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    Gabriela Souza (Foto: Reprodução/ Facebook)

    Casos Samuel e Saul Klein: violência de gênero também se aprende em casa

    Getty Images

    A saúde mental de trabalhadoras após um ano de pandemia

    Polícia Civil do Rio de Janeiro resgatou idosa em condição análoga à escravidão nesta semana | Foto: Divulgação/Imagem retirada do site Sul 21

    Na pandemia, aumentam denúncias de empregadas domésticas mantidas em cárcere privado

    Imagem: POLONEZ/SHUTTERSTOCK

    Mulheres de favelas sofrem com dificuldade de acesso a programas contra violência doméstica

    Decretos que facilitam acesso à armas de fogo são vetados por ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber Foto: arte de André Mello

    Feminicídio terá aumento expressivo se STF revogar decisão de Rosa Weber sobre armas, analisam especialistas

    Foto: Editoria de Arte/G1

    Senado aprova formulário de registro de violência doméstica e familiar

    Mulheres na corda-bamba. / LUSMORE DAUDALUSMORE DAUDA

    Quase metade das mulheres não decide plenamente sobre seu corpo

    "Mulheres aprendem que não são responsáveis só pelos próprios sentimentos, mas também pelo dos outros" (Foto: Getty Images)

    Por que nós, mulheres, estamos sempre pedindo desculpas? 

    Deputada estadual eleita Renata Souza (PSOL) (Foto: Caio Oliveira/Divulgação)

    13 de abril: dia de celebração e luta para as mulheres do samba

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      Amarilis Costa (Foto: Arquivo Pessoal)

      Pesadelo do Dia da Foto

      Eduardo Pereira da Silva é juiz Federal em Goiânia (Arquivo Pessoal)

      Eduardo Pereira da Silva: Breve nota sobre o direito de defesa

      Vacinação completou dois meses em São Paulo | Magno Borges/Agência Mural

      São Paulo vacinou 3 vezes mais pessoas identificadas como brancas do que negras

      Atila Roque (Foto: Reprodução Fopir/Youtube)

      Setor privado tem oportunidade histórica para romper pacto racista

      Concurso visa à propagação do debate contra todas as formas de discriminação (Foto: Michelle Tantussi/Efe)

      Enajun seleciona artigos sobre questão racial e antidiscriminatória

      (Foto: @ Artsy Solomon/ Nappy)

      Eu e a Outra: experiências de racismo, sexismo e xenofobia

      Usain Bolt (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

      Blog usa foto de Usain Bolt para notícia de roubo e reafirma racismo sistêmico do Brasil

      Foto: @pixabay/ Nappy

      E as nossas crianças negrxs da periferia?

      Luana Barbosa dos Reis morreu após abordagem da PM em Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/EPTV)

      Negra, lésbica, periférica: morte de Luana Barbosa faz 5 anos sem resolução

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      A população negra é a maior vítima da violência no Brasil (Getty Images)

      Brasil é ‘racista’ e parece executar ‘indesejados’ com conivência da Justiça, diz Comissão Interamericana da OEA

      Ivanir Dos Santos (Foto: Arquivo Pessoal)

      Ivanir dos Santos: Ainda há esperança em prol da tolerância

      Bandeira do orgulho trans hasteada em São Francisco, nos Estados Unidos. Foto: Flickr (CC)/torbakhopper

      Brasil segue no topo de ranking de assassinatos de pessoas trans no mundo

      Maíra Vida: Advogada, Professora, Conselheira Estadual da OAB BA e Presidenta da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa (Foto: Angelino de Jesus)

      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

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        Primeiro dia do circuito comercial do documentário "O Caso do Homem Errado" Imagem: Reprodução/Facebook

        Um casulo, diversas borboletas e muitos conteúdos nacionais

        Chadwick Boseman: Portrait of an Artist (Reprodução/Youtube)

        Ator de Pantera Negra, Chadwick Boseman ganha documentário da Netflix

        Foto: Imagem retirada do site HQ's com Café

        Livro: Negritude, Poderes e Heroísmos

        Foto: Duda Viana

        Cia. do Despejo faz crítica à necropolítica brasileira na videoarte online ‘IRETI’, inspirada na mitologia Iorubá

        O escritor Ousman Umar - Foto: Cadena Ser

        Enviar arroz à África nunca vai conter a migração para a Europa, diz escritor de Gana

