Por favor, ‘fair play’ , por Flávia Oliveira

por Flávia Oliveira

Foto: Marta Azevedo

Vexame consumado, é dever dos brasileiros sermos gentis com nossos hóspedes. Jogadores, equipes técnicas e torcedores da Alemanha, da Argentina e da Holanda estão no país para um torneio que não chegou ao fim. Perdemos o jogo, a chance do hexacampeonato e um tanto de dignidade. Mas a festa não acabou. Os cinco derradeiros dias da Copa 2014 dirão muito sobre nossa civilidade e capacidade de superação na derrota em campo. É hora de fair play, por favor. A descoberta pelo mundo da hospitalidade e da alegria brasileiras já é um legado do Mundial 2014. São dois ativos intangíveis da população local. Com investimentos corretos, podem render trabalho, salário, desenvolvimento, a agenda que esperamos. Será prova de maturidade manter o temperamento cordial com o sonho do título de futebol enterrado até 2018, pelo menos.

Virar o jogo foi a hashtag que o Pnud, agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento, escolheu para comparar indicadores socioeconômicos dos países que disputaram a Copa 2014. A cada partida, quem acompanha a entidade no Twitter foi brindado com pílulas de reflexão sobre a qualidade de vida nas diferentes nações do topo do mundo da bola. Ontem, no início do atropelo (não houve confronto) do Brasil pela Alemanha, a frase informava que, entre 1980 e 2012, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) germânico saiu de 0,780 para 0,920.

Para os não iniciados do mundo dos indicadores sociais, o IDH é o resultado de uma equação que mistura dados de renda, escolaridade e esperança de vida. Foi criado nos anos 1990 para ser um termômetro de comparação entre países mais eficiente que o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que reduzia tudo à capacidade de geração de riqueza das nações. O resultado varia de zero a um. Quanto mais perto de um, maior é o nível de desenvolvimento social.

Em duas décadas, a Alemanha saiu de um patamar satisfatório para um nível de excelência, na classificação do Pnud. Chegou ao século XXI como quinto maior IDH numa lista de 186 países. Lá, a esperança de vida passa de 80 anos; a escolaridade média é de 12,6 anos; a renda per capita beira US$ 35 mil em paridade do poder de compra, critério que torna todas as unidade monetárias comparáveis.

O Brasil, nas mesmas duas décadas, saiu de 0,522 para 0,730 no ranking do IDH. Tinha médio desenvolvimento humano, passou a satisfatório. Entrou no novo século num nível social inferior ao da Alemanha nos anos 1980. Aqui, a esperança de vida não chegava a 74 anos em 2012; a escolaridade média beirava sete anos (significa ensino fundamental incompleto); a renda em PPP, US$ 10 mil.

A Alemanha é a maior economia da Europa; o Brasil, líder na América do Sul. Ambos estão no grupo dos dez países mais ricos do mundo. No entanto, alemães são quintos em desenvolvimento humano; brasileiros ocupam a 85ª posição. A reflexão não é nova, mas continua oportuna. Em algum momento da História, o Brasil abriu mão de transformar em qualidade de vida sua admirável capacidade de produzir riqueza.

É essa a goleada a ser revertida. Não veio a sexta estrela na camisa canarinho, mas o Brasil tem outro tanto de estrelinhas a conquistar no campeonato das grandes nações. O futebol ensina que torcer é perder. Na Copa, 31 seleções perdem; um ganha. Outra lição é o recomeço. De cabeça erguida e com fair play, por favor.

 

O Globo

+ sobre o tema

22/09 – Tracking Vox Populi/Band/iG: Serra e Dilma caem 1 ponto

Petista tem 51% e tucano, 24%; Marina avança um...

“Somos índios, resistimos há 500 anos. Fico preocupado é se os brancos vão resistir”

Há 30 anos, em plena Assembleia Constituinte, pintou o...

Você é daqueles que acham que criticar a polícia é defender bandido?

O pensamento binário é fascinante. Para algumas pessoas, a...

Terras indígenas: ‘O filé do mercado de carbono mundial’

São os territórios indígenas da América Latina "que...

para lembrar

102 municípios estão em estado de alerta devido à dengue, diz Temporão

Fonte: UOL Notícias - O combate à dengue continua...

Veto Já! Contra o golpe em nossos corpos e direitos

Contra o retrocesso, o racismo, a violência e Pelo...

Estreia de filme sobre Marighella no Brasil é cancelada

O longa, que chegaria aos cinemas em 20 de...

Salve o almirante negro

Coube à escola de samba carioca Paraíso do Tuiuti no carnaval 2024 a mais recente homenagem a João Cândido Felisberto. Num ato adicional de...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=