira subversão da ordem do meu mundo dicotômico: os dois lados usavam máscaras ou disfarces; os super-heróis e os bandidos tinham que esconder sua identidade. Os bandidos obviamente senescondiam porque eles personificavam o mal. Eu, pleno das minhas certezas que a idade me proporcionava, torcia para que o Super-Homem e seus pares não só ganhasse, mas também aniquilasse os oponentes, afinal o Curinga e  os outros vilões eram o lado mal da estória. Contudo ficava na minha cabeça uma das primeiras inquietações da minha vida: Porque os super heróis tinham que esconder sua identidade? Eles têm super poderes; o Super-Homem teme apenas Kriptonita (que nem consta na tabela periódica) e o Sol Vermelho (distante anos-luz de nós); o Homem-de-Ferro tem uma armadura praticamente indestrutível, o Batman possui um cinto de utilidades, o brasileiríssimo Morcego-Verde consegue ser super herói mesmo na vila Xurupita, o Homem-Aranha consegue potencializar os poderes de um simples inseto, mas nenhum deles conseguem vencer a angústia da pulsão de morte, afinal quando assumem uma identidade secreta, estão se escondendo de quem?. Os super heróis, mesmo (re)vestidos de tanto poder, são vulneráveis, refletindo a nossa própria vulnerabilidade diante da Morte. Nos colocando na condição dos super-heróis, a máscara serve para nos esconder, fazer com que façamos  parte de um mesmo TODO, nos protegendo dentro de um anonimato. Afinal quando o Homem-Aranha tira a máscara ele volta a ser o fotógrafo Peter Parker, o Batman volta a ser o Bruce Wayne e o Morcego-Verde volta a ser o Zé Carioca, mais um dos heróis que vivem em uma Comunidade Carioca (mesmo que todos saibam quem ele é, o que importa é o símbolo para o próprio Morcego Verde). Esse mesmo anonimato que protege os heróis expõe o cidadão comum ao inimigo da impessoalidade e todos os males que isto pode acarretar.

              Aos dezenove anos, quando entrei na faculdade e iniciei meu percurso na Medicina, me tornei um mascarado; Talvez o termo mais adequado seja multi-mascarado; Mal saído do ensino médio me vesti de médico e coloquei a máscara de um conhecimento que ainda não tinha, mas como ator de um teatro grego comodamente passei a usar esta máscara de “doutor” que ainda não me pertencia, (mas que eu desejava)  e uma outro de TNT que me protegia das doenças respiratórias; Doenças que supostamente o OUTRO poderia transmitir. Poucas vezes me lembro de ser instruído por algum professor a utilizar máscara quando eu ou um dos meus colegas estudantes estava resfriado, porém se o “Doente” fosse o OUTRO, muito especialmente se este outro fosse diferente do padrão que, imodestamente, queríamos que eles fossem, deveriam utilizar máscara. Esta máscara interposta entre nós, muitas vezes já era uma espécie de segregação racial-genêro-econômica, afinal por muitas vezes ao percebermos sinais de doenças respiratórias em pacientes diferentes do que esperávamos, exigíamos o uso da máscara, mas se o paciente fosse mais “formatado”, às vezes deixávamos a obrigatoriedade desta máscara de lado. Os vírus, fungos e bactérias, mesmo com seu potencial nocivo, julgam menos do que nós.

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              Reprodução/Facebook

              O que será dos profissionais de saúde que distorcem a ciência?

              20/01/2021
              Bianca Santana - Foto: João Benz

              “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

              20/01/2021

              Em 2014-2015 tivemos uma enorme onda de protestos que resultaram na destituição do poder da Presidente Dilma Roussef. Dentro deste processo houve a ação dos “Black Blocs”, grupos mascarados produziram ações violentas. Utilizavam das máscaras para garantir o anonimato e assim impedir que fossem individualizados como sujeitos. Estabelecendo um paralelo ao que ocorre nas brigas de torcida, ocorre uma catarse violenta em que os envolvidos poderiam no dia seguinte, assim como os super-heróis e Super-vilões, voltar a prática da vida cotidiana, seja para o bem ou para o mal. 

              Indiscutivelmente nos dias atuais a utilização da máscara se faz necessário por razões de proteção individual e coletiva contra a COVID19, porém este uso das máscaras não protege a população contra a violência social que ocorre cotidianamente; As mulheres agora se tornam alvos ainda mais fáceis dos seus algozes, afinal a máscara que protege a mulher contra o COVID19, acaba por despersonalizá-la ainda mais, as crianças são vítimas de violência e abusadas sexualmente de maneira ainda mais frequente, os idosos são muitas negligenciados de forma mais corriqueira, afinal o isolamento social faz com que os gritos de socorro que normalmente já são ouvidos por poucos, agora se tornem completamente mudos. As redes de assistência que se prestam ao auxilio à população em risco se encontram de portas fechadas ou com acesso restrito, estreitando horizontes de vida e perpetuando violências. Não se pode negar que existe ações de combate a disseminação ao Corona-Vírus, ainda que ao custo de ações de proteção social. Parece que o poder público quer reforçar a importância de lavar as mãos. Assim como fez Pôncio Pilatos… 