        Dona Ivone Lara (Foto: André Seiti)

        Itaú Cultural celebra as primeiras 50 exposições da série Ocupação em publicação com textos de artistas contemporâneos sobre homenageados

        Historiadores vêm tentando resgatar a trajetória de pessoas negras escravizadas na época colonial a partir de um amplo leque de documentos da época (Getty Images)

        A luta de um homem negro pela liberdade entre Caribe, Brasil, África e Europa

        Milton Nascimento é tema de longa-metragem que será realizado pela produtora Gullane — Foto: Instagram/Reprodução

        Milton Nascimento anuncia que será produzido filme sobre trajetória dele

        Celeste (Foto: Sergione Infuso/Corbis/Getty)

        7 canções para conhecer Celeste, indicada ao Oscar 2021 por “Hear My Voice,” [LISTA]

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            Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

            Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

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              Plano de Aula: Sujeitos sociais e interesses envolvidos na abolição da escravidão no Brasil

              06/05/2015
              em Planos de Aula
              Tempo de leitura: 6 mins read
              A A

              Imagem: iStock/RomoloTavani

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              Obra de Kika Carvalho retratando Trajano, líder de uma extinta república negra, localizada na região do Cunani, entre o atual estado do Amapá e a Guiana Francesa, na décadade 1870. Tido como capitão da vila Cunani, ele defenderia a população negra contra as perseguições das autoridades. A obra faz parte da 'Enciclopédia Negra', livro de Flávio Gomes, Jaime Lautariano e Lilia Schwarcz (Reprodução)

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              31/03/2021
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              18/11/2020

              por Leide Divina Alvarenga Turini  – UBERLANDIA – MG Universidade Federal de Uberlândia e 

              Estrutura Curricular

              MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR TEMA
              Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
              Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
              Educação de Jovens e Adultos – 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
              O que o aluno poderá aprender com esta aula

              Identificar diferentes sujeitos sociais envolvidos no processo de abolição da escravidão no Brasil.
              Analisar os interesses de diferentes sujeitos sociais no processo de abolição da escravidão no Brasil.

              Duração das atividades

              04 aulas de 50 minutos

              Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

              O sistema escravista no Brasil entre os séculos XVI e XIX.

              Estratégias e recursos da aula

              Aula 1

              Motivar os alunos para a discussão do tema a partir da reflexão sobre o predomínio de uma determinada imagem do trabalhador escravo na história oficial do Brasil: o escravo passivo e alienado. O objetivo é desconstruir esta imagem. Para possibilitar esta reflexão, o professor deve propor aos alunos o trabalho de observação e interpretação da charge de Ângelo Agostini:

              chargeangeloagostini
              Fonte: Chalhoub, Sidney. Os Mitos da Abolição. In: TRABALHADORES – Escravos. Campinas, 1989, p. 36-37

               

              Atividades propostas:
              1- Observar atentamente cada detalhe da situação retratada na charge e identificar os personagens representados.
              2- Descrever a situação representada na charge, ou seja, o que se pode ver sem ainda buscar uma interpretação possível.
              3- Interpretar a situação representada na charge, explicando qual é a idéia central da mesma. É importante observar bem como cada sujeito social foi construído na situação representada: vestimentas, objetos, expressões etc.
              4- Fazer o debate da idéia central da charge, propondo aos alunos que se posicionem em relação à representação do escravo na visão de Ângelo Agostini.

              Possibilidades interpretativas a serem exploradas por alunos e professor na interpretação da charge:
              Na charge, Ângelo Agostini retrata a disputa entre os abolicionistas e os proprietários de escravos no processo de abolição da escravidão no Brasil. Os dois grupos, embora de lados opostos, reforçam a mesma imagem consolidada pela história oficial, segundo a qual os escravos seriam incapazes de se contrapor à opressão do regime escravista e, por conseguinte, de defender os seus próprios interesses. Seriam “vítimas passivas”, à mercê da vontade dos abolicionistas e dos proprietários de terras. Esta interpretação sobre o trabalhador escravo deve ser confrontada com a interpretação que se fundamenta na luta e na resistência dos trabalhadores escravizados no Brasil, legitimando-os como agentes da sua própria história.

              Aula 2 e 3

              A partir das atividades realizadas na aula anterior, o professor deverá aprofundar com os alunos a idéia de que os escravos não foram passivos e incapazes de defender os seus interesses. Ao contrário, as formas de luta e de resistência dos escravos foram fundamentais no processo de abolição da escravidão. Para esta reflexão, propor aos alunos a leitura, a interpretação e o debate do texto “Sujeitos Sociais e interesses envolvidos no processo de abolição da escravidão no Brasil – século XIX”.