              Os adolescentes, mascarados ou não, já sofrem com uma sociedade que não consegue compreende-los e inseri-los dentro de um contexto social que permita a vivência das liberdades plenas e da possibilidade de exercício de suas plenas potências. Agora que o acesso ao espaço físico da escola é vedado por razões de saúde pública e a aquisição ao conhecimento formal se dá quase que exclusivamente via internet, os excluídos de sempre são mais uma vez colocados no final da fila (inclusive literalmente). A maior parte da população brasileira, adolescentes ou não, acessam internet pelas pequenas telas do celular ou dividindo notebook com toda família em uma internet pré-paga de baixa ou média qualidade. Uma pequena casta abastada, formada em sua grande maioria por adolescentes brancos, morando fora do espaço das comunidades da periferia, podem acessar a educação formal em notebooks individuais com internet de boa ou alta qualidade, assistindo aulas dos seus próprios professores mantendo um ambiente mais próximo ao vivido cotidianamente. Os jovens da periferia, mesmo aqueles que não precisavam exercer nenhuma atividade remunerada antes da pandemia de COVID19, agora são expostos a uma nova realidade. Em função da supressão de muitas atividades econômicas, suspensão esta que se fez necessária como forma de controle a pandemia, estes jovens tem a renda individual/familiar reduzida e, obviamente, tiveram que redimensionar seu gasto com telefonia e internet. Redimensionamentos exatamente no momento em que a internet / telefonia se tornaram mais importantes. Desta forma a velha peneira que controla o acesso ao ensino público superior de qualidade, agora também “penera” o acesso a cultura e ao entretenimento, fazendo com que esses acessos tornem se ainda mais estreitos.

               Não fosse isso tudo bastante, há outro ponto que merece uma reflexão mais profunda. Para as pessoas que vivem nas periferias: ignoradas de forma tão continuada e repetida pelos poderes públicos, excluídos dos poderes de decisão, alijados de direitos básicos há tanto tempo, vítimas das mais variadas violências qual diferença faz mais esta ameaça à vida delas? Não quero minimizar o poder destrutivo que o COVID19 tem nas populações mais pobres, excluídas e marginalizadas. Basta lembrar que a taxa de incidência nas periferias das grandes cidades parece ser menor (Reforço a palavra parece, afinal nos grupos socialmente excluídos, nas populações indígenas, na população negra e na população LGBTI a testagem, já normalmente baixa para COVID19, é ainda mais baixa), mas a mortalidade é MAIOR. Maior também é a dificuldade em conseguir uma vaga de UTI, assim como é menor a chance de transferência para um centro de maior complexidade científica. 

              A nossa população multi vulnerável convive há tanto tempo com as violências social, policial, econômica, doméstica e infantil que esta nova preocupação com a COVID19 é só mais uma para quem já tem tantas urgências. Diferentemente, para àqueles que não precisam viver o cotidiano das violências e a tensão provocada pela COVID19 está no topo das preocupações, ou pelo menos lá na parte de cima da lista, usar a máscara tem uma relevância diferente. Portanto, mesmo o “usar a máscara” é diferente para populações em diferentes situações econômicas ou sociais, tanto que a para uns pode ser fashion e customizada ou pode ser feito pelas costureiras da comunidade. A diferença é o que representa para quem usa e não a estampa ou o tecido.

              Psicanaliticamente, quando somos despojados de tudo, resta-nos somente a PERSONA; A utilização das máscaras acaba por retirar, ainda que transitoriamente, uma das poucas coisas que sobraram para quem não tem mais nada: a IMAGEM que a representa. Assim, talvez torne-se mais fácil entender por que o isolamento social desejado pelos governantes muitas vezes não é alcançado. Afinal as demandas reprimidas da população há tanto tempo também não foram e, subjetivamente ou até objetivamente, seja este o momento da cobrança.

              Sim, por motivos de saúde é urgente que usemos máscaras, mas também que as escolas públicas consigam ser mais eficazes para reduzir a distância entre o ponto de partida da corrida de ricos e pobres, que a saúde pública possa garantir que a esperança de vida em tempos de pandemia seja similar independente do cartão apresentado ser o da Unimed ou o CNS. Também é urgente que as forças policiais abordem as pessoas da mesma forma, seja no asfalto ou na favela, no shopping ou na quebrada; Urge que a rede de atenção social possa estabelecer laços bem mais fortes que os que prendem as máscaras ao rosto. 

              Enquanto escrevo este texto assisto o jornal pela televisão e lá o Presidente Jair Bolsonaro, o Governador de São Paulo João Dória, o Prefeito do Rio Marcello Crivella, o Governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel e o Governador do DF Ibaneis Rocha apareceram de máscaras. Imediatamente sou remetido aos meus oito anos de idade, época da minha vida dicotômica: nos nossos “Bang-Bang” os bandidos usavam máscaras. Muita coisa começou a fazer sentido…

               

              Homero Flávio Peixoto Gonçalves

              23/05/2020


              ** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

              Tags: coronavírusCOVID-19pandemia
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              • "O artigo inicia-se a partir do conceito de cultura no sentido geral, antropológico. Entre os tantos termos que são utilizados para definição de cultura. Neste artigo, cultura será analisada por meio dos próprios atores que a promovem, nas esferas sociais e políticas. Além disso, por ser o samba rock uma manifestação cultural contemporânea e em avanço, foi analisado o conceito de que para uma cultura em observação, as variáveis são muitas e estão em pleno acontecimento, construção e evolução." Leia o Guest Post de Edneia Limeira em www.geledes.org.br
              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
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