              Disponível em: http://gephiseseba.blogspot.com/ (Publicações de Setembro/2009)

              O trabalho com o texto possibilitará aos alunos a reflexão sobre as seguintes questões:

              Os interesses do movimento abolicionista pelo fim da escravidão.
              Os interesses dos cafeicultores do oeste paulista pelo fim da escravidão.
              Os interesses do governo inglês pelo fim da escravidão.
              A luta e a resistência dos próprios trabalhadores escravos pelo fim da escravidão.

              Possibilidades interpretativas a serem exploradas por alunos e professor no estudo do texto 

              Enfatizar as pressões e os interesses envolvidos no processo que culminou na extinção legal da escravidão no Brasil. Algumas interpretações menos simplistas acentuam as ações dos líderes abolicionistas no processo de abolição da escravidão. As interpretações que enfatizam o movimento abolicionista se cruzam, por vezes, com outras interpretações que apresentam também os interesses dos cafeicultores do oeste de São Paulo, os quais pressionavam o governo monárquico em defesa da substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre e assalariado; ou ainda as pressões da Inglaterra que, desde as primeiras décadas do século XIX, procurava limitar o tráfico de escravos africanos para o Brasil, passando a pressionar o governo brasileiro, após a independência, pela extinção definitiva do trabalho escravo no país. Entretanto, muitas vezes, essas interpretações desconsideram ou colocam em segundo plano as ações dos próprios trabalhadores escravos no processo, caracterizando-os com o vítimas passivas, incapazes de qualquer ação autônoma. Se as pressões exercidas por abolicionistas, cafeicultores paulistas e ingleses foram importantes para o processo de abolição legal da escravidão no Brasil, é imprescindível reconhecer também a resistência daqueles que, além da liberdade jurídica, lutavam por uma mudança mais profunda nas suas condições de vida e de trabalho: os próprios trabalhadores escravos. 

              Atenção, professor!

              No endereço indicado você encontrará também o roteiro de atividades proposto para a interpretação das idéias centrais do texto. Após a realização das atividades, promova o debate do texto, de maneira que os alunos possam sistematizar as suas conclusões sobre o assunto e registrá-las no caderno.

              Aula 4

              Para aprofundar as questões discutidas na aula 2, propor aos alunos a atividade a seguir, com recurso do portal do professor.

              Projeção do vídeo:

              A abolição: parte II

              http://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2015/05/me003992.mp4

              O vídeo possibilita a introdução de uma reflexão a respeito das seguintes questões:

              1– A legislação abolicionista do século XIX no Brasil: os significados da Lei do Ventre Livre e da Lei dos Sexagenários.
              2- A intensificação do movimento abolicionista contra o sistema escravista brasileiro a partir de meados do século XIX.
              3– A ação dos caifazes em São Paulo.

              Atividades propostas:

              • Debate das idéias centrais do vídeo.
              • Consulta a fontes de pesquisa para o aprofundamento da discussão introduzida no vídeo a respeito da atuação dos caifazes.
              • Elaboração de um texto dissertativo no qual os alunos sistematizem as suas conclusões sobre o tema, a partir das atividades desenvolvidas nas aulas.

              Recursos Educacionais
              NOME TIPO
              A abolição: parte II Vídeo
              Recursos Complementares

              Orientações para o professor:

              Enriqueça a sua aula introdutória orientando os alunos a reunirem dados sobre a vida e obra de Ângelo Agostini (1843-1910). O seguinte endereço traz informações importantes sobre o artista: http://www.bigorna.net/index.php?secao=biografias&id=1120185065

              Para aprofundar a discussão sobre as formas de luta e resistência dos escravos ao sistema escravista no Brasil, proponha aos alunos conferirem o vídeo “ A abolição: parte I”, disponível no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10013

              Acesse no portal a aula Princesa Isabel e o 13 de maio: desconstruindo a interpretação oficial da abolição da escravidão, a qual contrapõe interpretações históricas distintas sobre a abolição da escravidão. As atividades propostas para a referida aula podem trazer contribuições importantes para esta aula. Confira: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5438

              Confira o artigo Pontas de icebergs nas experiências dos trabalhadores escravos no Brasil. Revista Olhares e Trilhas. Uberlândia: EDUFU, 2003. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/viewFile/164/162

              Avaliação

              Tendo como princípio que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento, o professor poderá avaliar os alunos por meio das atividades de compreensão, interpretação e debate das idéias centrais do tema da aula, a partir dos recursos utilizados: charge, texto e vídeo. Também poderá avaliar os alunos a partir das conclusões registradas no caderno e da produção de texto contendo a sistematização das idéias centrais discutidas na aula.

              Tags: abolição da escravidãocrimes da escravidãoesquecer jamaisHistória do Brasillei 10.639/03plano de aula
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              • "Hamilton Bernardes Cardoso (1953 – 1999) foi aquele que em meio aos processos de redemocratização brasileira da década de 1970 e dos movimentos políticos negros que fizeram parte a esse momento histórico da nossa sociedade, encarnou a figura do intelectual revolucionário orgânico, que originário das forças temporais que circulam pelas eras torna-se a representação viva de uma geração" Leia o Guest Post de Christian Ribeiro em www.geledes.org.br
              • Na coluna desta semana, Marina Vieira de Carvalho investiga a trajetória da poeta Gilka da Costa Machado e a luta pelo reconhecimento da produção intelectual das mulheres negras no pós-abolição. A despeito da qualidade de suas letras, Gilka não escapou ao silenciamento imposto pela sociedade patriarcal brasileira. Esse silenciamento, observado na trajetória de Gilka, é presente, ainda hoje, no desafio enfrentado pelas intelectuais negras contemporâneas. Mas o texto (re) apresenta Gilka da Costa Machado e a potência de sua obra feminista ao público. Confira um trecho do artigo"Musas Negras: raça, gênero e classe na vida de Gilka da Costa Machado":"Imagine o escândalo que foi (e ainda é para muitas pessoas) a visibilidade de uma mulher cujos poemas não eram considerados"femininos" - como as"flores", o"lar", o"recato" - e sim de letras deliberadamente eróticas. E se essa escritora, além disso tudo, fosse afro-brasileira e periférica? Aí começamos a entender os significados dos medos e esperanças que atravessam a revolução chamada Gilka da Costa Machado". Acesse o texto e o vídeo completos no Portal Geledés e no Acervo Cultne. https://youtu.be/GAwq2GaugGY A Coluna Nossas Histórias é uma parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs, o Geledés e o Acervo Cultne. #Raça #Genero #Classe #GilkadaCostaMachado #EscritorasNegras #HistoriadorasNegras #NossasHistórias
              • O Itaú Cultural lança, em seu site www.itaucultural.org.br, a publicação Ocupação Itaú Cultural 50 – uma celebração, que comemora a marca de 50 exposições, alcançada em dezembro de 2020, desta série realizada pela organização desde 2009. Saiba mais em www.geledes.org.br
              • A designer Taís Nascimento faz uma análise de sobre a importância de mulheres negras ocuparem o mercado tecnologico Confira um trecho:"A imagem da mulher negra não está associada à imagem do sucesso profissional, das profissões mais bem remuneradas e ainda mais longe está das ciências e da tecnologia. Dito isto, entendo que antes de pensar nós mulheres negras enquanto trabalhadoras da tecnologia é importante refletir sobre nós mulheres negras na sociedade..." Leia o artigo completo em: www.geledes.org.br A seção Coletiva Negras que Movem (@negrasquemovem), traz artigos de integrantes do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, do Fundo Baobá (@fundobaoba).
              • "Sou a mais velha de três irmãos, fomos criados todos numa casa de madeira muito simples, onde o chão era encerado com pasta de cera, cujo cheiro lembro até hoje." Leia o Guest Post de Rosemeri da Silva Madrid em www.geledes.org.br
              • Conheça a parceria para auxiliar mulheres negras. Os cursos são para quem quer se desenvolver profissionalmente, e àquelas que estão desempregadas e precisam se reinventar. Acesse www.geledes.org.br para saber mais
              • "A Poesia Slam de autoria negra refere-se à busca por tudo que foi apagado ou minimizado pela escravidão. No slam, o apelo da alma desafiada pelas violências sociais é ouvido, mais do que isso, é aprendido e refletido por variadas pessoas." Leia o Guest Post de Natali Chaves Mota em www.geledes.org.br
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              Geledés Instituto da Mulher Negra

              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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